16 alternativas perfeitas para destronar o clássico bolo de casamento

Se é daquelas noivas que prefere inovar e deixar de lado certas tradições nupciais, como o clássico bolo de casamento, então este é o seu artigo!

É verdade que os casamentos são, por inerência, celebrações cheias de história e tradições que sobreviveram ao longo dos anos. No entanto, existem alguns costumes que se modificaram, adaptando-se às tendências da época, como é o caso dos vestidos de noiva, dos ramos ou até dos convites.

Bakewell | Foto: João Almeida

E, agora, chegou o momento do bolo nupcial, que foi evoluindo para dar lugar a ideias revolucionárias e que dão um toque divertido e diferente. Uma vez terminado o jantar é o momento desta sobremesa (e outras) entrar em cena. Podemos dizer que se trata de um ato protocolar e/ou também o momento de relaxar e desfrutar da festa.

A tradição sempre ditou que devem ser os noivos a cortar a primeira fatia do bolo e só depois se começa a distribuir o bolo pelo resto dos convidados. Mas se é uma noiva que marca tendência, certamente já pensou em banir o bolo e optar por outra sobremesa mais inovadora (ou pelo menos oferecer ambos). Aqui tem 15 opções diferentes.

1. Bolo de uma só cor 

São talvez uma alternativa para os noivos menos arriscados, já que não revoluciona totalmente o tradicional bolo. Costumam ser de cores escuras, com toques dourados ou prateados, e são um substituto elegante que, seguramente, impressionará os seus convidados.

Bolos por Gosto

2. Croquembouche ou pièce montée

É uma sobremesa tradicional francesa que se costuma servir nos casamentos ou batizados e que volta a estar na moda. O croquembouche é feito a partir de profiteroles unidos por um tecido de açúcar ou caramelo, dispostos numa torre e cheios de chocolate ou chantilly. Pode optar pelo original ou deixar a criatividade dos cake designers para fazer adaptações fabulosas.

Cupcake
Cupcake

3. Cupcakes

São uma das opções estrela dos casamentos. É uma alternativa visualmente muito atrativa e deliciosa para quem é fanático por doces. Hoje em dia é muito comum ver num casamento uma torre de cupcakes de cores estrategicamente combinadas para fazer parte da decoração.

Cupcake
Foto: whimsical-wonderland-weddings
Foto: whimsical-wonderland-weddings

4. Crepes

Uma tendência que também nasce em França para substituir o clássico bolo de casamento: uma elaborada pilha de crepes finos. Enfeitados com frutos vermelhos e banhados com distintos xaropes ou com recheios a transbordar de forma delicada para deliciar não só o paladar, mas os olhos. E como nem todos gostam das mesmas coisas, pode optar por fazer mini crepes individuais no momento e personalizar com o nome dos convidados ou uma figura feita de xaropes. Para os mais gulosos existe a opção de escolher entre Nutella, doce de leite, frutos secos triturados… Hummm!

Foto via Pinterest

5. Donut Wall 

Esta alternativa deixa completamente de fora a forma tradicional do bolo e dá lugar a um painel feito, exclusivamente, de donuts com diferentes decorações. Estes podem ser de chocolate, açúcar, amêndoas picadas, morango, entre muitos outros que se adaptem ao seu gosto.

Foto: Days of chandler
Foto: Days of chandler
Bombonuts

6. Kransekake

É uma sobremesa tradicional dinamarquesa que se costuma comer em ocasiões muito especiais, como no ano novo, batizados e, claro, casamentos. O nome literalmente traduzido é “bolo anel“, são anéis feitos de amêndoa, açúcar e clara de ovo, como maçapão. Assim, se é amante deste doce típico, pode fazer dele o seu bolo de casamento.

Foto via Pinterest

7. Macarons

Tal como acontece com os cupcakes, os macarons são uma opção cada vez mais comum nos casamento. A sua infinidade de sabores e cores fazem com que sejam irresistíveis. Pode servi-los individualmente a cada convidado ou colocando-os numa torre em forma de bolo.

Foto: bakers-royale
Foto: bakers-royale
Quinta do Roseiral

8. Strudel de maçã 

É uma sobremesa muito conhecida na Áustria e Alemanha e que pode ser uma opção ideal para substituir o tradicional bolo nupcial. Se o seu casamento for no outono ou com toques rústicos, não tenha dúvida em escolher bolos feitos de massa folhada ou tartes de frutas.

9. Bundt cake

Se é das que gosta de doce mas prefere evitar o chocolate e o excesso de açúcar, esta é a sua sobremesa. Trata-se de um tradicional bolo com o qual pode dar o toque doce ao seu casamento, sem cair em excessos.

Foto: Mama Framboise
Foto: Mama Framboise

10. Gelado

É uma opção muito fácil e simples para oferecer aos seus convidados. Recomendamos que escolha gelados artesanais, de boa qualidade e de distintos sabores, que possam ser servidos quer em taças ou cones.

Foto: Kristen-Weaver
Foto: Kristen-Weaver

11. NY Cheesecake

É sem dúvida a escolha mais chique e divertida com a qual, seguramente, triunfará no dia do seu casamento. Pode optar pelo clássico de frutos vermelhos ou apostar por um de doce de leite e ainda de limão com hortelã. Mas se não consegue escolher, tem a opção de os servir em mini porções para que os seus convidados possam provar todos.

Foto via Pinterest

12. Fondue de chocolate

Já é muito popular a opção de ter uma fonte de chocolate com espetadas de fruta nos casamentos. Quer seja no momento da receção dos convidados ou uma vez inaugurado o baile dos noivos, mas… o que acha da opção de servir no momento do banquete um mini fondue individual a cada um dos convidados? Vão ficar surpreendidos!

Foto via Pinterest

13. Pudim flan ou gelatina

É uma opção clássica e perfeita se escolheu um menú com pratos pesados ou em grande quantidade. Sirva um pouco de pudim flan ou gelatina em qualquer das suas variedades, é um gesto que os seus convidados vão agradecer.

Foto via Pinterest

14. Batidos e smoothies

Uma escolha excepcional que pode converter o seu casamento num dos mais alegres e divertidos. Se quer surpreender os seus convidados não duvide em pular as normas e substituir o bolo por bebidas com infinidades de sabores, deixando a escolha para cada um dos convidados.

Foto: Laura Ivanova photography

15. Bolo feito de queijos

Trata-se de uma torre composta por distintos queijos, tentando imitar a forma do tradicional bolo. Se é uma noiva criativa e os bolos não são uma opção para si porque não é fanática por doces, esta alternativa tão pouco convencional será a sobremesa ideal para fechar com chave de ouro.

Foto via Pinterest

16. Naked Cakes reinventados

Apesar dos naked cakes terem sido apontados por alguns wedding planners de renome internacional como algo ultrapassado para 2018, nós continuamos a adorá-los e continuam a ser uma das opções mais desejadas pelos noivos que pretendem dar um toque de modernidade ao seu casamento, dentro de um estilo rústico. Mas não quer dizer que não seja possível inovar. Sim, os naked cakes em camadas, com frutos vermelhos, apontamentos floridos e aquele recheio a transbordar que faz instantaneamente crescer água na boca aos mais gulosos é verdadeiramente tentador, mas e o que nos diz a este bolo que é um mix de naked cake com drip cake, de três andares da Bolos com Encanto? Divinal, original e certamente delicioso. O factor WOW para impressionar os seus convidados.

Experiente no ramo e com uma mestria inigualável, a Bolos Com Encanto está pronta para adoçar as bocas dos seus convidados, conseguindo transformar o seu sonho numa realidade e confecionar o “tal”.

Bolos Com EncantoDelicie-se com os bolos da Bolos Com Encanto!
Bolos Com Encanto

17. Pensar Out of the box

Nada como pensar diferente, se quiser impressionar. Agradar os seus convidados não só pelo paladar, mas pelo lado artístico de um bolo de casamento que irá marcar, certamente, o seu grande dia como um dos mais originais. E para vos ajudar a encontrar os sabores únicos e menos convencionais, em bolos e sobremesas criados de raiz a partir das vossas preferências, gostos e inspirações, têm a BakewellDos seus trabalhos criativos, destacamos este bolo fantástico, que muito provavelmente nunca teria imaginado para o seu casamento. Porque é isso que se quer, pensar diferente, ser original e surpreender!

BakewellDelicie-se com este e outros bolos da Bakewell
Bakewell
BakewellDelicie-se com este e outros bolos da Bakewell
Bakewell

Qual destas sobremesas e alternativas escolheria? Qualquer uma destas opções são uma boa escolha para o momento mais esperado pelos amantes dos doces. Aproveitem!

Veja ainda:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como conseguir um casamento original, diferente a todos os outros?
Como conseguir um casamento original, diferente a todos os outros?
Como queremos ajudar os casais a tornarem os seus sonhos realidade, hoje contamos com a opinião de profissionais para que tenham um casamento original! A todos eles fizemos a mesma pergunta: Como conseguir um casamento diferente a todos os outros? Vamos conhecer juntos a resposta?
Momentos Especials/ João Marques Fotografia
20 pesadelos que todas as noivas têm antes do casamento
Muitas noivas têm pesadelos com o dia do casamento. Alguns deles são bastante comuns e frequentes. Quer saber quais para estar preparada para os enfrentar?
Modelo Carya de Gio Rodrigues | Foto: Rui Teixeira Wedding Photography
Tipos de corpo: conheça melhor o seu e escolha o estilo de vestido ideal para a sua silhueta
Procure perceber qual o seu tipo de corpo e quais os designs que melhor favorecem a sua silhueta, para deslumbrar no dia do seu casamento!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação