PT Login
PT

O valor de uma carta de amor: diga tudo o que lhe vai na alma por escrito!

Já não estamos na época dos trovadores. Os príncipes encantados e os camponeses atormentados, todos bem versados na arte da escrita romântica, ficaram lá atrás, na Idade Média, quem sabe agarrados a uma trepadeira por baixo da janela de uma das suas belas donzelas. No entanto, e embora o século XXI seja mais tecnológico do que “papeleiro”, na Zankyou incentivamos a dizer o que sente através da mensagem escrita, sobretudo se pertencer ao grupo dos que têm pânico em manifestar os seus sentimentos em geral. Não precisa de cair em frases rebuscadas e discursos que remetem a nuvens de açúcar e unicórnios cor-de-rosa, mas tire essa máscara e recupere o espírito sedutor de outrora, utilizando a essência do mundo actual.

Foto vía Shutterstock: Agnes Kantaruk

Escreva e transmita o que lhe vai na alma

A escrita ajuda-nos muitas vezes a expressar de forma mais clara os sentimentos que palpitam no nosso interior. Sem falar que muito provavelmente quando está em frente ao seu namorado(a), irmão/ã, mãe ou pai, amigo ou amiga se sente muito mais nervoso(a) e inseguro(a), de tal forma que toda a eloquência que possa possuir logo se dissipa sem que lhe dê alguma hipótese. Por isso, a solução será escrever o que pensa, seja qual for o assunto.

No que diz respeito à relação entre casal, naturalmente queremos escrever coisas bonitas, salientando os aspectos positivos. No entanto, nem sempre é mau abordar certos comportamentos ou questões mais turbulentas, porque a verdade é que você gosta da pessoa tal como ela é, não é verdade? Assim, não será necessariamente negativo lançar “indirectas” com muito carinho. Exemplo? “Sabes que adoro as pequenas coisas. Até pode ser que me chateie todos os dias porque inundas a casa de banho enquanto lavas os dentes, mas – e por mais que me custe reconhecer – fico louca quando te oiço cantarolar o último sucesso da Beyoncé enquanto o fazes”. Perspicaz, não lhe parece?

Cor PúrpuraSolicite informação sobre “Cor Púrpura”
Cor Púrpura

Não seja demasiado exuberante nas palavras

Se quer ser meloso(a) nas palavras, tudo bem, mas tente controlar o nível de açúcar que verte sobre elas. O excesso nunca ajuda em nada, por isso se não quer provocar uma crise de diabetes no seu destinatário, o melhor será mostrar os seus sentimentos com moderação. Há muitas formas de despoletar as emoções mais profundas sem falar do sol e da impossibilidade dele brilhar quando ele(a) não está por perto… O que lhe parece este exemplo: “acordar ao teu lado enche-me de energia, dá-me vida e faz-me sentir que cada dia pode ser uma aventura”. Subentende-se o tom meloso, mas controlado com palavras e expressões menos dramáticas e mais positivas.

QFILMSolicite informação sobre “QFILM”
QFILM

Seja você mesmo/mesma

Para escrever uma boa carta de amor não é necessário ser um Pablo Neruda. Ele dedicava-se e esta arte e a si ninguém lhe vai pagar nada por isso. Assim, seja você mesmo(a) e expresse todo o que tenha guardado aí, dentro de si. De certeza de que é muito mais do que pensa! Como? Não precisa de ser rebuscado(a), nem demasiado romântico; basta ser sincero(a) e agradável. Se acha que deve utilizar alguma palavra mais cara, força, é livre de se manifestar como quiser, mas o importante não será escrever ou confessar-se como se não houvesse amanhã, mas reflectir uma boa dose de personalidade no papel. Seguramente isso será o que o seu destinatário irá valorizar mais!

Estudio José Luis FotografoSolicite informação sobre “Estudio José Luis Fotografo”
Estudio José Luis Fotografo

O suporte não importa

Quando falamos em “cartas”, não pensamos exclusivamente num bloco de folhas, envelope, selo e correio (ou pombo correio!). Qualquer suporte onde possa escrever é viável, desde um post-it até um espelho de casa de banho. Este último, aliás, é um magnífico meio para transmitir mensagens positivas de manhã à sua cara-metade. Algo como “Hoje aproveita o dia, porque tu podes” ou um pouco de ânimo antes daquela reunião importante nunca irá cair mal. E não custa nada! Também pode deixar uma nota junto à cama se sair de casa mais cedo de casa: “Estás linda enquanto dormes”.

No entanto, se já não aguenta mais reprimir todo esse sentimento que está prestes a explodir no seu coração e precisa mesmo de redigir uma enorme redacção com todas as suas inquietudes, independentemente de quem seja o destinatário –e  se quiser impressionar – poderá obviamente escolher o método tradicional do envelope com selo Para escrever, use lápis, caneta ou… máquina de escrever! Se ainda tiver acesso a alguma, esta opção encantadora e muito vintage nunca falha para chegar ao mais profundo do ser daquele que será o seu destinatário ou destinatária. Coloque a carta no correio e espere… quer seja uma resposta ou a ausência dela… Para seu bem, esperemos que seja a primeira!

João de Medeiros & Pamela LeiteSolicite informação sobre “João de Medeiros & Pamela Leite”
João de Medeiros

O amor não é apenas um assunto de casal

Apesar de nos centrarmos principalmente nas cartas entre casais, estes escritos íntimos podem ter como alvo qualquer pessoa que seja importante para si. Utilize a palavra escrita para felicitar o seu irmão por ter marcado 50 pontos no último jogo de basquete e aproveite para lhe dizer o quão incrível ele é como pessoa; escreva aos seus pais sobre o quão orgulhoso(a) está deles pela sua luta diária; conte a um amigo que a sua vida seria um desastre se ele não tivesse aparecido naquele verão, quando se conheceram numa festa na praia; ou – sim – agradeça ao seu namorado ou namorada pelo empenho que teve em dar uma volta à sua vida, que era uma monotonia interminável até então.

Helder Couto PhotoSolicite informação sobre “Helder Couto Photo”
Helder Couto Photo

O amor, em qualquer uma das suas expressões, é um conceito que brilha mais através de uma carta sincera e pessoal. Esqueça o WhatsApp, o Skype ou o Instagram para assuntos tão sérios como este. Pegue num papel e numa caneta e comece a sua exposição. Um email também é válido em certas circunstâncias, mas uma carta tem um toque mais sofisticado, interessante e autêntico. Não duvide!

Foto via Shutterstock: cartas vintage.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação