Os 8 momentos de uma cerimónia religiosa que NÃO podem faltar no álbum do seu casamento

Um casamento tradicional inclui inevitavelmente uma cerimónia religiosa. Há um ritual instituído que é preciso cumprir quando um casal opta por este estilo de casamento. Um ritual bonito e cheio de significado que é, aliás, muito bem homenageado por cá! As cerimónias religiosas – pelo seu teor, estilo e até mesmo duração – são particularmente emotivas, repletas de reacções de extremos, que variam entre sorrisos enternecidos e lágrimas felizes. E são tantas as vezes que um só momento está carregadinho dos dois: sorrisos e lágrimas! Para os fotógrafos, as cerimónias religiosas são também particularmente ricas em material. Falámos com alguns dos fotógrafos mais requisitados das nossas listas e revelamos-lhe hoje os 8 momentos que todos (mas mesmo todos) se focam sempre em conseguir fotografar!

Diana Nobre
Foto Diana Nobre

1. A chegada da noiva

A limusina chega e pára! A porta abre devagar e a primeira coisa que vemos é a cauda do vestido branco que cai delicadamente sobre o passeio e denuncia a chegada da noiva. É um momento único que merece destaque na narrativa da sua história de amor.

Lounge Fotografia
Foto Lounge Fotografia

2. A entrada da noiva na igreja, de braço dado com o pai

Tocam os sinos, entoam-se músicas e eis que ao fundo do tapete vermelho que atravessa toda a igreja surge a noiva, de braço dado com o pai. Aqui está um momento que terá de fazer parte do seu álbum de casamento. Vai querer rever a forma como o seu sorriso se intensifica a cada passo que dá a caminho do altar, a caminho do seu ‘final feliz’.

Lounge Fotografia
Foto Lounge Fotografia

3. A troca das alianças

Pelo seu simbolismo, claro. Este é o momento em que o ritual se oficializa. Os dois passaram a ostentar no dedo anelar da sua mão esquerda (a mais perto do coração) o símbolo do compromisso que assumiram um com o outro. Aqui se sela a união.

Diana Nobre
Foto Diana Nobre

4. Os votos e o beijo

Fotografar a emoção no rosto dos noivos enquanto trocam os votos ou enquanto trocam o beijo que sela a união é um dos momentos que os fotógrafos mais gostam de fotografar (e que nós mais gostamos de ver). E é essa a memória que vai querer guardar do seu casamento: a expressão do amor no seu rosto, a expressão do amor no rosto da sua cara-metade. Há sorrisos de cumplicidade que são únicos e há algo de tão genuíno nesse momento que deixaria emocionadas até as pedras da calçada.

Its all about
Foto Its all about

5. As lágrimas dos pais dos noivos

Mãe é mãe! E ninguém (mas mesmo ninguém) vai viver o seu dia com mais intensidade do que elas. Em segundo lugar, estão os pais (tantas vezes apanhados a soluçar).  Estas duas pessoas estiveram consigo em todos os momentos importantes da sua vida, acompanharam-na em tudo e só eles podem compreender verdadeiramente a dimensão da sua história de amor… E só eles podem dedicar-lhe uma dose de amor ainda maior do que essa!

It's all about
Foto It’s all about

6. Os convidados vestidos a rigor

Ninguém merece mais a nossa atenção do que a noiva. E ninguém poderá roubar-lhe o protagonismo. Mas durante a cerimónia civil os fotógrafos também gostam de fotografar os convidados. Têm preferência pelos mais bem-vestidos e elegantes, claro. São aqueles que se vestiram para apanhar o interesse da máquina fotográfica. E, quando estiver a reviver o seu casamento, vai gostar de rever também aqueles que estiveram consigo no seu grande dia.

Pedro Filipe Fotografia
Foto Pedro Filipe Fotografia

7. O cenário

Depois de tantas horas para escolher a decoração que marcaria o cenário do seu casamento, depois de tantas reuniões para escolher as flores certas, os apontamentos certos, claro que vai querer que fotografem um plano geral da igreja. A esses planos gerais, os fotógrafos gostam  de somar close-ups dos detalhes mais bonitos. E ainda bem.

Luminosidades
Foto Luminosidades

8. A saída dos noivos

Entrou pelo braço do seu pai e sai pelo braço do seu marido. Esse momento merece-lhe o registo. O arroz e as pétalas de rosa que tradicionalmente se atiram ao recém-casal só tornam o ritual (e a fotografia) ainda mais bonito. Este é o primeiro passo na direção de uma vida a dois e vai querer ter o registo dele para sempre.

Foto: Dreamaker

Nas palavras de Sérgio Godinho, «este é o primeiro dia do resto da tua vida». Um dia feliz para uma vida, também ela, feliz.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação