130 convites de casamento: tome nota e convide com estilo!

Acertar na escolha deste "pormaior" tão importante é fundamental! E foi por isso que hoje não hesitámos em lhe dar os melhores conselhos e selecionar 130 convites de casamento de cortar a respiração... O detalhe faz a diferença!

  • Convites e Estacionário
  • Tendências
  • Msn
  • Convidados
  • 2019
  • 2020
  • Galleries

Agora sim, é a sério.  O seu grande dia aproxima-se e os seus sonhos vão tornar-se realidade. Chegou o momento de pensar em entregar os seus convites de casamento, que representam o primeiro contacto que os seus convidados vão ter com o seu grande dia. Porque os convites são, efetivamente, a carta de apresentação da sua celebração, reunindo não só as informações importantes – como o local e a data da mesma – mas também assumem  o papel de transmitir aos seus convidados qual o estilo do casamento que vocês estão a planear para celebrar o vosso amor, dando-lhes desde logo uma ideia, inclusivamente, do que vestir ou que sapatos escolher, sobretudo às convidadas, que começam logo a pensar no outfit que vão usar. Vocês, noivos, por seu turno, têm o acesso cada vez mais facilitado a uma grande diversidade de estilos de convites de casamento, podendo optar por modelos originais ou temáticos, para conseguirem harmonizar, assim, todos os elementos do dia em que irão, finalmente, dizer o “Sim”. Por isso, nesta galeria selecionamos 130 tipos de convites de casamento muito diferentes, nos quais se poderá inspirar e com os quais poderá convidar com muito estilo.

Os convites de casamento abrem a fresta da janela do vosso casamento, aos vossos familiares e amigos… Ou melhor, a todos aqueles cuja presença é obrigatória! O grande dia deixa de ser real apenas para vocês – feliz casalinho! – e passa a ser real para todos… Vai acontecer!

A identidade visual do casamento

O convite de casamento faz parte de um “pacote maior”, ao qual chamamos identidade visual. Aqui a ideia é que todo o estacionário ou elementos de papelaria do grande dia siga a mesma linha visual, desde o save the date, aos  menus de casamento, livros de honra, placas de casamento, site (se existir) e até as etiquetas que coloquem nas lembranças de casamento.

guardarconvites de casamento
Créditos: Pérola, Papel, Tesoura

Modelos e estilos de convites de casamento

Antes de começar a pedir orçamentos, queremos que procure inspirações e mostramos-lhe hoje, aqui nesta galeria, todos os tipos e modelos de convites, desde modelos minimalistas e simples, convites de casamento rústicos, convites de casamentos clássicos, forrados no interior, brancos ou com qualquer tipo de desenho ou estampado, nomeadamente os que apresentam desenhos pintados em aquarela, que estão muito na moda, bem como todos os que têm relação com a natureza ou com um estilo tipicamente tropical. Encontre ainda outros convites de casamento mais divertidos e atrevidos, carimbados a modo de postal, ao estilo hipster ou vintage. Não esquecer ainda os convites de casamento para padrinhos, que merecem um cuidado muito especial, único e inesquecível, e ainda os convites de casamento de luxo, com detalhes diferenciadores que reflitam a sofisticação que pretende para o seu casamento.

guardarconvites de casamento
Créditos: a pajarita

Tipos de papel e envelopes

Na escolha dos convites de casamento, há também a considerar o tipo de papel a utilizar, pois o mesmo afeta diretamente o tipo de impressão. Atenção à gramagem – que deve ser acima das 200g, para que o convite não se amarrote no transporte – à existência de brilhos ou texturas, ao material que o compõe e até o modo como é fabricado (se é, por exemplo, artesanal). Os tipos mais comuns são o cartão, o color plus, vergé plus, aspen, vegetal, reciclado e o semente. Evite papel fotográfico brilhante, porque se danifica facilmente, mas se for esse o seu desejo, opte pelo fosco.

Relativamente ao envelope dos convites de casamento, a tendência é serem o mais simples possível, para dar todo o protagonismo ao convite que escondem, mas é importante escolher o modelo de envelope certo, pois a primeira impressão é sempre a que fica.

Leia também: Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos

guardarconvites de casamento
Créditos: Ideia Genial

Fontes de Letra

A própria fonte utilizada vai ter de ser bem pensada. Por norma, os casamentos obedecem ao tema eleito pelos futuros casados. E tudo deve ser escolhido em sua função. A caligrafia usada no convite não é exceção. A que escolher vai acabar por dar uma ideia prévia de como vai ser a sua festa.

Lembre-se que o convite é a primeira impressão que os convidados terão sobre o seu casamento. O tipo de letra deverá, por isso, ser especial.

Para a ajudar, fizemos uma seleção dos estilos de fontes mais adequados para cada estilo de casamento. Escolha o seu!

guardarconvites de casamento
Créditos: Ideia Genial

Casamentos Clássicos

Nos convites para casamentos clássicos, as letras devem transmitir a ideia de que foram escritas à mão, com cuidado no desenho. Veja lá que tipo de fontes prefere: Great Vibes, Janda, As long as you love me, Champignon, Als Script Lovers Quarrel

Casamento romântico

As cerimónias com toque romântico sugerem convites com letras arredondadas e traços finos. São excelentes opções as fontes: Stalemate, KG, Somebody that I used to Know, La Belle Aurore, Montez  Halo Handletter 

Casamento informal

Se quiser dar um ar mais ligeiro e descontraído ao convite, escolha uma fonte sem serifa. Os exemplos abaixo são perfeitos: Arial, Arial Black, Alegre Sans, Tall Dark and Handsome, Headline Yellow Peas e Nue

Casamento rústico

As fontes mais adequadas para um casamento rústico são as mais rabiscadas: Homemade Apple, Ecuyer Dax Covered By Your Grace.

Casamento FESTA!

Você não quer perder pitada de divertimento no seu casamento. A ideia é FESTA de arromba. Então, o melhor é imprimir um tom alegre e descontraído ao convite. Ou então, um ar mais sério, com dourados. As fontes Jane Austen e Alexandria são algumas das melhores opções para este fim.

guardarConvites de casamento
Créditos: Estudio Requetebién

Dicas para escolher a melhor fonte

Se não quer dar tema à sua cerimónia e isso dificulta a escolha da melhor fonte de letra para chamar os seus convidados, siga estas táticas.

  • Selecione letras simples e legíveis que favoreçam a leitura;
  • Escolha até dois estilos de fonte diferentes: uma para as informações sobre o casamento e outra para o nome dos noivos. Isso confere profissionalismo e transmite um visual organizado ao convite.
  • Normalmente, a letra cursiva é utilizada para as moradas e nome dos noivos.
  • A fonte Handy George é polivalente: pode ser usada em qualquer estilo de casamento. É ideal para chalkboards (quadro negro), porque parece que está a pintar a giz.
  • Não será mal pensado contratar um profissional de confiança para escolher todos os detalhes do seu convite e obter o melhor resultado possível. A fonte é a protagonista do convite, mas todos os elementos que o envolvem (fonte, cores, logótipo, papel, etc) são muito importantes. É a sua conjugação que dará a ideia de como será o seu casamento.
  • Para deixar o convite ainda mais bonito, invista nos detalhes. Fitas, envelopes, tags e rendas dão um toque especial ao material.

Personalize os seus convites de acordo com o seu estilo

Cada vez mais a tendência é personalizar a festa de casamento. A ideia é que a sua festa não se assemelhe a nenhuma outra, que se sinta a sua personalidade e o seu toque em cada detalhe. Se gosta da ideia e está disposta a investir mais tempo e mais dinheiro para que assim seja, precisa de começar pelo princípio: o convite! Manda a etiqueta que o convite de casamento seja fiel ao estilo da festa para a qual remete. Por isso, se vai apostar numa decoração e estilo pessoais, é importante que o seu convite de casamento reflita isso mesmo.

guardarconvites de casamento
Créditos: Ideia Genial

Eis três ideias simples para personalizar o seu convite.

1. Desenhe-o, assine-o, entregue-o

Pode levar a instrução à letra e ser você mesma a desenhar ou simplesmente conceber um projeto e passar o briefing a um ilustrador ou designer a quem sinta confortável em confiar a tarefa. Para tornar cada convite ainda mais especial, tire uma manhã ou uma tarde para escrever uma mensagem pessoal em cada um deles. Assine todos e certifique-se que a sua cara-metade assinou também. Inspire-se com as 30 frases mais românticas para convites de casamento!

guardarconvites de casamento
Créditos: Diferente

2. Ilustrado ou com fotografia, seja a protagonista

Aproveite que a data do casamento está escolhida e a sua relação está numa fase positiva e feliz e marque uma sessão de namoro com um ou mais fotógrafos. Aproveite para testar as águas e começar já a escolher o fotógrafo do seu casamento. Quando tiver as provas, só tem de selecionar a sua foto preferida e arranjar uma forma de a incorporar no convite para o seu casamento, seja com a foto real ou através de ilustração, como fez Charlotte Casiraghi no seu casamento.

Leia também: como convencer o seu noivo a realizar uma sessão pré-casamento: 9 razões indiscutíveis

View this post on Instagram

#Wedding #Monaco

A post shared by Stephane Celerier (@stephane_celerier) on

3. Save the date: os e-invites!

Para casais menos formais e com uma lista de convidados mais à vontade com as novas tecnologias, o ideal será apostar nos e-invites, mas em vez de um email simples com instruções e localizações, porque não experimentar fazer uma sessão de namoro em vídeo e partilhar o resultado com todos os seus amigos e familiares? E é uma boa prática para enfrentar as mesmas câmaras no dia do seu casamento também. E se quiser ter um convite material, porque não oferecer um CD com um vídeo e outros mimos aos seus convidados?

 

Decida como melhor ajustar o convite ao seu estilo e ao estilo de casamento que sempre quis ter. Depois, só vai precisar de pedir orçamentos e investir uma grande parte do seu tempo a planear o seu final feliz.

10 erros mais comuns que os casais cometem

Sendo o convite de casamento um dos elementos de maior importância da organização do dia, existem alguns detalhes aos quais deve estar atenta para não errar. Veja os 10 erros de convites de casamento mais comuns que os casais mais cometem, para – precisamente! – não fazer o mesmo.

Leia também: Lista de casamento: os presentes que não podem faltar e os melhores conselhos para a elaborar

guardarconvites de casamento
Créditos: MUZA Weddings Design

1. Erros ortográficos

Peça a amigos e familiares que leiam o convite com atenção antes de os mandar imprimir. Com toda a envolvência do momento e todas as emoções, alguns pormenores podem passar-nos ao lado e, por isso, é recomendável que peça a alguém que esteja de fora que reveja o vosso convite para evitar os erros ortográficos.

2. Demasiadas cores

Não se entusiasme, não vai querer que o convite do seu casamento pareça um arco-íris. Certifique-se também que o texto seja visível mediante a cor que escolher. Caso queira um pouco de cor no seu convite, não queira pôr todas as cores. Aposte em tons neutros e dê um toque de vida com uma cor mais forte.

3. Querer incorporar todos os aspetos do casamento no design do convite

Estamos fartos de dizer que menos é mais, e não estamos a exagerar quando o repetimos imensas vezes. Tentar colocar rendas no convite inspirada no seu vestido, com os elementos arquitetónicos do local do casamento e as flores do seu ramo de noiva não vai ter um resultado final muito bom. Tente criar um convite harmonioso e não um convite confuso com todos os detalhes que gosta.

4. Convites em excesso…

Lembre-se que não é necessário fazer um convite por pessoa. Veja a sua lista de convidados e veja em quantas casas tem de distribuir os convites. Assim evitará excessos e despesas desnecessárias.

5. … ou não encomendar o suficiente

Não queremos que exagere, mas também que não queremos que mande fazer convites insuficientes para os seus convidados. Quando for mandar fazer os convites de casamento peça mais 50 convites extra, para não correr o risco de ter de ir mandar reimprimir, o que fica bastante caro.

6. Dar demasiado tempo de resposta aos convidados

Não dê mais do que quatro a cinco semanas para os seus convidados confirmarem (ou não) a presença no dia do vosso casamento. Caso lhes dê um período muito grande para dar a resposta, muitos vão esquecer-se ou até perder o convite, e não se vão lembrar que têm de lhe dar uma resposta.

7. Informações erradas

Tal como a questão dos erros ortográficos, também não vai querer que os convites sejam entregues com informações erradas. Para evitar isso, leia e releia o convite várias vezes e confirme as informações presentes: data, hora e local…

8. Entregar os convites com pouco tempo de antecedência

Como deve compreender, os seus convidados têm vida! Por isso deve entregar os convites com pelo menos 3 meses de antecedência, para que eles se possam organizar.

9. Incluir a lista de presentes no convite

É deselegante o seu convite de casamento mencionar a lista de presentes. Uma ótima solução é criar um site de casamento na Zankyou onde poderá criar a sua lista de casamentoAssim não será inconveniente!

10. DIY sem prática

Sabemos que organizar um casamento implica uma despesa enorme e, muitas vezes, para poupar, procuramos alternativas que possamos fazer nós mesmos em casa. No entanto esses DIY podem sair-nos mais caros do que a encomenda! Sabemos que os casamentos DIY ficam lindíssimos, com o charme de terem o cunho pessoal dos noivos, do seu empenho e carinho. No entanto, para algumas coisas que parecem fáceis, é necessário alguma prática… como é o caso dos convites de casamento! A verdade é que, para ficarem exatamente como gostaria, podem exigir um pouco de experiência.

E agora que lhe demos esta lista, não tem como errar! 

guardarconvites de casamento
Créditos: MUZA Weddings Design

4 ideias divertidas para o seu convite de casamento

Se acha os convites tradicionais bonitos, mas não condizem com a sua personalidade, nem com a festa de casamento que idealizou para si e precisa de convites mais joviais, divertidos, bem-humorados, então temos ideias certas para si: 4 tipos de convites de casamento perfeitos para quem quer uma festa out of the box!

Leia também: 10 dicas para escolher a estética, a estrutura e os textos para os convites de casamento

1. Os convites interativos

São convites de casamentos que convidam (passo o pleonasmo) os seus amigos e familiares a fazer algo de modo a poderem saber todas as informações do seu casamento. São muito populares os Save the Date com balões (que os convidados têm de encher para poder ler a data, local e dress code do evento), mas dentro deste estilo de convites incluem-se também os convites que são jogos, por exemplo. E são tantas as opções a explorar. Que ideia prefere? Os jogos de tabuleiro personalizados ou “quantos-queres” com as informações que todos vão precisar para chegar à sua festa? E um puzzle? Ou uma raspadinha?

guardarconvites de casamento
Foto Outlux
guardarconvites de casamento
Creditos: Uns e Outros – Design
guardarconvites de casamento
Créditos: Amor à Portuguesa

2. Os generosos

Comece a mimar os seus amigos e familiares logo na hora de os convidar para o seu casamento. Coloque o convite (um convite pequeno, simples e muito levezinho, de preferência) dentro de uma caixinha com um presente. Ideias? Que tal uma caixa com macarrons? Ou uma semente? Ou até mesmo uma pequenina planta? A logística de entrega destes convites é um pouco mais complicada, mas compensa. E vai deixar logo uma boa impressão.

3. Os personalizados

Convites tipo qualquer um pode ser. Mas personalizados nem por isso. E são muitas as formas que tem à sua disposição para os tornar únicos. Pode gravar um CD com uma playlist escolhida por si e pela sua cara-metade, pode usar fotografias ou um vídeo vosso ou pode pedir a um ilustrador que faça o convite com que sempre sonhou.

guardarconvites de casamento
Créditos: Diferente

4. Os improváveis (que se desdobram)

E se dentro de uma caixinha houver algo de inesperado? Ao abri-la os seus familiares vão encontrar algo para desdobrar (algo divertido, claro). E ao fazê-lo vão descobrir a boa nova: que você vai casar e que eles estão convidados!

A forma como escolhe convidar as pessoas mais importantes da sua vida para estarem presentes na sua festa de casamento diz muito sobre si. Invista algum tempo a escolher uma e espalhe o amor!

E agora… inspire-se com a nossa galeria!

Se está a planear o seu casamento não pode deixar de descobrir os convites tão especiais que reunimos para si nesta galeria. Porque não é só o vestido de noiva 2020 e o penteado de noiva que tornam o seu dia mais encantador: enviar um convite diferente e especial aos seus amigos e familiares é, também, uma boa forma de surpreender, ao mesmo tempo que lhes estará a dar a conhecer o modo como será o grande dia do seu casamento!

Veja também o nosso vídeo com as frases mais bonitas para colocar nos seus convites de casamento. Inspire-se, mas não deixe nunca de ouvir o seu coração!

 

E talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo