PT Login
PT

Prevenir ou remediar: 10 truques para não estragar o vestido de noiva no dia do casamento

Anos a imaginar o vestido, meses a prepará-lo, semanas a juntar dinheiro para o pagar e um dia para o vestir (e ‘destruir’). Na maioria dos casos, é assim a relação das mulheres com o seu vestido de noiva. No meio da azáfama do seu casamento, vai pisá-lo, rasgá-lo, sujá-lo e o vestido que vestiu no princípio do dia não vai ser o mesmo vestido que vai despir no final do dia. Não desespere. A Zankyou ajuda-a a ‘rescrever’ este ciclo. Para que consigo o processo seja diferente, só precisa de ter em conta 10 pequenos truques que vão deixar o seu vestido de noiva (e as suas memórias do seu grande dia) quase intacto(as).

Um Dia de SonhoSolicite informação sobre “Um Dia de Sonho”
Foto Um Dia de Sonho
Pureza Mello BreynerSolicite informação sobre “Pureza Mello Breyner”
Foto Pureza Mello Breyner

1. Escolha um vestido de noiva adequado para o local do casamento

Pense de forma estratégica. Se o seu casamento será na praia, não escolha um vestido de noiva de seda natural nem um vestido com saia balão. Adapte-se ao cenário que escolheu.

2. Considere usar o vestido que herdou da sua mãe ou avó

Para além de ser um modelo vintage (e vintage é sempre bom), é um vestido com uma grande carga emotiva. Um vestido em que cada mancha, cada pequena imperfeição conta uma bonita história.

3. Tente usá-lo o mínimo possível antes do grande dia

Experimentá-lo, sim. Mas apenas nas provas agendadas. Evite (e sim sabemos que vais ser difícil) tirá-lo do armário e da capa para o experimentar e para se ‘pavonear’ com ele pelos corredores da sua casa. Alimente o mistério.

Pureza Mello BreynerSolicite informação sobre “Pureza Mello Breyner”
Foto Pureza Mello Breyner
Pureza Mello BreynerSolicite informação sobre “Pureza Mello Breyner”
Foto Pureza Mello Breyner
Pureza Mello BreynerSolicite informação sobre “Pureza Mello Breyner”
Foto Pureza Mello Breyner

4. Certifique-se que retirou todas as etiquetas, fitas e alfinetes

Sim, há noivas que se esquecem de o fazer. E no meio da correria do grande dia puxam um fio errado ao tirar uma etiqueta ou um alfinete que ficou esquecido. Faça esse trabalho com cuidado, bem antes de usar o vestido. Deixe-o 100% pronto para vestir antes do dia de casamento.

5. Cuidado com a cauda

Se sempre sonhou com um vestido de corte princesa, com uma bonita cauda a arrastar-se atrás do vestido e não resistiu a comprar um modelo exactamente assim, arranje uma estratégia para lidar com a cauda durante todo o dia. Lembre-se que ela não será arrastada apenas no tapete vermelho de veludo que conduz até ao altar, mas também no jardim onde tirará as fotos antes da cerimónia, nas pedras da calçada portuguesa que conduzem à entrada da igreja e em tantos outros sítios. A cauda vai sujar-se e rasgar-se se não tiver cuidado.

Um Dia de SonhoSolicite informação sobre “Um Dia de Sonho”
Foto Um Dia de Sonho
Lounge FotografiaSolicite informação sobre “Lounge Fotografia”
Foto Lounge Fotografia

6. Prefira uma sessão trash the dress a uma sessão pré-casamento

Pode (e deve) fazer o maior número de sessões fotográficas com o seu vestido que puder. Mas prefira as sessões pós-casamento às sessões pré-casamento. Se fizer mesmo questão de fotografar uma love session antes do grande dia e vestida de noiva, informe-se sobre os melhores produtos de limpeza para o tecido que escolheu. E cuide do vestido durante toda a sessão.

7. Tenha cuidado com os produtos que utilizar no grande dia

Maquilhagem, perfume, desodorizante, todos esses produtos devem ser aplicados no seu corpo antes de colocar o vestido de noiva. Mais, deve esperar uns bons minutos após a aplicação de cada um destes produtos antes de sequer de considerar vesti-lo. O mesmo se aplica aos fixadores que vão usar para manter o seu penteado durante todo o dia. O vestido é a última coisa a tratar na sua preparação.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Foto Efeito Espontâneo
Lounge FotografiaSolicite informação sobre “Lounge Fotografia”
Foto Lounge Fotografia

8. Cuide do vestido até no caminho até à cerimónia

Quer vá de carro, a pé, de bicicleta ou tuk-tuk, certifique-se que se senta de forma a manter o vestido ‘livre de perigo’. Se for de carro e se puder, viaje sozinha no banco de trás, com espaço para estender o vestido e certificar-se que não ficou entalado na porta, nos acentos, nos cintos.

9. Não se esqueça que está a usar um véu

O mesmo cuidado e atenção redobrada que teria com a cauda do vestido de noiva, deverá ter também com o véu. Pela sua leveza, é normal que se esqueça que o está a usar e o deixe vulnerável. Pense em todos os cumprimentos e abraços que vai receber e lembre-se que o véu pode ficar preso em qualquer uma das jóias que as outras pessoas vão estar a usar.

Um Dia de SonhoSolicite informação sobre “Um Dia de Sonho”
Foto Um Dia de Sonho
Um Dia de SonhoSolicite informação sobre “Um Dia de Sonho”
Foto Um Dia de Sonho
Foto Tiago Pinheira

10. Divirta-se… mas com classe!

Dance. Ria. Coma. Beba. A festa é sua e é o seu dever aproveitá-la. Mas lembre-se que também é você que dita e marca o estilo da festa e se espera que os seus convidados se comportem com classe e moderação, deverá fazê-lo primeiro.

Estas são apenas algumas coisas que pode fazer para poupar ao seu vestido a alguns estragos, mas não desanime se, mesmo com todos estes cuidados, ainda detectar no final do dia uma mancha ou outra na branco imaculado do seu vestido de noiva. As manchas também fazem parte da história do seu grande dia.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação