PT Login
PT

Quanto custa casar – o que se paga para tratar do processo de casamento

Os custos do processo de casamento

Independentemente de se tratar de um casamento civil ou religioso, o início do processo tem sempre lugar numa Conservatória do Registo Civil. Fomos saber quanto custam as burocracias do casamento.

Quem escolhe um casamento religioso terá que informar-se acerca da possibilidade de existirem custos próprios da cerimónia. No caso da Igreja Católica, por exemplo, embora não existam custos obrigatórios, é costume, no final, quando os noivos e os padrinhos recolhem à sacristia para assinar os documentos que oficializam a união, entregar-se ao representante da igreja um donativo, cujo valor fica inteiramente ao critério de cada um.

Os custos do processo de casamento

Mas vamos agora debruçar-nos sobre o “tronco comum” a todos os casamentos realizados no nosso país: o casamento civil.

Em termos gerais, no caso dos casamentos que seguem as linhas mais comuns, sem situações de excepção, o valor a pagar na Conservatória do Registo Civil é de 100 euros. Vejamos agora as excepções:

. Quem quiser casar fora da Conservatória ou dentro desta mas fora do horário normal de expediente, já paga 170 euros e deve assegurar o transporte do/a Conservador/a. Se, porventura, for complicado tratar da parte do transporte, então o valor sobe para 210 euros e os noivos deixam de ter que se preocupar com mais esse pormenor.

. Os noivos que desejem celebrar uma convenção ante-nupcial deverão acrescentar ao valor atrás referido 100 euros.

E pronto! Contas feitas, temos um valor mínimo de 100 euros e um valor máximo de 310 euros. Bem menos do que o preço de um vestido de noiva

Aconselhamos os noivos a informarem-se na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos dois com o máximo de antecedência possível, até para garantir a data de casamento que pretendem. Felicidades!

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Comentários (4)

daniela.29
30 de September de 2012

Gostaria de casar por civil mas la mesmo na conservatoria , mas o meu namorado está na Suiça sera que eu mesma poderia ir lá marcar tudo e quando ele chegasse , nos casavamos ? quanto tempo de antecedencia sera preciso marcar?
obrigada!

Responder
Carla Lopes
16 de May de 2015

O que eu não consigo perceber é quando jasomos casados pelo civil à 9 anos e depois queromos casar pelo religioso , onde nos devemos dirigir primeiro à igreja onde nos queremos casar, ou onde moramos , da nossa freguesia

Responder
Cristiana Simoes
23 de July de 2015

Olá Carla!
Muito obrigada pelo seu comentário!
O melhor será dirigir-se ao Registo Civil para esclarecer a sua dúvida! :)
Os meus melhores cumprimentos,
Cristiana Simões
CM Zankyou Portugal

Bruna França
27 de October de 2015

Boa noite querendo casar pelo religioso somos sempre obrigados.a casar pelo civil antes? Obrigada

Responder

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação