Qual a altura certa para anunciar o casamento?

Janeiro pode ser um dos meses mais propícios a anunciar o casamento. Porquê? Porque no final de um ano e início de outro tomam-se muitas decisões de vida importantes. E casar pode ser uma delas.

Por isso talvez seja pertinente por esta altura esclarecer uma pergunta: quando devemos exactamente anunciar o casamento? Há alguma altura certa?

1Love4Ever Photography
1Love4Ever Photography

Na realidade, não há. Cada casal decide como e quando anunciar o seu casamento. É algo muito pessoal, que deve ser partilhado da forma como cada um sente este momento das suas vidas.

Mas de qualquer forma, a Zankyou tem sempre conselhos para dar com conhecimento de causa. E quem sabe com a nossa ajuda possam decidir com mais ponderação quando anunciar o casamento, mesmo no meio do turbilhão de emoções e da ansiedade que sentem em gritar ao mundo inteiro que estão noivos.

João Almeida
João Almeida

1 – Apreciem este momento da vossa vida

Uma boa notícia motiva-nos facilmente a partilhar. Mas também se esperam 3 meses para anunciar uma gravidez, não é verdade? Por motivos obviamente diferentes, aconselhamos um tempo de espera para anunciar o casamento após a decisão ou o pedido: apreciem primeiro esta novidade a dois. Até podem ser apenas umas horas, não precisam de ser dias, semanas ou um mês. Cada casal tem o seu tempo. Mas organizem um jantar romântico, um fim-de-semana, um passeio de barco, etc., etc., etc. E só depois partilhem a vossa felicidade.

Rui Teixeira Wedding Photography
Rui Teixeira Wedding Photography

2 – Contem primeiro a amigos e/ou familiares mais próximos

Não vão querer que os vossos pais saibam que vão casar através da vizinha, pois não? Claro que cada família tem a sua dinâmica e cada casal a sua visão particular de vida, que irá diferenciar a quem anunciar o casamento em primeira mão. Mas mesmo que seja o melhor amigo ou a irmã mais chegada: o importante é anunciar o casamento primeiro aos vossos amigos e/ou familiares mais próximos. Como, aliás, muito provavelmente será o vosso impulso natural.

It's all about...
It’s all about…

3 – Como contar?

Os mais impacientes telefonam a dar a novidade, mas a ocasião merece algo mais especial, não vos parece? Organizem um almoço, um jantar ou um simples chá onde possam reunir os familiares mais chegados para anunciar o casamento. Façam-no com carinho, pois este será um acontecimento que mais tarde vão gostar de recordar. Podem até contratar um fotógrafo para registar as reacções e os momentos mais emotivos.

Quinta da Cascata
Quinta da Cascata

4 – E quando anunciar o casamento aos amigos?

Reúnam os amigos num jantar informal para anunciar o casamento. Provavelmente até será fácil de o fazer sem levantar grandes suspeitas. E depois podem sempre sair para celebrar em grande este passo gigante que decidiram dar nas vossas vidas!

The Storytellers
The Storytellers

5 – Vale a pena fazer festa de noivado?

O protocolo de casamento fala, de facto, numa festa de noivado para anunciar o casamento e assim oficializar o pedido. Geralmente, organiza-se um jantar, embora também seja aceitável um almoço ou outro tipo de celebração. A ideia, neste caso, é juntar famílias e amigos de ambos os lados, aproveitando inclusivamente esta reunião para discutir a data de casamento e todas as possibilidades para a organização da cerimónia e respectiva festa. O protocolo assim o diz, mas os noivos é que decidem.

Quinta da Torre

Depois de anunciar o casamento, há algo que devem fazer o mais rapidamente possível: marcar uma data. E para poderem prevenir com a maior antecedência os vossos convidados, enviem um “Save The Date” lhes facilitar a vida.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação