PT Login
PT

Os 8 momentos de uma cerimónia religiosa que NÃO podem faltar no álbum do seu casamento

Um casamento tradicional inclui inevitavelmente uma cerimónia religiosa. Há um ritual instituído que é preciso cumprir quando um casal opta por este estilo de casamento. Um ritual bonito e cheio de significado que é, aliás, muito bem homenageado por cá! As cerimónias religiosas – pelo seu teor, estilo e até mesmo duração – são particularmente emotivas, repletas de reacções de extremos, que variam entre sorrisos enternecidos e lágrimas felizes. E são tantas as vezes que um só momento está carregadinho dos dois: sorrisos e lágrimas! Para os fotógrafos, as cerimónias religiosas são também particularmente ricas em material. Falámos com alguns dos fotógrafos mais requisitados das nossas listas e revelamos-lhe hoje os 8 momentos que todos (mas mesmo todos) se focam sempre em conseguir fotografar!

Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre

1. A chegada da noiva

A limusina chega e pára! A porta abre devagar e a primeira coisa que vemos é a cauda do vestido branco que cai delicadamente sobre o passeio e denuncia a chegada da noiva. É um momento único que merece destaque na narrativa da sua história de amor.

Lounge FotografiaSolicite informação sobre “Lounge Fotografia”
Foto Lounge Fotografia

2. A entrada da noiva na igreja, de braço dado com o pai

Tocam os sinos, entoam-se músicas e eis que ao fundo do tapete vermelho que atravessa toda a igreja surge a noiva, de braço dado com o pai. Aqui está um momento que terá de fazer parte do seu álbum de casamento. Vai querer rever a forma como o seu sorriso se intensifica a cada passo que dá a caminho do altar, a caminho do seu ‘final feliz’.

Lounge FotografiaSolicite informação sobre “Lounge Fotografia”
Foto Lounge Fotografia

3. A troca das alianças

Pelo seu simbolismo, claro. Este é o momento em que o ritual se oficializa. Os dois passaram a ostentar no dedo anelar da sua mão esquerda (a mais perto do coração) o símbolo do compromisso que assumiram um com o outro. Aqui se sela a união.

Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre

4. Os votos e o beijo

Fotografar a emoção no rosto dos noivos enquanto trocam os votos ou enquanto trocam o beijo que sela a união é um dos momentos que os fotógrafos mais gostam de fotografar (e que nós mais gostamos de ver). E é essa a memória que vai querer guardar do seu casamento: a expressão do amor no seu rosto, a expressão do amor no rosto da sua cara-metade. Há sorrisos de cumplicidade que são únicos e há algo de tão genuíno nesse momento que deixaria emocionadas até as pedras da calçada.

Its all aboutSolicite informação sobre “Its all about”
Foto Its all about

5. As lágrimas dos pais dos noivos

Mãe é mãe! E ninguém (mas mesmo ninguém) vai viver o seu dia com mais intensidade do que elas. Em segundo lugar, estão os pais (tantas vezes apanhados a soluçar).  Estas duas pessoas estiveram consigo em todos os momentos importantes da sua vida, acompanharam-na em tudo e só eles podem compreender verdadeiramente a dimensão da sua história de amor… E só eles podem dedicar-lhe uma dose de amor ainda maior do que essa!

It's all aboutSolicite informação sobre “It's all about”
Foto It’s all about

6. Os convidados vestidos a rigor

Ninguém merece mais a nossa atenção do que a noiva. E ninguém poderá roubar-lhe o protagonismo. Mas durante a cerimónia civil os fotógrafos também gostam de fotografar os convidados. Têm preferência pelos mais bem-vestidos e elegantes, claro. São aqueles que se vestiram para apanhar o interesse da máquina fotográfica. E, quando estiver a reviver o seu casamento, vai gostar de rever também aqueles que estiveram consigo no seu grande dia.

Pedro Filipe FotografiaSolicite informação sobre “Pedro Filipe Fotografia”
Foto Pedro Filipe Fotografia

7. O cenário

Depois de tantas horas para escolher a decoração que marcaria o cenário do seu casamento, depois de tantas reuniões para escolher as flores certas, os apontamentos certos, claro que vai querer que fotografem um plano geral da igreja. A esses planos gerais, os fotógrafos gostam  de somar close-ups dos detalhes mais bonitos. E ainda bem.

LuminosidadesSolicite informação sobre “Luminosidades”
Foto Luminosidades

8. A saída dos noivos

Entrou pelo braço do seu pai e sai pelo braço do seu marido. Esse momento merece-lhe o registo. O arroz e as pétalas de rosa que tradicionalmente se atiram ao recém-casal só tornam o ritual (e a fotografia) ainda mais bonito. Este é o primeiro passo na direção de uma vida a dois e vai querer ter o registo dele para sempre.

Foto: Dreamaker

Nas palavras de Sérgio Godinho, «este é o primeiro dia do resto da tua vida». Um dia feliz para uma vida, também ela, feliz.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação