Origami: papel carregado de amor

Origami: papel carregado de amor. À conversa com Rita Vaz.

A Rita Vaz dobra papel com mestria, e hoje estamos à conversa com ela. O seu trabalho em origami conta com detalhes muito especiais que conferem um ar único aos seus artigos. Um dos noivos é alérgico a flores? Não há problema, aqui fazem-se rosas de raiz, com todas as cores e padrões que conseguir imaginar. E os detalhes não se ficam pelas flores!

Acompanhem esta arte e conheçam o leque de soluções disponíveis.

Guardar

1 - Como ocorreu a ideia de se dedicar ao origami?

Sempre gostei da técnica de Origami e principalmente do material com que se trabalha, o papel, e como designer de formação sempre explorei bastante este material! Mas um dia uma amiga desafiou-me a pensar no Origami um pouco mais a sério e foi aí que descobri como esta arte é fascinante e como origina um universo ilimitado de possibilidades.

2 - Quando começou a fazer origami para o universo nupcial?

há muitos anos que trabalho para o universo nupcial na área do design com a criação de convites e de todas as peças gráficas que dão suporte a um casamento, no entanto nos últimos anos é que comecei a explorar mais o Origami aliado a este universo aplicando a técnica em convites, nos ramos de noiva, entre outras peças.

Guardar
Guardar

3 - Que tipo de noiva a procura?

Normalmente são noivas que pretendem um trabalho personalizado e acima de tudo que procuram um trabalho diferente e original.

Guardar

4 - Normalmente, os noivos que a solicitam têm com uma ideia precisa do que pretendem? Ou a Rita ajuda-os no processo de conceber e desenvolver a mesma?

Tenho as duas situações! Tenho clientes que já sabem exactamente o que querem e que me trazem imagens daquilo que pretendem. Tenho outros que precisam de ajuda e que gostam de trocar ideias; e ainda tenho outros que deixam a criação da imagem do evento completamente ao meu critério!

5 - Que artigos faz e quais as suas aplicações?

Os meus artigos podem acompanhar a história dos noivos desde o início! Pode começar, por exemplo, com a criação dos convites, passando pelo ramo da noiva ou pelas flores para a lapela do noivo, decoração das mesas ou do bolo dos noivos, até às lembranças para os convidados. No fundo o meu trabalho é criar toda a imagem do evento.

Guardar
Guardar
Guardar
Guardar

6 - Quais os mais bem recebidos pelas noivas?

Os artigos que neste momento têm mais sucesso são sem dúvida os buquês de flores de papel!

Guardar
Guardar

7 - Como se processa a escolha de esquema de cores/padrões do papel?

Tudo começa com os noivos a contarem-me um pouco da sua história e preferências. Depois, ou os noivos já têm uma ideia concreta do que querem ou então eu faço uma sugestão de cores/padrões que vá ao encontro dos seus desejos.

Guardar
Guardar

8 - Quais os esquemas de cores mais utilizados? Há alguma cor/padrão a evitar?

O branco é definitivamente a cor mais escolhida, principalmente para os buquês de flores. No entanto todas as cores são possíveis de serem utilizadas!

Guardar
Guardar

9 - Houve clientes que substituíram completamente as flores reais por flores de papel? Em que casos é que isso acontece?

Ainda não me aconteceu um cliente substituir totalmente as flores reais por flores de papel. Normalmente na decoração das mesas optam pelas flores verdadeiras. No entanto há cada vez mais noivos interessados em fazer essa mudança e já tive vários pedidos de orçamento nesse sentido.

No ramo da noiva é onde as pessoas mais fazem essa substituição para assim poderem eternizar aquela peça, porque o papel é um material relativamente resistente ao tempo se for guardado com os respectivos cuidados.

Guardar

10 - Lembra-se do trabalho mais completo que realizou para um casamento?

O trabalho mais completo que fiz foi para um casamento em que estive envolvida em todo o processo logo desde o início! Começou com a criação de um logotipo para os noivos que depois foi utilizado em todas as peças como por exemplo nos convites, no site, na lembranças, entre outras. Foi criada uma imagem coordenada de todo o evento!

11 - Quando fornece artigos decorativos, a Rita desloca-se ao local para efectuar a montagem?

Sim, desloco-me ao local do evento quando existe necessidade de efectuar a montagem de uma peça mais complexa, como no caso de algumas decorações de mesa.

Guardar

12 - A Rita trabalha em parceria com outros profissionais ligados ao mundo nupcial?

Neste momento trabalho sozinha, mas tenho algumas propostas de parceria em estudo.

13 - Sente que o seu trabalho é reconhecido no mundo nupcial?

Aos poucos o meu trabalho vai sendo reconhecido no mundo nupcial. Cada vez há mais noivos abertos a novas ideias e à utilização de diferentes materiais na concepção das peças e de todo o evento.

Guardar
Guardar
Guardar
14 - Qual o artigo que mais gostou de fazer? Há algum que a tenha marcado?

Não tenho nenhum artigo de eleição porque cada evento é único e todos me dão enorme prazer realizar! É muito reconfortante ver o sorriso dos noivos quando veem o trabalho terminado. Para mim essa é a maior recompensa!

Obrigada Rita, pela conversa e por esta contribuição tão original para o mundo das noivas!

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.