Small is beatiful: 12 hotéis portugueses que são sinónimo de luxo!

A forma como olhamos para as viagens mudou muito na última década. E a forma como vemos os hotéis também. Os hotéis boutique e os turismos rurais que começaram a surgir um pouco por todo o mundo mudaram as regras do jogo. E se antes pensávamos nestes espaços como um poiso para descanso numa viagem a um determinado destino, actualmente alguns destes cobiçados hotéis são, eles próprios, o destino. Portugal está cheio de recantos assim: hotéis pequenos (mas só em tamanho) e deslumbrantes que convidam a uma lua-de-mel de luxo e nos mimam com os seus pormenores únicos.

Ludgi Fotógrafos

Poucos quartos, muito (e muito bem pensado) design, grandes janelas debruçadas para uma paisagem perfeita, restaurantes que servem iguarias únicas, piscinas interiores de águas tépidas, o spa da praxe e, claro, uma mão cheia de actividades para fazer a dois, assim são os 12 hotéis que lhe sugerimos hoje. Uns são clássicos, outros modernos mas todos primam pelo bom gosto e pela beleza estratégica da sua envolvência. Porque, convenhamos, Portugal é bonito que se farta!

L’AND Vineyards

Fica em Montemor-o-Novo aquele que é um dos boutique hotels mais bonitos de Portugal, combinando o melhor da tradição alentejana com o melhor do design contemporâneo. Nos seus 66 hectares, em torno do hotel, encontra um lago cercado por vinhas e olivais, um ambiente bucólico que convida a longos passeios românticos. O espaço oferece apenas 22 quartos, para que a experiência que proporciona aos hóspedes seja genuína. Conta ainda com um spa e um restaurante, ambos inspirados na temática de um wine resort.

Foto L’AND Vineyards
Foto L’AND Vineyards

Senhora da Guia Cascais Boutique Hotel

Podia ser por causa da sua vista, já que o hotel fica junto à estrada do Guincho, quase debruçado sobre o Atlântico. Podia ser pela elegância dos seus espaçosos quartos com varandas que convidam a tardes de ócio. Podia ser pelo spa, suas águas quentes e massagens revitalizadoras. Podia ser pela ciclovia que o atravessa e que conduz da cidade à serra. Podia e é. Por estes e tantos outros motivos, é um dos mais queridos hotéis em Portugal.

Senhora da Guia
Foto Senhora da Guia
Senhora da Guia
Foto Senhora da Guia

Torel Palace

Fica num pequeno palacete, no topo de uma das sete colinas da cidade de Lisboa. A sua origem remonta a 1902 e desta época herda muito do seu charme. Da piscina, pode ver toda a cidade de Lisboa e o seu encontro com o rio Tejo.

Foto Torel Palace
Foto Torel Palace

Furnas Boutique Hotel

As suas águas termais são só uma pequena parte do charme deste hotel micaelense. Mas pode já imaginar-se a tomar banho na piscina exterior de águas termais, com vista para a serra. Ao fundo o verde das montanhas confunde-se com o azul do céu. E no meio de tudo está o fumo das caldeiras das furnas que ficam a poucos metros do hotel. Precisa de mais? Conte então com as degustações de produtos típicos dos Açores no restaurante e os passeios calmos a que a paisagem envolvente convida.

Foto Furnas Boutique Hotel
Foto Furnas Boutique Hotel

Porto Bay Serra Golf

Fica em Santo da Serra, longe de toda e qualquer confusão. Até o ar que aqui que respira é diferente, ou não estivéssemos nós numa das mais bonitas ilhas do mundo: a Madeira. O edifício em si é deslumbrante. O seu estilo art nouveau transporta-nos para o melhor dos anos 20. Uma vez aqui, tem tudo que precisa para uma semana de descanso: um quarto espaçoso com um pequeno terraço, comida típica da Avó Micas, uma piscina interior com jacuzzi integrado e até um spa com promessas de muitas e boas massagens. Se sentir que está a ficar demasiado ocioso, pode sempre experimentar o ginásio ou, melhor ainda, desafiar a sua cara-metade para uma partida de golf.

Foto Porto Bay Serra Golf
Foto Porto Bay Serra Golf

Pousada Vale do Gaio

Só para passar uma hora numa das confortáveis camas do deck debruçado sobre a barragem que dá ao nome ao hotel já teria valido a pena a viagem até à pequena localidade alentejana do Torrão. Mas se esta varanda eleva a fasquia, todas as outras componentes do hotel estão à altura: as camas king size que não queremos deixar, a sala de estar envidraçada com a acolhedora lareira, o restaurante e as suas delícias sem igual. É o local perfeito para testar a filosofia italiana do dolce fare niente, mas se assim quiser também se pode entregar às actividades que o hotel lhe sugere: pesca, ciclismo, footing, arco e flecha e canoagem.

Foto Andreia Melo
Foto Andreia Melo

Casa das Penhas Douradas

É no pico de inverno, quando a Serra da Estrela se cobre de branco, que a Casa das Penhas Douradas se torna mais convidativa. As suas casas têm grandes paredes de vidro voltadas para a paisagem, o que lhe permite desfrutar da beleza da neve e da serra ao mesmo tempo que desfruta do aconchego do seu quarto. Melhor, só mesmo desfrutar desta paisagem dentro da piscina interior de água quente, também ela num espaço envidraçado que convida toda a envolvência a entrar. A isto somam muitas e crepitantes lareiras e uma decoração minimalista e de um bom gosto incrível. Mas há lá algo melhor do que preguiçar no quentinho com a sua cara-metade?

Foto Casa das Penhas Douradas
Foto Casa das Penhas Douradas

Pousada Mosteiro de Guimarães

Em tempos um mosteiro, hoje uma das mais bonitas pousadas do país. Os seus claustros são um refúgio de silêncio que nos transporta para um passado remoto. Fica na Penha, a pouco tempo do centro de Guimarães e convida a uma espécie de retiro, mas a dois. Ficar aqui alojado é como fazer parte de um pouco da nossa história e ao passear pelo Salão Nobre ou pela Sala do Capítulo, ao admirar os azulejos joaninos do século XVIII vai sentir o peso de tudo isso. Mais motivos para aqui ficar? O que nos diz a um toucinho do céu feito como manda a tradição? Pois, aqui a cozinha não desilude. Felizmente, há muitos jardins a envolver o mosteiro e todos convidam a um passeio para uma digestão mais feliz.

Foto Pousada de Guimarães
Foto Pousada de Guimarães

Estalagem Ponta do Sol

É uma das muitas e bonitas imagens postais da Madeira e a prova ‘viva’ de que os entendidos sabem o que dizem quando defendem que localização é tudo. A Estalagem da Ponta do Sol fica no topo de um penhasco que fica numa das pontas de uma ilha. Melhor localização seria difícil. Vá de carro, estacione-o e esqueça-o durante toda a semana. Deixe-se ficar pelos quartos com vista, pela piscina infinita, pelo spa, pelo restaurante. E querendo um pouco mais de actividade para além do trio de ouro comer, dormir, descansar, opte por fazer uma levada ou uma vereda. Afinal de contas, está na Madeira.

Foto Estalagem da Ponta do Sol
Foto Estalagem da Ponta do Sol

M’ar de Ar Aqueduto

História, arte, design, aqui encontra um pouco de tudo. Foi o Palácio dos Sepúlveda durante séculos e, ainda desses tempos, este edifício quinhentista guarda ainda a sua magnífica capela, os altos tectos em abóbada e as janelas manuelinas que tornam tão especial a sua fachada principal. Apesar das heranças de um passado majestoso, heranlas essas que ostenta com orgulho, o hotel destaca-se igualmente pela sua modernidade e design contemporâneo. Situado numa das mais bonitas cidades alentejanas, o conforto que o  M’AR De AR Aqueduto – Historic Design Hotel & Spa oferece faz com que queira ficar e ir ficando dentro das suas ‘muralhas': as espaçosas suites com lascivas banheiras, o spa com a promessa de renovação de corpo e mente e, claro, as delícias com assinatura do chef António Nobre no restaurante Degust’Ar,

M’AR De AR Aqueduto – Historic Design Hotel & Spa
Foto M’AR De AR Aqueduto – Historic Design Hotel & Spa
M’AR De AR Aqueduto – Historic Design Hotel & Spa
Foto M’AR De AR Aqueduto – Historic Design Hotel & Spa

Herdade da Malhadinha Nova Country House & Spa

De volta ao Alentejo, para uma das suas mais bonitas pérolas. São poucos os espaços que conseguem uma confluência harmoniosa entre tradição e modernidade e entre natureza e design como a Malhadinha. Só para se inspirar nas decorações deste monte alentejano de traço típico com objetos de design, cadeiras e iluminação do Philipe Starck, Charles & Ray Eames ou Mariano Fortuny já lhe merecia a viagem. Mas a isto somam-se aqui uma confluência de experiências, das quais se destaca a qualidade do enoturismo que o espaço oferece. Passe pelas vinhas, aprenda sobre os vinhos, prove todos os néctares que aqui que fazem. Perfeito para uma lua-de-mel sossegada na planície alentejana, uma estadia aqui pode oferecer também outras experiências que vai levar consigo para a vida: cozinhar com um chefe conceituado, aprender a arte da fotografia ou da pintura ou descobrir de forma intimista o mundo dos vinhos. Na Malhadinha não poupam esforços para o mimar e essa atitude tornou-se o cartão-de-visita da casa. Já lhe falámos também do spa circundado pelas vinhas? Parece-lhe bem? Então coloque já no seu GPS a localidade de Albernoa.

Foto Malhadinha Nova

Casas de Pousadouro

Não é por acaso que o Douro é Património Mundial da Unesco. E as Casas de Pousadouro bebem da beleza dessa paisagem. Com vistas perfeitas sobre o vale e rio, oferecem um recanto romântico para umas férias relaxadas. Provas de vinho, cruzeiros no Douro, provas gastronómicas, tudo faz parte do ‘pacote’!

Foto Casas de Pousadouro
Foto Casas de Pousadouro

Poucos prazeres são tão completos como o prazer de viajar. A lua-de-mel é uma viagem especial, um primeiro momento a dois entre um casal que acaba de se comprometer com uma vida a dois. Que melhor forma do que começar assim?

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação