Os 8 assuntos importantes que DEVE conversar com o seu noivo antes do casamento

Sabemos que as fases prévias ao casamento estão cheias de emoção e expectativa, mas já conversou com o seu noivo sobre temas sérios? Lembre-se que o dia do casamento dura menos de 24 horas; no entanto o que vem depois será o marco de uma vida juntos. Para que não inicie a vida de casada com surpresas desagradáveis, contamos-lhe quais são os 8 assuntos super importantes que deve conversar com o seu noivo antes do casamento. Tire notas!

1Love4ever
1Love4ever

1. A questão dos filhos

Ainda que queiram adiar o tema por algum tempo, na realidade mais tarde ou mais cedo irão estar a perguntar-se quando vão ter filhos. O ideal é que, antes do casamento, conversem sobre isso. É importante que deixem as coisas às claras em todos os sentidos: “queres ter filhos?”, “quanto tempo queres esperar?”, “tens dinheiro suficiente para mantê-los”?, “quantos pensas ter?”, “queres tê-los agora?”, “já pensaste em adoptar?”Todas estas perguntas, por mais intensas que sejam, são fundamentais para que ambos estejam na mesma linha de pensamento. Descubra, ainda, as 10 coisas que deve fazer com a sua cara-metade antes de se casarem.

135 milímetros
135 milímetros

2. E as despesas?

Se os dois têm um trabalho estável este tema é fundamental. É necessário que se sentem e conversem para criarem um orçamento realista com ambos os salários, projecções de gastos, rendas, serviços, etc. Devem chegar a um consenso para ver como vão repartir as despesas da casa, do supermercado, ou então quanto querem juntar por mês para futuras viagens ou compras. Ainda que o tema do dinheiro seja um assunto bastante sensível para algumas mulheres, por favor não se case sem antes ter um panorama claro em relação a este tema. Aproveite para deixar claro como vão dividir os bens quando estiverem casados. Assunto obrigatório! Veja também as 35 regras fundamentais para entrarem no casamento com o pé direito.

Ricardo Meira
Ricardo Meira

3. Planos futuros

Sabemos que se vão casar, mas… tem pensado na sua vida individual? Certamente está a morrer de vontade de estudar, fazer ERASMUS, é possível que pense em sair do seu trabalho, ou melhor, que o seu noivo pense em desenvolver algo profissional. É super importante conversarem sobre tudo isto, já que no casamento irão ter de fazer alguns sacrifícios para que os dois possam crescer e conquistar os seus sonhos. Nunca se esqueça que uma união com o amor da sua vida não tem que terminar com as metas que tínhamos estabelecido há muito tempo. Só falta organização para que o seu caminho seja perfeito e com muitos frutos pelo meio!

Love and Thanks - Fotografia Arte e Video
Love and Thanks – Fotografia Arte e Video

4. O que se passará em casa?

Se não vão seguir o modelo tradicional (a mulher em casa), então é obrigatório que se sentem e debatam sobre como se vão dividir as tarefas em casa. Tenham em conta que ambos estarão ocupados com as mil responsabilidades laborais, pelo que terão de chegar a um acordo de forma a planear quem fará o quê, quando vão limpar a casa, quem se encarregará do banho, entre outras coisas! É fundamental que ambos dividam as tarefas e, se possível, que as realizem juntos para que a vossa relação se fortaleça.

Love and Thanks - Fotografia Arte e Video
Love and Thanks – Fotografia Arte e Video

5. E o seu espaço?

A pergunta pode ser um pouco vaga, no entanto não faz ideia do quão é importante terem um tempinho de qualidade apenas para vocês. Sim, pode haver gente que acredita que têm de estar todo o tempo juntos (é respeitável, sim), mas o melhor é falarem sobre as expectativas que têm para quando chegar o momento de partilhar tudo. Quer sair com as suas amigas? Ir ao cinema sozinha? Ter um tempo do dia para ler sem distracções? Mesmo que não acredite, é bastante aceitável que peça um tempo longe do seu marido para fazer as suas coisas. Só é essencial que cheguem a um acordo e pronto! Terão uma qualidade de vida e uma relação muito melhor. Acreditem!

Filipe Santos Fotografia
Filipe Santos Fotografia

6. Deixem bem claras as diferenças

É normal que você e o seu noivo provenham de ambientes completamente diferentes: educação, crenças religiosas, valores, etc. Antes de assumir que o “amor é cego”, o ideal é conversar com o seu noivo sobre como vão lidar com as diferenças que existem entre os dois. Já que estão neste tema tão importante, assegure-se de que sabe se o seu noivo dá muita importância à religião, quais são os feriados sem os quais ele não pode viver (Natal, por exemplo), ou ainda, estabeleçam como vão conciliar essas diferenças para que possam ter uma relação forte.

Efeito Espontâneo
Efeito Espontâneo

7. E se as coisas correm mal?

Certamente o nosso desejo para todos os casais é que tenham um matrimónio feliz e eterno, no entanto sabemos que os problemas podem surgir em qualquer momento e, por isso, é vital que saibam de antemão como vão reagir nestas situações. É muito importante que esclareçam se vão recorrer a especialistas, se vão preferir lidar com os problemas sozinhos e, inclusivamente, é vital que definam se podem partilhar detalhes da vossa vida matrimonial com outras pessoas (amigos, família, etc.). Adiantar-se aos problemas só irá fazer com que tenham uma mente mais clara caso surjam (esperemos que não!). Veja as respostas de 10 noivas reais à pergunta “o que é ser feliz?”.

8. A tua família ou a minha?

Este tema é um dos mais importantes que devem tratar antes do casamento. É fundamental que deixem as coisas claras em relação ao tempo de passarão com as respectivas famílias, sobretudo se os dois forem muito apegados aos pais. O melhor é definirem as ocasiões nas quais conviverão com os seus familiares ou melhor, se preferem juntá-las para que a convivência seja mais estreita. Ainda que pareça um assunto menor, o melhor é que não deixe para depois.

Filipe Santos Fotografia
Filipe Santos Fotografia

Agora já sabe: estes temas são imprescindíveis antes do casamento. Além do mais, não se podem esquecer de falar detalhadamente sobre os fornecedores que vos irão acompanhar no grande dia, pois uma escolha correcta e acertada assegurará o êxito do evento. Atreva-se a desfrutar e a cumprir qualquer sonho, por exemplo, um casamento destino que inundará de magia cada instante. Explorem novos espaços até chegarem a um lugar mágico e perfeito para dizerem o “sim, aceito!”.

Não deixe o mais importante para o final. Lembre-se que estas conversas assentarão as bases sobre o tipo de comunicação que irão ter no futuro e o êxito da relação. Com honestidade e amor tudo é possível. Recomendamos-lhe, também, o vocabulário do amor: as 20 palavras chave para uma relação perfeita!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação