PT Login
PT

Quer superar as inseguranças antes do casamento?

Quando ainda falta algum tempo para o grande dia, o casamento parece um evento fantástico, onde a felicidade prima acima de qualquer outra coisa. Na realidade, casar é sinónimo de alegria e diversão, no entanto, existem alguns aspectos que deixam os noivos mais desconfortáveis, acabando mesmo por lhes tirar o sono durante a noite.

Hoje, queremos abordar todas as inseguranças que poderão surgir antes de proferir o “Sim, aceito!”. Para este efeito, contámos com a ajuda de psicólogos que nos aconselharam e contaram como esta temática afecta muitos casais.

Assim, o melhor a fazer é relaxar, respirar fundo e ler os conselhos que um grupo de jovens psicólogos do centro Psicologia en Positivo, em Valência, partilhou com a Zankyou. Estes profissionais procuram dar uma reviravolta na profissão que exercem e para eles, o propósito de alcançar um sonho é como um trunfo para resolver os contratempos com que nos deparamos ao longo da vida e conseguir atingir a felicidade plena. E, relativamente ao seu grande dia, estes jovens têm muito a dizer…

Luminous PhotographySolicite informação sobre “Luminous Photography”
Luminous Photography

A opinião social

A Psicologia en Positivo recorda-nos que as pessoas são seres sociais e, como tal, valorizamos e damos demasiada importância à opinião que os outros têm. Precisamos dos seus conselhos para assegurar uma determinada segurança e tomar as maiores decisões. Desta forma, a opinião social acaba por “minar” a nossa própria capacidade para decidir  e, consequentemente, o nosso ponto de vista e opiniões. Com o passar do tempo, surgem as inseguranças:

“O problema aparece quando essa necessidade de ser aceite socialmente debilita a confiança que depositamos em nós próprios, por outras palavras, a auto-confiança e a auto-estima”, afirma Beatriz Valera. Manter a personalidade é vital e fundamental para aumentar a segurança.

Quando estamos perante um momento crucial e importante na nossa vida, as inseguranças explodem e, na maioria dos casos, repetem-se. De acordo com a psicóloga:

Todas as pessoas têm os seus medos e preocupações: a necessidade de aceitação, de agradar os outros para que eles nos queiram e desejem, de encontrar o nosso lugar e propósito no mundo e, por conseguinte, na sociedade!”. No entanto, se somos umas verdadeiras estrelas e sucessos no nosso dia-a-dia e se todos valorizam as nossas decisões, as inseguranças acabam por aumentar e assustam muito mais.

1Love4ever PhotographySolicite informação sobre “1Love4ever Photography”
1Love4ever Photography

 Falta de Auto-estima?

Nós, seres humanos, somos complexos. “O ser humano tem a tendência para se subestimar devido a uma predisposição cerebral com vista a uma análise sobre as coisas negativas no ambiente onde se encontra, surgindo, assim, a auto-estima e auto-confiança e emergindo o nosso eu”, afirma Valera. Quando o dia do casamento se aproxima, as perguntas que invadem a nossa mente numa fase posterior a essa mesma análise são: “deverei mesmo casar-me?”; “será que ele/ela é a pessoa adequada para mim?”; “é demasiado cedo para dar este passo…ou já é tarde?”.

Psicologia en Positivo sugere que transformemos esta “bomba” de pessimismo em pensamentos positivos. Como? É simples! O segredo é focarmo-nos nos aspectos que nos unem à pessoa que temos ao nosso lado e com quem estamos a planear casar.

Há motivos que a fazem especial e, quando essas questões negativas se apoderam de nós, devemos confrontá-las com determinação, sempre pensando em nós, no nosso bem-estar, nos nossos sentimentos e na nossa vida, deixando a opinião pública para segundo plano“, assegura a psicóloga. Assim, temos de fugir do pessimismo e ir ao encontro dos sentimentos que trazem à superfície emoções genuínas e positivas que, tendo em conta a tensão do momento social em que nos deparamos, podem ter-se escondido por breves instantes.

FotoclickSolicite informação sobre “Fotoclick”
Fotoclick

Outras dúvidas frequentes

Apesar de as maiores inseguranças serem pessoais e individuais, existem muitas outras questões que vêem à mente de qualquer casal no dia do seu casamento: “Terei escolhido tudo correctamente?”; “Será que os meus amigos e familiares vão gostar?”; “O que pensarão de mim se tudo não estiver perfeito?”. Quando chegam a este ponto, assiste-se a um paradoxo em relação à auto-estima. Ainda que a insegurança seja a origem de todas estas dúvidas, ao mesmo tempo, o casal não quer que as suas virtudes passem por despercebidas aos olhos dos seus convidados. A verdade é que os noivos sabem que as têm e querem que se reflictam no dia da cerimónia. É certo e sabido que o ser humano é competitivo por natureza: “Desde tempos muito remotos, o ser humano tem estado em contínua luta pela sua própria sobrevivência; este dia em particular é um exemplo concreto disso mesmo, uma vez que o casal procura destacar-se como os melhores quando em comparação com outras pessoas: o casal quer ser detentor de força e de diversas qualidades positivas”, partilha a professional do centro Psicologia en Positivo.

Neste sentido, o melhor que o casal tem a fazer é pontenciar a segurança que já tem, actualmente, e fazer-se forte para utilizar a opinião da sociedade como um simples apoio e nada mais!

“Se somos pessoas com uma personalidade mais frava, devemos sempre pedir ajuda a especialistas para nos ajudarem a melhorar a nossa auto-estima. Ao fortalecer o nosso potencial e ao melhorar as nossas fraquezas, podemos ser aceites por aquilo que somos e sentirmo-nos bem socialmente, posteriormente”, conclui Valera.

Spatium FotografiaSolicite informação sobre “Spatium Fotografia”
Spatium Fotografia

Já se sente melhor? Se não, volte a ler o post as vezes que forem necessárias em busca da luz e das virtudes que sabe que estão dentro de si! Quando assimilar tudo o que a faz especial, as inseguranças irão desvanecer… Vai ver!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação