PT Login
PT

Visite o paraíso com uma lua-de-mel na Costa Rica

Mais do que um excelente destino para uma lua-de-mel fabulosa, Costa Rica é um país magnífico para se viver. Mas se toda a sua vida está bem longe deste destino paradisíaco, do qual só poderá desfrutar apenas alguns dias, a viagem de lua-de-mel é o momento ideal para o fazer. Na Costa Rica, o Éden da América Central ladeado pelo Mar do Caribe e o Oceano Pacífico, que faz fronteira a norte com a Nicarágua e sul o Panamá, vai ter mesmo à mão de semear uma maravilhosa conjugação de natureza, cultura e praia, que proporciona uma cativante montra de possibilidades de entretenimento e relaxamento. Continue a ler e descubra este paraíso na terra….

Foto: Zankyou Weddings

Protecção e conservação natural

O elemento estrela deste país é a sua exuberância natural, exibida em cada um dos seus insólitos lugares. Com efeito, o seu maior valor são os seus belíssimos bosques e florestas tropicais, que constituem um espectacular festival vegetal sem fim e que, apesar da sua grandiosidade, sempre foram cuidados e protegidos com vista à sua total conservação. Assim, os seus 17 parques nacionais e sete reservas biológicas são os grandes tesouros da Costa Rica, contribuindo para a designação do país como o “mais verde” do mundo, para além de oferecerem aos residentes e visitantes uma atracção visual incomparável. A verdade é que a sustentabilidade ambiental é um dos assuntos de vital importância na Costa Rica.

A Reserva Biológica de Monteverde, o Parque Nacional Tortuguero e o Parque Nacional Volcán Poás são territórios de uma beleza inusitada, onde habitam todo o tipo de espécies. O Parque Nacional Corcovado e Reserva Biológica Isla del Caño são outro dos seus máximos estandartes de conservação, os lugares com maior variedade biológica do planeta. Nos seus arredores, encontra-se o Kura Design Villas, situado em plena Bahía Ballena, um complexo hoteleiro de relaxamento onde é possível isolar-se do mundo, recuperar energias e explorar os territórios desconhecidos do país. A Norte, na região de San Carlos, encontrará o Chachagua Rainforest Hotel & Hacienda, um espaço para ficar hospedado no meio das fantasias da selva, localizado numa área de protecção biológica.

Foto: Kura Design Villas
Foto: Chachagua Rainforest Hotel & Hacieda
Foto: Oficina de Turismo de Costa Rica

Fauna e flora impressionantes

A componente natural da Costa Rica é uma das mais relevantes do planeta, apesar do pequeno tamanho do país (50 000 kms2). Os 58 microclimas que o compõem são os grandes responsáveis por isso, nutrindo animais e plantas locais, que são responsáveis por 5% das formas de vida do planeta. Ali, brincando entre os ramos de mais de 2000 espécies de árvores, coexistem no céu 10% das borboletas que existem no mundo e mais de 800 tipos de aves, entre as quais se destacam os coloridos e extravagantes colibris, as araras, os tucanos e os quetzales. Por seu turno, mantas, tubarões, baleias jubartes (também conhecidas como baleias-corcunda ou baleias-cantora) e uma infinidade de peixes tropicais partilham a vida nos rios e mares costa-riquenhos, deixando a superfície para os mil tipos de orquídeas e 200 tipos de anfíbios e mamíferos, tão variados como os jaguares, macacos, tatus, preguiças, quatis, entre muitas outras maravilhosas espécies.

Foto vía Shutterstock: Simon Dannhauer

Praias de cortar a respiração

A costa costa-riquenha permite duas vertentes de relaxamento deslumbrantes, com as suas praias de areia branca e águas cristalinas e a opção de uma grande variedade de actividades para os amantes do mundo marinho. Com efeito, os recém-casados com todo seu o amor em plena ebulição, vão derreter-se com a possibilidade da mescla de aventuras marinhas e os longos passeios pelo paraíso costa-riquenho.Com feito, as fabulosas praias que se espalham pela zona do Pacífico abrem-se para as maravilhas do oceano, que oferece um paraíso de recifes de coral e um verdadeiro “parque de recreio” sobre as ondas para os amantes do surf. A Península de Nicoya (Guacanaste), em particular, está especializada em acolher e enriquecer todos os turistas que se hospedam em qualquer um dos seus complexos. Esterillos, Jacó, Hermosa e Boca Barranca são os grandes destinos para surfistas, apesar dos mais experientes optarem pelo Parque Nacional Marino Ballena e o sector de Golfito, onde é possível encontrar uma das “ondas esquerda” mais longas do mundo.

No outro extremo do país, apenas a 3 horas de carro e 45 minutos de avião, esperam por si as idílicas praias banhadas pelo Mar do Caribe, um dos frutos proibidos do planeta degustado apenas por privilegiados. A barreira de coral que forma parte do Parque Nacional de Cahuita constitui a peça que todos os amantes da arte subaquática procuram, muito rica em biodiversidade, com cores brilhantes e chamativas.

Foto vía Shutterstock: Simon Dannhauer

Vulcões

Apesar de a maioria estarem inactivos, Costa Rica é o principal elo do Cinturón de Fuego do Pacífico, graças aos seus 100 vulcões, 10 dos quais continuam em funcionamento. Esta impressionante actividade vulcânica, que nos remete às fantásticas histórias de dragões, acrescenta mais outro ecossistema à variedade ambiental e proporciona muitas atípicas aventuras que os noivos podem descobrir na sua lua-de-mel. O Poás, o Irazú, o Rincón de la Vieja, o Turrialba e o Arenal são os mais conhecidos, sendo este último uma das joias ígneas mais visitadas do país. Bem perto, apenas a meia hora de carro do Parque Nacional que alberga o vulgão, encontra-se o The Spring Resorts Spa. O hotel encontra-se junto a uma das florestas tropicais mais inebriantes do mundo, repleta de mística e segredos, e também da lagoa de Arenal, fonte de vida que também reconforta com a sua frescura o Tabacon Grand Spa Thermal Resort, complexo de luxo conhecido pelas suas águas termais e o arrulho da floresta que o rodeia.

Foto vía Shutterstock: Esdelval
Foto: The Springs Resort Spa
Foto: Tabacon Grand Spa Thermal Resort

Aventura e cultura

Uma lua-de-mel é sinónimo de relaxamento. São José, a sua capital, é um bom exemplo para disfrutar de um turismo agradável, urbano e cultural. No entanto, lugares incomparáveis como a Costa Rica merecem um esforço extra para aproveitar tudo o que eles possam oferecer. Com efeito, o conceito de aventura deverá ser o mais explorado de todo o país, mediante actividades que libertam a adrenalina como o rafting, windsurf, mergulho, caiaque, pesca desportiva e surf e que aproveitam as virtudes dos assombrosos e variados espaços naturais costa-riquenhos, tão vivos e chamativos, quer em localizações costeiras como no interior da floresta.

Por seu turno, outro dos aspectos atractivos da Costa Rica é a sua a população calorosa e hospitaleira. De origem hispânica, é actualmente fruto da mestiçagem, sendo que o aparecimento de grupos étnico-nacionais e colónias de imigrantes constituem grande valor em território nacional. Os mais relevantes são os afrodescendentes, apesar de também encontramos comunidades de chineses, hebreus, libaneses, italianos…Os povos índios também gozam de especial importância, sendo os mais representativos os Bribri, Cabécar, Maleku, Teribe, Boruca, Ngöbe, Huetar e Chorotega. Entretanto, para além desta privilegiada multiculturalidade e do seu impressionante panorama natural, a experiência democrática e a ausência de exército (foi abolido em 1948) instalaram a paz e a harmonia em todo o país. Todos estes aspectos permitem à Costa Rica ostentar o primeiro lugar Happy Planet Index (ou Índice do Planeta Feliz), determinada pela New Economics Foundation, uma organização não-governamental ecológica britânica, para qualificar quais os países mais felizes do mundo, numa lista que conta com cerca de 140 países.

Oficina de Turismo de Costa Rica

Este país da América Central disfruta de uma conjunção de elementos únicos, tão maravilhosa e cheia de surpresas. A Oficina de Turismo de Costa Rica  é a sua principal fonte de informação e está à disposição dos noivos mais exigentes e destemidos. Está a pensar ir até à Costa Rica? Não se vai arrepender, pois é “pura vida”!

Foto via Shutterstock: catarata río Celestepuente en bosque húmedopareja en playa salvaje de Costa Rica, Volcán Arenal.
Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação