PT Login
PT

Os 10 erros a evitar numa relação

“Não, nós não podemos continuar assim”. Se dizem – ou ouvem – esta frase umas boas dezenas de vezes ao vosso mais-que-tudo, isso significa que alguma coisa não está bem. A relação não vai certamente de vento em popa e a cada dia que passa, de certeza que maus hábitos fizeram com que a vossa união simplesmente… Murchasse!.. Para isso, damo-vos vários conselhos: evitem os 10 erros que minam qualquer relacionamento!..

1. Não partilhar tempo de qualidade: se existe algo essencial para fazer uma relação funcionar é o tempo que passam juntos. Dedicar parte da vossa vida a amigos e família é algo totalmente normal, mas não devem descuidar o vosso par. É importante que encontrem o equilíbrio perfeito. Além do mais, e ao contrário do que muitos casais pensam, verem televisão juntos, por exemplo, não significa que estejam de facto a passar tempo um com o outro e a aproveitar o tempo um com o outro. A interacção conjugal é importante na dinâmica do amor.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Efeito Espontâneo

2. Deixar que o encanto esmoreça: à medida que a relação caminha no tempo, os elogios esmorecem até serem praticamente inexistentes. É certo que o relacionamento cresceu, cada um conhece o melhor e o pior do outro e estão mais que seguros do futuro e do trilho que terão para percorrer em conjunto, mas isto não implica que não tenham de recordar certas coisas um ao outro – como aquela cor lhe fica bem, ou como são bonitos os seus olhos verdes – pequenos mimos que ajudam o dia a passar mais facilmente e claro, com um sorriso de orelha a orelha. O contrário só causará danos – mesmo que pequenos – no coração do par e fará com que a rotina se torne numa triste companheira de ambos.

3. Não saber escutar: a comunicação é vital numa relação feliz. Mas entendam que comunicar não é só falar. É também escutar passivamente. É algo imprescindível e fundamental. No entanto, o vosso par, diversas vezes precisa da vossa opinião, logo escutar passivamente não é assentir, assentir, assentir! Concentrem-se no momento e dediquem ao vosso par esse tempo por inteiro. Uma comunicação escassa ou deficiente gera conflitos difíceis de resolver e ultrapassar.

Paulo Castro PhotographySolicite informação sobre “Paulo Castro Photography”
Foto: Paulo Castro Photography

4. Não fazer da relação uma prioridade: os amigos, a família, o trabalho… Os filhos!.. Podem sim, afectar uma relação e fazer com que ela se torne descuidada, vazia. Quanto mais abaixo se encontrar o vosso par na vossa escala de prioridades, mais sofrerá a vossa relação. Extremos também não são bons – nem tanto ao mar nem tanto à terra – por isso também não se devem descuidar de vocês mesmos. O ideal é encontrar um equilíbrio que faça o par sentir-se importante encontrando ao mesmo tempo também, a vossa própria importância.

Um Dia de Sonho PhotographySolicite informação sobre “Um Dia de Sonho Photography”
Um Dia de Sonho Photography

5. As queixas permanentes: as críticas construtivas são sempre bem-vindas – não só num relacionamento amoroso, mas também em todos os tipos de relacionamentos. Mas, cuidado!.. Podem facilmente ultrapassar a “linha”, e passarem de uma crítica construtiva para uma crítica maldosa constante. Isso é algo que desgasta de forma assombrosa qualquer relação, ao invés de a fazer crescer e evoluir de forma saudável e forte.

6. Tentar moldar o outro à nossa imagem e semelhança: o par não tem de ser ou fazer o que pretendem! Existem sempre determinadas características no outro que só nos cabe aceitar sem tentar moldar à nossa maneira. Concentrem-se em tornar os vossos comportamento e temperamento melhores, e isso será um incentivo bem mais atractivo que a força da teimosia, e poderá ser que o vosso mais-que-tudo, mude por si e se torne aos vossos olhos, melhor ainda.

Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Momento Cativo

7. Evitar os problemas e as discussões: discutir, discutir e discutir. É algo que fazem com regularidade? A solução é diálogo. Muitos casais cometem o grave erro de fingir que estão de acordo em determinada questão quando na verdade, não estão. Não falando sobre os problemas, evitam-se então as temidas discussões. Esta atitude não é boa para o vosso relacionamento, na medida em que, com o passar do tempo, isto fará com que o ressentimento cresça em vós a olhos vistos, e sem controlo. O melhor que podem fazer é de facto, conversar. Enfrentar os vossos problemas e as vossas diferenças com maturidade e partilhar os vossos sentimentos com o outro sem reservas.

8. Promessas, promessas: a base de qualquer relação é a confiança, por isso, prometam sim. Prometam o que puderem cumprir. Sejam realistas e prudentes. A mentira amarrota a entrega. Amarrota o amor.

CharismaSolicite informação sobre “Charisma”
Charisma

9. Colocar à prova a lealdade do par: Seguramente já vos passou pela cabeça certo? Não ponham à prova o amor do outro! A fidelidade do outro, a lealdade do outro… Afectará a vossa confiança, a confiança da pessoa que está ao vosso lado e não resolverá qualquer problema.

My Frame - Fotografia CriativaSolicite informação sobre “My Frame - Fotografia Criativa”
My Frame – Fotografia Criativa

10. Escândalos em público: uma “cena” em público, uma discussão no seio do vosso grupo de amigos… É algo que definitivamente devem evitar! Os problemas do casal são para resolverem dessa forma: enquanto casal!.. Os espectadores, os possíveis comentários deles, só farão com que a discussão não chegue a bom porto.

Acabem com este tipo de comportamentos!.. Evitem este tipo de comportamentos!.. E acreditem que a vossa relação, com o vosso par, melhorará com a aplicação destes conselhos!

Lounge FotografiaSolicite informação sobre “Lounge Fotografia”
Lounge Fotografia

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação