PT Login
PT

Um casamento 100% tecnológico: seja bem-vinda ao futuro!

Os casamentos são eventos que têm vindo a sofrer mudanças consideráveis com o passar dos tempos. Antes, consistiam basicamente numa cerimónia e num cocktail ou copo-d’água – e pouco mais. Com o tempo, foram sendo incluídos acessórios e serviços interessantes, como os carros de luxo para o transporte dos noivos, DJ’s, animação infantil, os photocalls…só para mencionar alguns! Os estilos também se têm vindo a modificar e, hoje, à procura da glória do passado, destacam-se as estéticas vintage, bohochic, ruralchic e muitas outras tendências que misturam a tradição com modernidade.

De qualquer forma, este frenético passar do tempo irá influenciar muito mais os casamentos do futuro. De facto, muitos noivos já decidiram incluir surpreendentes novas tecnologias nas suas celebrações, convertendo o seu evento num espectáculo de ficção científica. Descubra o poder do século XXI e viva um casamento futurista que, pouco a pouco, se tornará mais realidade do que ficção.

Foto: Días de Vino y Rosas

Convites electrónicos e audiovisuais

O papel, apesar do seu poder de sedução bucólico, começa a estar em desuso. O advento dos computadores, dos tablets, dos telemóveis e dos ebooks modificaram o paradigma do consumo de informação. Por isso, ao nível dos casamentos, os convites audiovisuais começaram a ser habituais. Nesse sentido, numerosas empresas encarregam-se de gravar uma mensagem dos noivos a convidar os seus familiares e amigos para o grande acontecimento. Alguns até criam histórias ou uma curta-metragem com o mesmo propósito, que posteriormente é enviado por email. Veja o convite em vídeo da Cátia e do José, realizado pela 24 Frames Cinematography

Por seu turno, há empresas que deram já um passo mais à frente e fizeram uso da realidade aumentada. O que é isso da realidade aumentada? Consiste em acrescentar elementos virtuais à realidade através de um dispositivo digital. Desta forma, utilizando um suporte real (que pode ser uma mesa, um edifício, uma rua…) é possível visionar produtos audiovisuais. No caso dos convites, alguns têm um código que, depois de ser interpretado pelo telemóvel ou tablet, irá abrir uma mensagem do casal, complementando a mensagem em papel. Tecnologia de ponta!

Film Society of Lincoln Center surprise matt damon ridley scott the martian

Um novo acompanhante: o robot

O século XXI está repleto de robots, desde as caixas automáticas multibanco a aspiradores inteligentes. Por isso, não é de estranhar que o mundo dos casamentos comece também a contar com este estimado amigo que, em determinadas ocasiões, nos pode facilitar muito a vida. Os seus dotes neste âmbito são múltiplos e incluem discursar, levar as alianças aos noivos ou, inclusivamente, oficializar o casamento! O Oscar the Weddingbot é um exemplo deste tipo de andróide, pronto para colocar a cereja tecnológica na sua celebração. Que se preparem o Terminator, R2D2 e o WALL-E!

robot violin self pity cartoons & comics

Repórteres drones

Nestes últimos anos, os drones invadiram todas as esferas da vida. Ainda não há muito tempo, a sua função era limitada a aviões espias destinados a trabalhar para organizações secretas, mas hoje em dia os drones já são muito utilizados no cinema e no universo dos jogos, com resultados bastante gratificantes. No que diz respeito aos casamentos, já muitos fotógrafos ou videógrafos oferecem o serviço que inclui este “avião não tripulado”, com o qual é possível registar o seu grande dia numa totalmente perspectiva diferente. 

Leia também Drones no seu casamento? Veja os prós e os contras!

Foto: Tu boda a medida

A magia das impressoras 3D

Se vive afastado do mundo tecnológico, saiba que as impressoras 3D proporcionaram uma verdadeira revolução no mundo do design e da engenharia. Qualquer esboço ou desenho sobre papel e computador podem ganhar vida física, em 3 dimensões, através destas extraordinárias máquinas.

Como e onde usar este aparelho no mundo dos casamentos? Nalguns “ingredientes principais”, como o bolo de casamento, por exemplo. Basta introduzir a informação num programa sobre a composição de um bolo, encher as seringas da impressora com o creme desenhado e… voilá! O resultado são formas muito elaboradas, praticamente inimitáveis pela mão do homem. Para além disso, com este tipo de tecnologia podem também desenhar-se  vestidos à base de nylon, assim como pratos e outros elementos que fazem parte de um casamento. Tudo com um toque técnico inigualável! Veja aqui os novos cake toppers: dos projectos artísticos às impressões 3D

Palavras do novo século: streaming e crowdfunding

Facebook, software, Twitter e running são termos que a maioria da população já ouviu pelo menos uma vez na vida (demasiadas, por vezes). Outras palavras, no entanto, ainda soam a chinês para um grande sector da sociedade. Streaming, por exemplo, pode ser uma delas. E o que quer dizer? A transmissão de um conteúdo audiovisual directamente a partir da Internet, sem a necessidade de ser descarregar no computador. Este serviço virtual é magnífico para consumir informação em directo, tais como os eventos desportivos, alguma entrega de prémios, ou claro, o seu casamento. Por isso, se o seu avô não pode sair da aldeia devido a um nevão de última hora, pode ouvir o seu “Sim, aceito” a partir do sofá de casa, se já tiver abraçado a tecnologia ou tiver alguém por perto que o oriente neste sentido. Até os casamentos em Las Vegas contam com este serviço incorporado para que os seus amigos possam ser testemunhas desta loucura, caso esteja pensar nisso!

Foto: Lucía Romero

Por outro lado, o crowdfunding consiste no financiamento de um projecto através de pequenas quantidades de dinheiro doadas por um amplo grupos de pessoas. Desta forma, pessoas com orçamentos limitados ou incapazes de lidar com um gasto importante podem levar a cabo o seu plano, reservando uma pequena recompensa (promoção, vínculos com o projecto…) para aqueles que o ajudaram. Artistas ou políticos são alguns dos seus utilizadores. No que diz respeito ao seu casamento, pode lançar-se nesta ideia e tentar a sua sorte com a boa vontade das pessoas!

Embora muitas destas inovações sejam dignas da saga Star Wars, algumas delas estão já a ser implementadas e começam a produzir efeitos no mundo. Não fique para atrás e renda-se ao mundo virtual no seu casamento!

Além disso, veja também as 10 novas regras de etiqueta para casamentos na era Web 2.0 e as 5 Coisas que não deve partilhar nas redes sociais antes do seu casamento.

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação