Qual o verdadeiro papel de um Wedding Planner no seu casamento?

Quando o processo de organizar o grande dia se inicia, os noivos deparam-se com o termo e os serviços de um wedding planner. Na maioria dos casos, o espectro da noiva começa no pensamento “Eu não faço ideia do que estou a fazer ou por onde começar…” e, assim, wedding planning surge mesmo como a única e a mais viável alternativa. No entanto, também existem casais que representam o outro lado da moeda: ou acreditam que já têm todo o processo a caminhar de uma forma fluida ou consideram “será que devo mesmo investir num wedding planner?”. A resposta é afirmativa!

De facto, estes profissionais são indispensáveis em qualquer tipo de evento, seja qual for a natureza do mesmo, especialmente em casamentos onde tudo tem de estar pensado e planeado minunciosamente. Eles trabalham com discrição de modo a que tudo aconteça dentro dos timings perfeitos e previstos. Mas será que sabe qual é o verdadeiro papel de um wedding planner?

Conheça as 6 coisas que se esquecerá se não contar com a ajuda de um wedding planner no seu casamento 

Mary Me - Eventos
Mary Me – Eventos

Assim, um wedding planner é a pessoa escolhida pelos noivos para orquestrar o casamento, assim como o seu bom funcionamento e andamento, sempre tendo em vista os desejos e exigências dos grandes protagonistas. A sua responsabilidade começa imediatamente no momento em que são contratados, com meses de antecedência, até ao final do grande dia. Estes profissionais estarão sempre ao seu lado, de modo a reduzir-lhe o stress que poderá, eventualmente, advir de toda a organização e nas vésperas do dia D. Assim, propõe algumas opções e decisões, relativamente a outros fornecedores, convidados, protocolos e burocracias. Estão sempre preparados para resolver qualquer tipo de imprevisto e problemas, em alguns casos, mesmo antes de os próprios noivos darem conta.

Assim é o caso de Onefivenine Consultingque oferece um serviço que pressupõe um acompanhamento por parte de um dos seus gestores desde o “início dos inícios”. Um acompanhamento constante e sempre presente.

Onefivenine Consulting
Onefivenine Consulting

Ao longo de todo o dia do casamento, a equipa contratada para auxiliar os noivos na sua organização ficará em contacto com o casal, garantindo de que, de facto, tudo está a acontecer como idealizado e para saber se alguma ajuda extra é necessária – ir buscar o bouquet à florista, arranjar boleia para o tio do noivo, entrar em contacto com o fotógrafo que entretanto se perdeu pelo caminho… Tudo pode acontecer, mas nada é motivo para entrarem em desespero, pois se têm um wedding planner com quem contar, não há razões para se preocuparem. Estes profissionais exibem uma experiência e soluções para lidar com todo o tipo de situações que possam ocorrer em contexto de casamento.

Desta forma, ambicionando ser uma autêntica referência na realização de casamentos, Prenúncio de Festa, por exemplo, cuidará e prestará atenção a todos os detalhes, de modo a que cada evento seja único e especial para quem os contrata.

A nossa missão é proporcionar experiências únicas através da realização de eventos que possam perdurar na memória dos seus participantes”.

Prenúncio de Festa
Prenúncio de Festa

Retomando à questão financeira, muitos casais consideram que não conseguem suportar a contratação de um wedding planner porque não possuem o budget para tal. De facto, se poupar dinheiro é a sua principal missão, a questão que se coloca efectivamente é: “Porque não contratar um wedding planner?”. À primeira vista, pode soar paradoxal, mas na realidade ao contratar estes serviços não só poupa tempo, como também dinheiro. Estes profissionais apresentam relações e ligações a tantos outros profissionais do ramo, pelo que conseguem estabelecer uma boa relação preço-qualidade, ao mesmo tempo, que lhe oferecem um budget muito realista.

TFY Weddings
TFY Weddings

Maria Papoila – Wedding Planner tem consciência da importância do dia de casamento – “um dia mágico celebrado com a família e amigos, e por esta razão, nós estamos aqui para trabalhar para si e consigo com a máxima dedicação e sofisticação, para que possam relaxar e usufruir do vosso dia”. Assim, ao usufruírem destes serviços, os noivos ao longo de todo o dia têm a possibilidade de se divertirem e de prestarem a máxima atenção aos seus amigos e familiares que aceitaram ser uma das testemunhas desta união. Em muitos casos, verifica-se a eventualidade de os convidados se oferecerem para ajudar na organização e coordenação de todo o evento. Apesar de ser um gesto querido, eles não são wedding planners. São convidados pelo que não deveriam trabalhar num dia que acaba por ser especial, também, para eles.

Portanto, até em pequenas situações um wedding planner é bem-vindo, nomeadamente, enquanto todos se divertem, socializam e tomam mais um copo de champanhe, este profissional estará empenhado a supervisionar todos os aspectos, desde o buffet, o bar, a reposição da mesa de doces e qualquer outro serviço que os noivos tenham contratado. No final da festa, certificam-se, por exemplo, de que todos os presentes foram brindados com as pequenas lembranças!

My Fancy Wedding
My Fancy Wedding

Um aspecto ao qual é imprescindível oferecer a devida importância é o facto de os noivos não poderem estar em dois sítios ao mesmo tempo. Este factor é particularmente significativos para os casais que planeiam a cerimónia e o copo d’água em locais diferentes. Posto isto, o casal não consegue dizer o “sim, aceito!” ao mesmo tempo que dão os (re)toques de última hora no lugar onde a recepção terá lugar. Desta forma, a equipa de wedding planning irá certificar-se de que está tudo pronto para receber os noivos e os seus convidados. E até os casais que optam por ter a cerimónia e recepção no mesmo espaço vão precisar certamente de uma mão que os ajude a assegurar que de facto está mesmo tudo pronto a tempo. Mais uma vez, é aqui que o seu wedding planner entra.

Guida Design de Eventos
Guida Design de Eventos

Portanto, contar com o auxílio de um profissional competente e experiente faz toda a diferença no dia do seu casamento. Os noivos não só garantem, desta forma, a tranquilidade como também a segurança para que a sua celebração seja um verdadeiro sucesso e memorável. Converta a sua visão e desejos numa realidade com um serviço de wedding planning. Eles são uma fonte de casamento, um mediador, um “terapeuta” e um diminuidor de stress.

Mary Me Eventos.
Mary Me Eventos. Créditos: Caqui.

Um wedding planner existe para si. É o seu dia e, por isso, merece o melhor!

Saiba ainda como escolher o estilo certo para o seu casamento: os wedding planners respondem e as 8 caracterísitcas que o seu wedding planner deve ter para que tenha o casamento perfeito

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação