PT Login
PT

Todos os passos para organizar um casamento em 12 meses

Este será talvez o prazo ideal para preparar um casamento. São 12 meses para pensar, com calma, em todos os pormenores, pesquisar e fazer as escolhas acertadas. Ainda que um ano lhe possa parecer muito tempo, a verdade é que os dias voam. Por isso, o melhor é mesmo organizar todas as etapas até ao dia D. O Zankyou dá-lhe uma ajudinha e relembra-lhe os passos essenciais para ter um casamento perfeito.  

Organize bem o seu tempo

No 1º trimestre:
- Estipule a data do casamento e comece a tratar da papelada. O primeiro passo é ir à Conservatória do Registo Civil e dar início ao processo do casamento. Também o pode fazer através da Internet. Veja aqui como.

Se o seu casamento for civil, segue-se a requisição de um conservador para o dia e o local que escolheu. Para um casamento católico, terá que aguardar pela emissão do certificado do casamento e só depois poderão falar com o pároco da igreja onde pretende casar.

– Estando despachada a parte dos papéis, está na hora de falar de dinheiro. Já sabe quanto pode gastar? Já fez a divisão das despesas? Se respondeu não, está na hora de se sentar com a calculadora à frente. Vestido de noiva, fato do noivo, decoração da igreja, aluguer de espaço, catering, convites, brindes, etc, etc, etc. Faça bem as contas para não ter surpresas desagradáveis.

Não fuja ao orçamento!

No 2º trimestre:
– A lista dos convidados. Agora que já tem os números do orçamento na mão, tem que escolher se vai ter um casamento com muitos convidados ou se, pelo contrário, vai ter que cortar na lista. E os padrinhos, já escolheu? Olhe os convites!

– Que tipo de casamento vai ter? Uma festa temática? Marcada por uma cor em particular? Ao ar livre, na praia? Quando se fala de decoração há muito para resolver – as mesas, as flores, a igreja, ementas, os brindes. Claro que também tem muito a ver com o local onde vai casar e que, por esta altura, também já convém ter escolhido e reservado. Até pode ser que tenha a sorte de seleccionar um sítio onde lhe dêem uma ajuda mas, pelo sim, pelo não, vá organizando tudo de acordo com o seu gosto e desejo e peça ajuda a uma empresa especializada.  Aproveite o embalo e veja a questão do fotógrafo. Quer apenas fotografias ou também pretende que filmem o casamento?

Fotos Solicite informação sobre “Fotos ”
Vestido, ementa, fotógrafo... há muito para tratar!

– A esta hora já deve estar ansiosa… e o vestido? Pronto, vá lá tratar disso. Veja muitos modelos, dentro daquilo que procura, para fazer a escolha acertada. Consulte as colecções de 2011 que lhe temos mostrado ao longo dos meses.

No 3º trimestre:
- Falemos de comida. Para além do bolo, tem que fazer a ementa do casamento. O que vai servir antes do almoço ou do jantar, qual vai ser o prato principal, que vinhos acompanham, o que vai ser a ceia…

Provas do vestido. Já o escolheu portanto agora convém ver se o modelo se adequa ao seu corpo. É provável que seja necessário efectuar emendas e alterações. E não se esqueça dos acessórios!

Guarde a lua-de-mel, as alianças e a música para o fim

– Como é que vai animar o seu casamento? Um DJ? Uma banda? Se sim, de que estilo? E música para a cerimónia já escolheu? Não se esqueça dos miúdos. Se os quiser entreter tem que arranjar soluções.

Último trimestre:
A apenas 3 meses do casamento, o que lhe falta tratar? Bom, para já trate de enviar os convites. Três meses de antecedência é o mínimo de tempo para que os convidados se possam organizar. Depois, as alianças, seguindo-se as provas finais do vestido.

Confirme todos os outros pormenores. Fale com as empresas que contratou e tenha a certeza que está tudo ok. Last but not least, a lua-de-mel. Agora que já tem tudo tratado, sonhe com a sua viagem de núpcias. Bem o merece!

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Comentários (4)

lias15
13 de September de 2011

Como fazer o baptizado pelo religioso e o casamento pelo civil num só dia?

Responder
Mariana
14 de September de 2011

Olá,

veja aqui as nossas sugestões!

http://www.zankyou.com/pt/magazine/p/casamento-e-baptizado-num-so-dia

felicidadades,

A Equipa do Zankyou

Angela
6 de August de 2016

Boa tarde.Estes passos todos,devem ser seguidos tambem para quem casa pela 2 vez,mas no civil?
Obrigado.

Responder
Telma Antunes
9 de August de 2016

Olá Ângela!
Para obter mais informações aconselhamos a contactar as instituições responsáveis.
Com os meus melhores cumprimentos,

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação