PT Login
PT

O que eles pensam sobre o vestido de noiva: nós fomos saber!

Pensar no vestido de noiva, entusiasma qualquer noiva! Pensar no vestido de noiva faz-nos lacrimejar, sonhar acordadas… Ouvimos a música que escolhemos para a nossa entrada triunfal e vemo-nos assim: deslumbrantes!

Pensar no vestido de noiva… Faz-nos imaginar aquele momento em que o veremos no altar à nossa espera… Calma… No altar à nossa espera?.. Antes disso! O vestido de noiva faz com que façamos a mesma pergunta interiormente, vezes sem conta ou sem conta, peso e medida: será que ele vai gostar?

Porque o meu coração é teu…

Essa é a pergunta-chave e que muitas vezes, nos leva a sugar a energia do pobre coitado, consumindo-o com catálogos, enterrando-o (quase) em dezenas de imagens, enquanto repetimos: é giro não é? Claro que todos eles, foram meticulosamente analisados, ao detalhe e à lupa, e de alguma forma, são similares aquele vestido que escolhemos, só que eles só perceberão isso lá pelo centésimo que lhes mostrarmos.

Pois bem, hoje, desfaço desde já um mito: há homens e noivos curiosos, e há homens e noivos não curiosos. É, pode parecer do outro Mundo. Quase uma coisa do Demónio!.. Não é. E não se sintam tristes se eles não manifestarem qualquer curiosidade. Para esses, é só um vestido!.. (Não que apreciassem que fossem de calças de ganga, enquanto os obrigam a usar aquele laço tão catita – dizem vocês – que lhe ofereceram – mas antes, apreciarão qualquer que seja o eleito!..)

Melhor que eu a desfazer mitos, só noivos a desfazer dúvidas! Achei que era a altura de saber o que pensam eles sobre o vestido de noiva! Três noivos, três declarações de amor! Não acreditam? Então leiam…

Igor: 

Quando pensámos em casar, o vestido de noiva foi, sem dúvida, um dos elementos mais importantes para a Dulce. Falava-se de vestidos de noiva e os olhos dela brilhavam de entusiasmo, a voz alegrava-se e o sorriso desenhava-se.

Foram momentos muito vividos, especialmente por ela, claro. Eu fui acompanhando a construção, mas nunca soube ao certo como seria o vestido (nem nunca fui a nenhuma prova com ela, pois dizem que dá azar!). Sabia apenas mais ou menos que modelo ela iria escolher e um ou outro pormenor que, talvez, sem muitas certezas, fosse incluído. Aliás, ela sempre soube como queria que fosse o seu vestido e como se imaginava vestida de noiva, imagem essa que, depois da sua pesquisa sobre estilos, modelos e pormenores, foi afinando e aperfeiçoando. Confesso que sentia bastante curiosidade em relação ao vestido (e, claro, à sensação que teria ao vê-la vestida de noiva), até porque ela foi deixando transparecer alguma coisa, mas sem nunca me revelar, de facto, e de forma clara, como seria. Ao longo da pesquisa, foi-me mostrando fotografias de vários modelos e de vários detalhes, sobre os quais eu dava a minha opinião. Geralmente, eu gostava do que ia vendo e confiava no bom gosto dela.

O Igor e a Dulce. Foto: My Frame - Fotografia CriativaSolicite informação sobre “O Igor e a Dulce. Foto: My Frame - Fotografia Criativa”
O Igor e a Dulce. Foto: My Frame – Fotografia Criativa

No momento em que a Dulce caminhava para o altar, sentia um misto de nervosismo, ansiedade e felicidade. Como manda a tradição, acho eu, e porque também queria que me causasse um grande impacto, aguentei-me, sem olhar para trás, até ao momento em que ela chega ao meu lado e toca no meu braço. A sensação é do outro mundo: é um culminar de meses de imaginação e senti que a noiva estava ainda mais bonita do que alguma vez tinha sonhado. Apesar de cliché, foi mesmo isso que senti. A Dulce estava simplesmente deslumbrante e eu tinha ao meu lado uma autêntica princesa dos contos de fadas. Dei-lhe um beijinho na testa, segredei-lhe “estás linda!” e, nesse momento, tive a imagem completa do vestido. Vi que todos aqueles pequenos detalhes que lhe alegravam o olhar ao longo de todos aqueles meses e que ela tinha preparado com tanto gosto e amor estavam magnificamente trabalhados e encaixavam no seu todo na perfeição.

Todo o vestido era simplesmente a cara dela e isso via-se no seu olhar. Era o vestido dela. Aliás, e para realçar o facto de ter sido feito à sua imagem, só para ela, tivemos a oportunidade de assistir a um desfile em que o vestido dela foi para a passerelle. Apesar de continuar belo e perfeito, senti que não era a mesma coisa, o vestido já não parecia o mesmo noutra mulher. Na Dulce, cintilava, era dela!

Penso que o vestido é muito importante para criar o ambiente do próprio casamento, já que praticamente tudo gira em torno da noiva e toda a gente quer ver a noiva e o vestido. Por isso, penso que se a noiva estiver certa de que o vestido lhe fica bem, é adequado à sua personalidade e corpo, e está em harmonia com o resto da cerimónia e da festa, não terá motivos com que se preocupar. A noiva vai, acima de tudo, sentir-se bem, isso vai transparecer, e o noivo de certeza que vai adorar.

Detalhes de uma noiva de sonho - a Dulce. Foto: My Frame - Fotografia CriativaSolicite informação sobre “Detalhes de uma noiva de sonho - a Dulce. Foto: My Frame - Fotografia Criativa”
Detalhes de uma noiva de sonho – a Dulce. Foto: My Frame – Fotografia Criativa

Cristiano:

Conhecendo a Andreia como conheço já esperava um vestido elegante, simples mas sempre com um toque extravagante, tal e qual como ela.

O Cristiano e a Andreia. Foto: Momento CativoSolicite informação sobre “O Cristiano e a Andreia. Foto: Momento Cativo”
O Cristiano e a Andreia. Foto: Momento Cativo

Nunca tive muita curiosidade em relação ao vestido porque sabia que a Andreia ia ficar linda de qualquer forma. (Já vai ficar convencida! – riso)

Quando a vi em direcção ao altar estava radiante, e como lhe disse no final do casamento se demorasse mais 2 segundos a chegar ao altar tinha caído uma lágrima. – gargalhada

Há detalhes que ficam no nosso coração para sempre... A Andreia que o diga! Foto: Momento CativoSolicite informação sobre “Há detalhes que ficam no nosso coração para sempre... A Andreia que o diga! Foto: Momento Cativo”
Há detalhes que ficam no nosso coração para sempre… A Andreia que o diga! Foto: Momento Cativo

O terceiro noivo… É um noivo muito especial!.. Nunca me tinha colocado na posição de lhe perguntar o que achava ele do meu vestido de noiva – nem nunca ele imaginou que ao responder, seria a mim e para todas vocês. Às perguntas, o meu noivo, agora marido, respondeu assim…

Carlos:

Sinceramente não tinha qualquer expectativa de como seria o vestido de noiva pois nunca perdi muito tempo a imaginar como seria. Não tinha muita curiosidade nem preferência de modelo. Embora a Sofia solicitasse opiniões sobre os gostos que eu teria, com recurso a formas ilustradas ou a desfiles, não criei grande curiosidade. Muito embora demonstrasse, que gostava mais ou menos de certos detalhes sempre entendi que ela se devia sentir bem com a escolha dela, e que se assim fosse eu iria gostar de certeza. Seria um dia especial para ambos e assim sendo só seria especial se o vestido respeitasse o seu gosto.

No instante em que ela se aproximou de mim, no altar, posso dizer que senti talvez, algum alívio. Penso que seja pelo fim de todo o stress vivido durante as últimas semanas que antecederam aquele momento. É a felicidade de estar a viver algo tão esperado por ambos. O que mais me chamou à atenção foi o rosto. Estava linda, como sempre. Posso dizer que a noiva superou todas as expectativas, na medida em que conseguiu manter a sua autenticidade, e por toda a envolvência, fez realçar ainda mais a sua beleza aos meus olhos.

Claro que o vestido de noiva não passa despercebido, é um detalhe importante para qualquer noiva e no casamento; neste caso o vestido só a veio tornar ainda mais bela. A escolha do vestido para um dia tão marcante é sempre difícil de gerir e a insegurança acaba sempre por aparecer. É uma coisa normal, mas se a preferência por um vestido passa exclusivamente, ou pelo menos deveria passar, pela noiva, porque haveria ele de não gostar? Essa escolha irá sempre ao encontro do que ele espera dela e tudo será perfeito.

E o melhor de mim és tu…

E agora, minhas noivas, e agora, quais de vocês estão aí desse lado, em hercúleo esforço, a repetir mentalmente “não vou chorar, não vou chorar, não vou chorar”?

É só um vestido!.. É o vestido de uma vida, admito-o… Mas para eles, vocês são mais, muito mais que um “mero” vestido!..

Falar de vestidos de noiva é claro, um convite a espreitar mais meia dúzia de modelos, mais alguns catálogos, mais algumas revistas… Deixo-vos uma sugestão:

Vestido de noiva Finlândia - Penhalta 2015Solicite informação sobre “Vestido de noiva Finlândia - Penhalta 2015”
Vestido de noiva Finlândia – Penhalta 2015

O que dizem da colecção 2015 da Penhalta? Este é só um dos modelos disponíveis mas podem ver todos os outros, aqui.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação