Palacete Dona Maria, sumptuoso mas subtil

O moderno e o rústico cruzam-se aqui, no Palacete Dona Maria. Elegante mas despretensioso, faz honra à região que lhe dá abrigo, a bonita freguesia de Figueiró Santiago. A poucos quilómetros de Amarante, onde corre o Rio Tâmega, oferece um santuário à história de amor de por quem aqui passa. E quem aqui casou não lhe poupa elogios: ao espaço, ao bom gosto de quem o decora, ao serviço de catering, ao trabalho dos donos da casa e, sobretudo, à dedicação da dinâmica e rigorosa relações públicas Andreia Sousa. Em suma, e para usar as palavras de Patrícia Clara Costa: «o serviço é cinco estrelas». A Zankyou ficou intrigada com tanto elogio, foi visitar o espaço e conta-lhe hoje como tudo se passou.

Palacete Dona Maria
Foto Palacete Dona Maria

Ana Monteiro casou aqui, em 2015. E, em conversa connosco, enumera tudo o que se pode esperar do Palacete Dona Maria: «organização, beleza, glamour, animação, simpatia, disponibilidade». Assim o é desde 2012 quando os donos, a quem os noivos chamam em tom amigável a senhora Rosa e o senhor Manuel, se decidiram a transformar este bonito palacete e a sua bonita casa do Penedo, num espaço requintado que estende o tapete vermelho a noivos que chegam um pouco de todo o país.

Palacete Dona Maria
Foto Palacete Dona Maria

À chegada, vai-se deixar impressionar pelo o cuidado e a beleza dos contrastes: o verde do extenso relvado contra o azul do céu que se espalha no horizonte, a atemporalidade das colunas de pedra de granito que emolduram o antigo palacete e a modernidade das paredes envidraçadas voltadas sobre a paisagem, convidando-a a entrar. Fomos conquistados. A esse cenário tão bem “arquitectado”, a equipa do Palacete Dona Maria soma o serviço chave na mão: decoração, animação, wedding planning e até catering.

Palacete Dona Maria
Foto Palacete Dona Maria

E aliás no catering que se destacam. Com cozinha própria, oferecem a noivos e convidados sabores únicos. «A nossa cozinha mistura tradição com modernidade. E vinca ambas. Sem grandes rodeios ornamentais, vai directo à essência dos sabores que fazem lembrar as melhores memórias culinárias e ao mesmo tempo surpreendem agradavelmente», diz-nos Andreia Sousa. À mesa há sempre tanto de Amarante, especialmente na nossa tão adorada doçaria conventual: papos de anjo, lérias, brisas do Tâmega. Sabores familiares que ligam os noivos da terra às suas raízes. É disso que nos fala António Taveira Gomes quando fala do casamento em que esteve presente aqui: «Já não me lembrava de ter tantas saudades de Figueiró, onde nasci».

Palacete Dona Maria
Foto Palacete Dona Maria
Palacete Dona Maria
Foto Palacete Dona Maria

As emoções são o pão nosso de todos os dias. Num negócio que lida com um dos momentos mais felizes na vida das pessoas nem podia ser de outra forma. A Andreia fala-nos do casamento da Inês e do Óscar como se do seu se tratasse. Ficou-lhe marcada no coração esta história porque os noivos fizeram de tudo (até planear um casamento em três meses) para que o pai dela, na altura doente, pudesse partilhar com eles esse dia. E o sentimento é mútuo. A empatia transforma-se rápido em cumplicidade. Os noivos também se emocionam com o serviço que lhes é garantido. «A melhor prova disso é o facto de voltarem», conta-nos Andreia. «Depois do casamento, costumam voltar para os baptizados dos filhos», sorri.

Palacete Dona Maria
Foto Palacete Dona Maria

Se a equipa da casa se caracteriza pelo seu dinamismo, também a sua decoração tem essa versatilidade e flexibilidade. Só assim é possível dar a cada casal o que eles precisam para que o dia seja verdadeiramente deles. «Estamos constantemente a reinventar e transformar o espaço. Procuramos criar ambientes mágicos e confortáveis, cenários de sonho que se perpetuem no tempo em memórias». Mas há mais: «cada decoração é pensada com os noivos, para que tudo esteja de acordo com o seu gosto pessoal», explica a relações públicas. E acrescenta: «o que nos dá mais prazer fazer é a projeção e criação de cada detalhe e pormenor, algo que sabemos que fará toda a diferença, que tornará aquele dia diferente dos outros».

Palacete Dona Maria
Foto Palacete Dona Maria
Palacete Dona Maria
Foto Palacete Dona Maria
Palacete Dona Maria
Foto Palacete Dona Maria
Palacete Dona Maria
Foto Palacete Dona Maria

Para criar estes momentos, precisam apenas da disponibilidade dos noivos e de tempo. As marcações mais seguras são as que acontecem com um ano de antecedência, aliás práctica comum neste mercado. Mas cuidado com a exceção à regra: julho, agosto e setembro são meses muito requisitados no Palacete Dona Maria e há datas para as quais é preciso marcar com dois anos de antecedência. O espaço é só um, as histórias de amor são muitas. E cada uma merece ter aqui o seu dia.

Palacete Dona Maria

logo

Telefone:  969 828 039

Reservas: palacetedonamaria@sapo.pt 

Site: palacetedonamaria.pt

Siga no Facebook

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação