Os melhores exercícios para fazer com o seu noivo

A melhor forma de se manter na linha com uma rotina de exercícios é fazê-los com um parceiro… e ainda bem que vai casar com o seu!

Encontrar motivação para fazer exercício já é por si difícil sem a pressão de caber num vestido, quanto mais quando o seu objetivo é ficar fabulosa no dia do seu casamento. Mas se arranjar companhia para treinar, geralmente tudo se torna mais simples! E quem melhor para se juntar a si do que o seu noivo?

José Raposo
José Raposo

Veja abaixo alguns exercícios para fazer em casal, que englobam desde os mais simples movimentos que utilizam o peso corporal a circuitos mais complexos.

Exercícios com bolas medicinais e faixas elásticas

Exercícios com bolas e faixas elásticas permitem incluir facilmente um parceiro no treino, para além de que existem infinitas formas de os utilizar.

Assim, para um excelente exercício de abdominais, sentem-se de costas viradas um contra o outro e vão passando a bola ora por cima, ora rodando de lado, procurando fazê-lo o mais rapidamente possível.

Foto via Pinterest
João de Medeiros & Pamela Leite
João de Medeiros

Ainda para trabalhar os músculos abdominais e também os braços, sentem-se frente a frente com os joelhos próximos um do outro. Coloque os pés por cima do seu noivo e deitem-se de barriga para cima, com a parte inferior das costas a tocar no chão. Segure a bola medicinal junto ao peito e levante o torso lentamente de forma controlada. Quando conseguir levantar o máximo possível, lance a bola para o seu noivo. Assim que ele pegar na bola, volte para a posição inicial. Continue e faça repetições de 8 a 15 por série. Repita até completar duas a três séries.

Foto via Mode.com

Para tonificar os bíceps, utilize o parceiro para segurar uma faixa elástico. Pegue nas extremidades e estique-a para trabalhá-los.

Veja também Como ser uma noiva em forma e sem stress?

Exercícios que utilizam o peso do corpo

Não quer comprar nenhum equipamento? Não há problema algum! Usem o peso corporal de cada um como carga para fazer exercício físico, pois poderá tornar o treino muito mais eficaz ao obter um maior esforço por cada movimento.

Para tonificar as pernas, deite-se de barriga para cima e pernas fletidas, apoie os pés descalços na pelve do parceiro, que por sua vez deve depositar o seu peso, controlando-o, sem tirar os pés do chão. Estenda as pernas e empurre-o. Inicialmente pode fazer 2 séries de 10 repetições, depois passa para 3 séries de 15 repetições e quando estiver mais avançada faça 4 séries de 20 repetições.

Foto Corpo a Corpo
Rui DaCruz
Rui DaCruz

Para trabalhar os bíceps, diga ao seu noivo para lhe segurar as mãos e empurrar com cuidado na direcção oposta, para dificultar o exercício.

Veja também Comece já a trabalhar para ser uma noiva em forma

Faça aulas a dois

Se ambos precisam de motivação para se exercitarem, porque não pensam em fazer aulas juntos?

Foto via Unique Academia
José Raposo
José Raposo

Aproveitem as diferenças que existem entre vocês para fazerem aulas que normalmente nunca vos passaria pela cabeça assistir. Não receie sair da sua zona de conforto e aventure-se a fazer os exercícios favoritos da sua cara-metade, pois irá estar a trabalhar músculos que geralmente não trabalha, ao mesmo tempo que se diverte.

Veja também Top conselhos de alimentação para estar em forma no dia do seu casamento

Correr, andar de bicicleta ou fazer caminhada

Opte por fazer desportos ao ar livre ou de aventura com a sua cara-metade, tais como corrida, bicicleta ou caminhada. Não lhe vai sair dinheiro na carteira e os dois podem fazê-los ao vosso próprio ritmo (e até transformar a actividade num encontro romântico, definindo um destino onde celebram a meta com um… piquenique!).

Foto via Quoteslike
Momento Cativo
Momento Cativo

O exercício que mais casais optam por fazer em conjunto é a corrida, pois podem fazê-lo em qualquer lado, quer onde vivem ou em escapadas de fim-de-semana, sendo também uma boa forma de por conversa em dia e arejar as ideias enquanto queimam calorias.

Veja também 16 blogues e sites de fitness e vida saudável para estar em forma no seu grande dia.

Trabalhem em conjunto ou… entrem em competição um com o outro!

Trabalhe para atingir objectivos pessoais e deixe o seu parceiro encorajá-la. Às vezes tudo o que precisa é de alguém que lhe diga ”Tu és capaz!” para terminar aquele último exercício abdominal ou percorrer aquele último quilómetro.

Já se é do tipo competitivo, deixe-se levar até ao seu limite com competições de flexões, abdominais ou de tempos de corrida recorde.

Foto via Lean It Up
José Raposo
José Raposo

Veja também Yoga Tónico: sequências que vão mudar o seu corpo (e a sua vida)

Pratiquem Tabata

Incluam nos vossos planos exercícios Tabata, isto é, exercícios de alta intensidade de 20 segundos, com 10 segundos de descanso entre cada sessão, com oito sequências. O método Tabata pode ter várias formas e ter como objectivo trabalhar várias áreas do corpo

Por exemplo, podem fazer agachamentos ou flexões durante 20 segundos sem parar e depois mudar para pranchas, burpees, saltos e continuarem enquanto aguentarem.

Foto via Watchfit
Nelson Marques Photographer
Nelson Marques Photographer

Façam circuitos de exercícios

Tal como a Tabata, os circuitos tiram a máxima vantagem de todos os momentos de um exercício, por isso mesmo quando vocês estiverem a descansar continuam activos e a queimar calorias. Estes circuitos de exercícios demoram menos tempo e são realmente eficazes, consistindo basicamente em dois ou mais exercícios com o menor descanso possível entre eles, que mantêm o ritmo cardíaco elevado.

crossfit-534615_1920 (1)

Preto e Prata - Produções, lda
Preto e Prata – Produções, lda

Exemplo #1: circuito dependente do tempo

Neste caso, irá realizar quantas séries conseguir dentro de um determinado período de tempo. É um circuito excelente para quem não tem tempo a perder. Faça, por exemplo, as séries de 10 repetições de barra fixa que conseguir em 5 minutos, seguida de flexões de braços  e agachamentos ou qualquer outro circuito.

Exemplo #2: circuito dependente de tarefas

Aqui neste caso irá determinar os exercícios que irá fazer e não pode passar de um exercício para o outro enquanto não terminar as repetições que estabeleceu. Pode, no entanto, descansar durante a série. Por exemplo, faça 5 séries de 20 repetições de barra fixa, seguida de flexões e agachamentos ou outro circuito.

Veja aqui mais 10 exercícios a dois para estar em forma no dia em que disser o “Sim, aceito!”

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação