Tudo sobre convites de casamento: o que nos dizem os especialistas

Convidámos a Ideia Genial e a Love Stories Weddings para nos falarem de tudo o que os noivos precisam de saber sobre os convites de casamento. Descubram o que nos disseram estes especialistas e tenham particular atenção às dicas preciosas que vos irão ajudar a ter os convites de casamento com que sempre sonharam!

Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial

Os detalhes são as chaves fundamentais para a criação de um convite de casamento, por isso é essencial estabelecer uma boa comunicação com o profissional que contrataram desde o início, altura essencial para transmitirem exactamente o que pretendem e fornecerem todas as informações necessárias para o arranque do processo criativo.

Precisamos saber qual a prioridade dos noivos”, explica-nos a Ideia Genial, salientando que será importante terem a noção se vão contar com um orçamento baixo ou se o convite será inteiramente ao gosto dos noivos, independentemente do orçamento. Para além disso, “precisamos de perceber o formato, os tons a utilizar, o estilo do convite”.

Já a Love Stories Weddings sublinha que, sendo a sua oferta constituída por convites elaborados de forma totalmente personalizada e exclusiva, vai precisar de informação “essencialmente sobre a história dos noivos”, nomeadamente como se conheceram, como foi o pedido. Em alternativa, será necessário conhecer “a temática/conceito que os noivos pretendam para o projecto, sendo que poderá também ser uma mistura de ambos”.

Love Stories Weddings
Love Stories Weddings

Ambos os especialistas também recomendam que os noivos participem activamente em todo o processo, pois todas as ideias podem contribuir para um bom resultado final.

“Os noivos devem fazer parte do processo criativo do convite, pois a ideia é obter um resultado o mais aproximado possível das características do casal, de forma a que quem estiver em contacto com eles possa perceber nos diferentes elementos o seu estilo e do restante evento”, explica-nos a Ideia Genial, acrescentando, contudo, que o nível da colaboração também dependerá do tipo de convite que pretenderem. “Existem modelos mais simples, com menos texto e menos personalizáveis”, explica. “Mas por exemplo, o modelo passaporte é um convite que precisa de muita entrega do casal, pois elaboramos os carimbos das diferentes cidades que já visitaram e colocamos frases escolhidas por eles”.

Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial

A Love Stories Weddings reforça também que a colaboração dos noivos é muito importante, “principalmente no briefing que é feito inicialmente, pois todos os detalhes que nos fornecem são muito importantes. Uma das perguntas que fazemos e sugerimos é que nos falem ou enviem alguns projectos com que se identifiquem, para que possam servir como referência”, sublinhando que “a ideia não é fazer igual mas sim pegar nas indicações todas dos noivos e a partir daí fazer um projecto muito pessoal e só deles”.

Love Stories Weddings
Love Stories Weddings

Vamos então mais a fundo em torno de todos os segredos que envolvem a elaboração dos convites de casamento. Tomem notas!

Pinterest, Redes Sociais & Internet em geral: sim ou não?

Todos sabemos que é praticamente impossível desenhar algo completamente novo, mas também não será muito original optarem por convites exactamente iguais aos que encontram na net. Por isso, é de extrema importância confiar no profissional que conhece as tendências e que seja capaz de investigar quais são os materiais que estão mais na moda para vos proporcionar um design único.

Serão, por isso, as pesquisas que os noivos fazem nas redes sociais um entrave à criação? “Tudo depende do tipo de cliente”, elucida-nos a Ideia Genial. “Existe aquele mais decidido e que apenas procura na Internet algum conteúdo para ilustrar e poder transmitir melhor as suas ideias, mas também existe aquele que quanto mais vê mais confuso fica e mistura as suas ideias”.

Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial

Por seu turno, a Love Stories Weddings salienta que, apesar de ser útil os noivos apresentarem ideias, quando pedem algo para copiar normalmente explica que “é muito melhor ter um projecto único, especial e totalmente personalizado do que, efectivamente fazer uma cópia de outro”.

Ideia Genial
Ideia Genial

E quando o orçamento disponível não chega para concretizar a ideia que apresentam como referência?

“Quando o valor que dispõem para os convites é inferior ao orçamento apresentado tentamos fazer ver quais as diferenças de um projecto personalizado comparativamente a um projecto de catálogo igual a muitos outros”, explica a Love Stories Weddings.

Já a Ideia Genial comenta que “quando um cliente pede orçamento de um convite que viu, se estiver ao nosso alcance concretizá-lo enviamos o nosso melhor orçamento”, acrescentando que muitas vezes podem não conseguir exactamente os mesmos materiais ou formato e, que neste caso, “informamos o cliente sobre isso questionando-o se está disposto a ficar com o convite ligeiramente alterado”. Quando o que os noivos querem está muito acima do orçamento, “tentamos ajustar a ideia deles a um orçamento mais baixo, tentando sempre não perder a intenção principal da concepção do convite. Por exemplo, já tivemos a situação de um casal que queria um convite com impressão em relevo mas o valor que pretendiam gastar por convite não era nada ajustado. O que nós propusemos foi simular esse relevo graficamente numa impressão digital normal”.

Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial

A importância dos convites de casamento no âmbito do global da celebração

Apesar dos casais associarem como prioritários elementos como a decoração, o vestido de noiva, o lugar da festa e da cerimónia, etc., a realidade é que, tal como nos diz a Ideia Genial, “o convite é de extrema importância, uma vez que é o elemento que vai à frente do evento a transmitir desde logo todas as suas características. Por isso é importante antes da sua concepção os noivos já estarem bem conscientes do tipo de evento que pretendem para poderem espelhar tudo isso nele”, acrescenta.

Para a Love Stories Wedding, a importância é “um pouco relativa, mas para muitos noivos a imagem do seu casamento é muito importante e nesse caso valorizam imenso os convites, o estacionário e até a decoração personalizada. Noutros casos isso passa para terceiro plano.”

Love Stories Weddings
Love Stories Weddings

O que define o design e os materiais dos convites de casamento?

O local de casamento, a altura do dia em que é realizado, etc. podem ser determinantes na escolha do estilo do convite de casamento. Mas o que realmente define o caminho a seguir?

“Tudo dependerá muito do tipo de cliente com que estamos a tratar”, explica-nos a Ideia Genial. “Muitas vezes este já vem com toda a ideia montada e nós simplesmente concretizamos o que desejam. Outras vezes os clientes vêm completamente abertos a sugestões e aí nós ajudamos fazendo algumas perguntas e tentando enquadrar o convite no contexto: o local da cerimónia, do copo-d’água, estilo utilizado, personalidade dos noivos…”

Já a Love Stories Weddings defende que o que define o design é o “estilo que os noivos pretendem, mais clássico, vintage, minimalista,… tudo o resto trabalhamos a partir daí”.

Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial

Estilos e materiais de convites de casamento

Relativamente aos materiais utilizados, a Ideia Genial destaca algumas opções em diferentes estilos possíveis de convites de casamento:

  • Convites estilos simples: “bastante procurados pelos noivos por serem mais económicos, de vinco ao meio e fechando com laço normalmente”;
  • Convites mais luxuosos: “costumam ter papéis com brilho e textura e aplicações mais vistosas, rendas, brilhantes ou fivelas;
  • Modelos mais românticos: “são cheios de detalhes e principalmente flores e corações;
  • Modelos rústicos: “também muito procurados, são usados papéis reciclados, o papel kraft, cordel ou corda para adornar o convite e rendas em croché ou aplicações em madeira”;
  • Convites tradicionais: com “fontes manuscritas e brasões com as iniciais dos noivos, são bem simples e também costumam ser adornados com fitas”;
  • Convites modernos: “ufontes mais rectas que realçam a sofisticação do convite”;
  • Convites temáticos: “são uma opção para aqueles noivos que escolheram um tema para o seu casamento e desejam enquadrá-lo desde logo no convite.

 

Ideia Genial
Ideia Genial

Relativamente aos materiais, a Love Stories Weddings volta a salientar que depende muito do estilo dos noivos e do tipo de projecto que têm, “uma vez que não há limites para os nossos projectos, a não ser o limite de custo”. Nesse campo tudo para eles é muito flexível, dando como exemplo um convite que fizeram há pouco tempo onde usaram a cortiça.

Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial

As tendências em convites de casamento

Segundo a Love Stories Weddings “As tendências são efectivamente os convites rústicos, vintage, boémios”, dando o exemplo dos convites do tipo monofolhas com aguarelas, monogramas e envelopes de cor com padrões florais. “Mas ainda há quem nos procure para fazermos projectos mais diferentes e irreverentes”, acrescenta, explicando que por vezes até misturam dois tipos de projecto, sendo que os convites são muitas das vezes baseados em conceitos e não só em estilos.

Segundo a Ideia Genial, e apesar de mencionar que existem formatos de convites mais procurados, todos os noivos pedem alterações da cor, da capa ou do monograma, por exemplo, salientando que a “maioria dos casais procura um convite onde possam transmitir a sua personalidade tendo o cuidado também de integrar desde logo as características do evento”.

Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial

Como garantir um convite marcante

Quais as características que irão fazer com que nenhum convidado esqueça um convite? Para Love Stories Weddings, a “irreverência, diferença e factor de surpresa e interação com o convidado” são os factores chave.

A Ideia Genial volta a ressalvar a importância da personalização. “Um convite para ser marcante, segundo a nossa experiência e feedback que temos obtido, deve ser o mais personalizado possível, transmitindo as características do evento mas acima de tudo a personalidade do casal”, explica-nos. “Isso é o mais importante, pois quem o recebe conhece o casal e identificará de imediato o estilo deles no convite. Se, por exemplo, eles estiverem ligados à fotografia, um convite em rolo fotográfico com toda a embalagem e “negativo” personalizado será uma ideia marcante para quem o recebe. Mas a ideia por si só não chega, é preciso dar-lhe corpo e vida e apostar num bom design, conjugação de textos, frases e símbolos”.

Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial

Os favoritos dos noivos

Os noivos inclinam-se muito para o estilo rústico/vintage e têm preferência pelos tons pastéis com especial destaque para o verde água, pelo menos neste ano tem sido o forte, conjugados com cores mais neutras como nude, beges, cinza ou branco”, conta-nos a Ideia Genial. Já a Love Stories Weddings diz não conseguir especificar preferências dos noivos, “uma vez que nosso caso o espectro é extremamente variável”.

Ideia Genial
Ideia Genial

Agora que já sabem tudo sobre o que envolve a criação e concepção dos convites de casamento, bem como algumas pistas que podem facilitar o trabalho dos criativos, já podem continuar à procura de inspirações. Recomendamos que vejam também 30 tipos de convites para casamentos em 2016, as 30 frases mais românticas para convites de casamento e os 35 convites de casamento mais elegantes para anunciarem o vosso casamento!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação