Será que o seu orçamento chega para o seu casamento de sonho? Descubra aquilo de que NÃO pode abdicar!

Todas as noivas sonham com um casamento único, cheios de pormenores deliciosos, todos ele dignos dos pins inspiracionais do Pinterest e do melhor álbum de fotos do Instagram. Mas todas estão bem conscientes que para tudo há um preço. É por isso que o mais importante passo antes de arregaçar as mangas e começar a pôr em marcha os preparativos do seu casamento é estabelecer o seu orçamento. Antes de se sentir tentada, saiba com o que pode contar. E para tomar uma decisão informada, consulte com uma wedding planner que lhe explique como e onde poupar tempo e dinheiro.

Luminous PhotographySolicite informação sobre “Luminous Photography”
Foto Luminous Photography
Luminous PhotographySolicite informação sobre “Luminous Photography”
Foto Luminous Photography

Antes de partir para essa preciosa reunião, conte com o expertise da Zankyou e saiba já quais os elementos dos quais não pode abdicar e aqueles com os quais se pode permitir uma maior flexibilidade.

Onde não é aconselhável cortar despesas?

Nas memórias

Trocando por miúdos, no fotógrafo e /ou videografo. Procure reservar uma fatia generosa do seu orçamento para garantir que fica com o seu profissional preferido. A empatia entre o casal e a equipa de fotógrafos é essencial para que toda a sessão fotográfica decorre com naturalidade e sem pressão acrescida. Vai querer recordar o seu casamento para sempre, por isso torne todo o processo de registo de memórias mais fácil.

Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre

Na gestão dos imprevistos

O valor de um wedding planner é inestimável. Primeiro, porque este/esta profissional sabe mais deste mercado do que qualquer noiva, consegue negociar valores que os fornecedores nem sequer consideram oferecer-lhe e vai saber gerir o seu tempo e, mais importante, o seu stress. Mas também (e sobretudo) porque a capacidade de um wedding planner para lidar com imprevistos no dia do seu casamento é infinitamente maior do que a sua, a da sua mãe, da sua irmã, da sua dama de honor, do seu noivo e de qualquer um dos convidados. Sabe porquê? Porque o que é imprevisto para si não é imprevisto para ele/ela!

Guida Design de EventosSolicite informação sobre “Guida Design de Eventos”
Casamento organizado por Guida Design de Eventos. Foto Dreamaker

Nos pormenores que sempre idealizou

Se há algum detalhe que sempre achou essencial para a sua festa de casamento, ainda que seja uma excentricidade, então não corte nesse item. Se sempre sonhou casar na quinta mais cara que há perto da sua casa, faça-o. Corte no vestido e não aí, por exemplo. Se, pelo contrário, sempre quis um vestido de noiva de alta-costura assinado pela sua designer preferida, então é aí que não pode cortar. Gira as suas prioridades.

VestidusSolicite informação sobre “Vestidus”
Vestido Rembo Styling. Foto Atmosfia. Loja Vestidus Atelier

Onde podemos então tentar cortar?

Na vergonha de negociar e dialogar com os fornecedores

Nos negócios, nenhum preço é fixo! Use a lei da procura e da oferta a seu favor e entre num diálogo aberto com os fornecedores para tentar chegar a um compromisso entre o valor do serviço que eles oferecem e o seu orçamento. Mas lembre-se de ser razoável… Talvez você tenha em mente rosas brancas mas se falar com a sua floral designer ela pode até sugerir outras flores semelhantes com preços mais simpáticos. Quer mais um exemplo? Veja se a empresa de design gráfico a quem encomendou os seus convites tem uma taxa de montagem (colocar o cartão no envelope, fechar o envelope e enviá-lo). Se tiver, assuma você essa tarefa e peça que retirem essa taxa do preço final. Esteja aberta a este tipo de comunicação.

Foto PS Photography

Nos itens da decoração certos

Não precisa de ter vários cantos e recantos decorativos. Invista em ter apenas um ou dois muito bem decorados em vez de dispersar a sua atenção e dinheiro por vários. E também aqui tire partido dos tutoriais de DIY do Pinterest e faça você mesma os centros de mesa ou outros apontamentos decorativos do seu casamento que considere mais simples.

Foto Inspirarte

Mas cuidado com esta medida… Se não tiver experiência, não tente fazer o trabalho de um profissional. Não faça o seu bouquet de noiva se nunca trabalhou com flores, não tente fazer o seu convite em word ou no paint com recurso a clipart e não tente viver o seu grande dia ao mesmo tempo que o fotografa. Seja inteligente nas suas escolhas.

Como em tudo na vida, a regra que prevalece nestas escolhas é a regra do bom senso. Mas em caso de dúvida, passe pela Zankyou. Ou fale connosco.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação