PT Login
PT

Serão as pessoas casadas mais felizes? Descubra o que diz a ciência

As estatísticas são unânimes. A esmagadora maioria dos estudos feitos sobre o assunto nas últimas décadas aponta para a conclusão de que as pessoas casadas são mais felizes. Apesar da clareza dos dados, ninguém sabe ainda responder se é um caso de relação causa-efeito. Isto é, se as pessoas casadas são mais felizes porque são casadas ou se as pessoas mais felizes tendem a casar. Se quiser, coloque-se antes a questão: as pessoas felizes são mais felizes porque casam?

Marco Torre Beyhond PhotographySolicite informação sobre “Marco Torre Beyhond Photography”
Foto Marco Torre Beyhond Photography

Para tentar dar resposta a essa pergunta, um grupo de economistas propôs-se a estudar os níveis de felicidade pré-conjugal. O desafio seria o de responder se as pessoas ficam mais felizes depois de casarem. O estudo, entretanto publicado no National Bureau of Economic Research baseou-se em dois inquéritos nacionais do Reino Unido e da Gallup Worl Poll, remetendo para uma amostra mundial. As principais descobertas apontam para uma felicidade conjugal que persiste, perdura e até intensifica com o tempo. Eis os três principais motivos para o aumento dos níveis de felicidade após o casamento:

1. Amigos primeiro

No dia a dia de uma relação, o sentimento de amizade e o sentimento de companheirismo são tão ou mais importantes do que a paixão. E num casamento, estes tendem a ser os sentimentos que prevalecem. A partilha, a cumplicidade e o carinho que nasce disso faz com que cada uma das partes se sinta vista, acompanhada, valorizada e, consequentemente, feliz.

Lounge FotografiaSolicite informação sobre “Lounge Fotografia”
Foto Lounge Fotografia
Lounge FotografiaSolicite informação sobre “Lounge Fotografia”
Foto Lounge Fotografia

2. Dois é mais forte do que um

A força que conseguimos ir buscar a alguém que nos ama e que nos cuida, motiva, impulsiona, suporta. Na força dessa pessoa, encontramos ainda mais força e essa estrutura prepara para os desafios que a vida traz.

Love and ThanksSolicite informação sobre “Love and Thanks”
Foto Love and Thanks
Marco Torre Beyhond PhotographySolicite informação sobre “Marco Torre Beyhond Photography”
Foto Marco Torre Beyhond Photography

3. Os problemas parecem mais pequenos

Dividir os problemas e as angústias, ajuda a tirar algum do peso que vamos acumulando com os pequenos stresses de que é feito o nosso dia-a-dia. Há menos dramatismo na forma como as pessoas casadas encaram os desafios porque essas pessoas têm a garantia de um apoio irredutível.

Joaquim Fial FotografiaSolicite informação sobre “Joaquim Fial Fotografia”
Foto Joaquim Fial Fotografia
Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Foto Efeito Espontâneo

A felicidade não depende apenas do seu estado civil. Isso é apenas um dos factores que contribui para o seu estado de espírito.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação