5 requisitos infalíveis que o fotógrafo do seu casamento deve cumprir

O fotógrafo é um dos fornecedores mais importantes de um casamento, porque o seu trabalho tem a responsabilidade de eternizar o Grande Dia dos recém casados. É graças ao seu talento e sensibilidade que a boda ficará na memória de todos, com os registos mais genuínos possíveis.

Mas a experiência com o seu fotógrafo pode ainda ser muito mais completa, se você optar por registar todo o processo, desde que é pedida em casamento, incluindo o trash the dress, o wedding day e sessões pós-casamento. Mas antes de mais nada, terá de encontrar o fotógrafo que fará do seu casamento arte.

Tome nota destes cinco requisitos infalíveis que deve encontrar no TAL fotógrafo.

Deambulando
Deambulando

1. Empatia/proximidade

As sessões fotográficas aproximam os noivos dos fotógrafos e essa proximidade é um dos segredos para que as imagens saiam perfeitas, expressando exatamente o que está a acontecer naquele momento ou o sentimento e emoção que está a invadir o coração de alguém, em dado instante. Como tal, primeiro que tudo, antes de se decidir por um fotógrafo, certifique-se que tem empatia com ele, já que é esta característica que gerará a tal proximidade desejada.

Made in Love Wedding Photography
Made in Love Wedding Photography

Com a Made in Love Wedding Photography essa proximidade será fácil de alcançar, porque a confiança, dedicação e cordialidade são os seus pontos fortes. Ao se encontrar com esta equipa, vai logo perceber que o objetivo deles é fazê-la feliz no dia do seu casamento, proporcionando-lhe fotografias que mostrem a autenticidade do dia. Uma coisa é certa: com este atelier, a serenidade e autenticidade estarão refletidas em cada olhar, em cada gesto. E isso não é de estranhar, porque a Made in Love Wedding Photography nasceu da possibilidade de oferecer um trabalho criativo e inovador que, de uma forma elegante e única, retrate momentos e emoções inexplicáveis. Isto só é possível com um grau de proximidade, identificação e empatia muito grande com os noivos.

Made in Love Wedding PhotographyAgende a sua reunião!
Made in Love Wedding Photography
Made in Love Wedding PhotographyAgende a sua reunião!
Made in Love Wedding Photography

2. Experiência e talento

Não há uma fórmula mágica para a escolha do fotógrafo do seu casamento, mas não seria má ideia procurar referências de outros casais que já tenham trabalhado com ele e certificar-se que ele e a sua equipa têm experiência e talento. Nessa procura por informações pessoais, tente saber qual a área de formação do fotógrafo, se a fotografia é mesmo a sua profissão ou apenas um hobbie. E com que estilo trabalha, ou seja, se segue uma linha de fotorreportagem ou documental, por exemplo.

DeambulandoAgende a sua reunião!
Deambulando

Lembre-se de que o fotógrafo será o responsável pela forma como você reviverá o seu dia de casamento para sempre. Neste caso, o importante é que a câmara seja manejada por alguém especial, capaz de contar histórias, transformando-as em arte. O atelier Deambulando é perfeito para isso, já que em estilo de fotorreportagem capta os momentos mais espontâneos e naturais do dia. Elisa Pinto Freitas, criadora deste projeto, juntou-se a Paulo e, desde 2015 que não param de manejar as câmaras, com a promessa de congelar no tempo os casamentos mais marcantes. Dedicação não lhes falta, criatividade muito menos, e não, a fotografia não é um hobbie para esta equipa.

DeambulandoAgende a sua reunião!
Deambulando
DeambulandoAgende a sua reunião!
Deambulando

3. Responsabilidade para fazer um destination wedding 

O fotógrafo ideal é aquele que fotografa para os noivos, sabendo que aquele dia é único e nunca mais se repetirá. Ele tem consciência da sua responsabilidade e que dele dependem os registos mais marcantes de todo o processo que acompanha o casamento. Os destination wedding são um ótimo exemplo disso. Neste caso, os fotógrafos não viajam para se divertirem, mas para surpreenderem (pela positiva) os noivos.

Mémorelle - Photography&VideoAgende a sua reunião!
Mémorelle – Photography&Video

A Mémorelle – Photography&Video, tal como o nome da empresa sugere, tem a capacidade especial de criar imagens que perduram no tempo, pela sua beleza autenticidade e valor artístico. Há lá características mais importantes para se criar um álbum de um destination wedding? Acreditamos que não, porque um casamento no estrangeiro merece, por tudo o que está envolvido, uma especial dedicação. A mesma atenção que Bárbara & Tiago, o casal de fotógrafos da Mémorelle, impõem em cada sessão fotográfica. Estes artistas entregam-se de corpo e alma a cada trabalho, vendo a fotografia como uma real expressão de amor, onde sentimentos, palavras e momentos se encontram gravados. Para este casal, o amor é omnipresente, e a atenção e dedicação que impõem em cada foto é simplesmente incomparável.

“Apaixonamo-nos em cada momento, em cada segundo e em cada captação. A fotografia e o vídeo são para nós uma maneira de sentir, de “quase” tocar e de amar. O que capturamos fica eternamente e relembra-nos de pequenas coisas, mesmo depois de termos esquecido tudo.”

Mémorelle - Photography&VideoAgende a sua reunião!
Mémorelle – Photography&Video
Mémorelle - Photography&VideoAgende a sua reunião!
Mémorelle – Photography&Video

4. Confiança

Você tem de acreditar que contratou o fotógrafo certo. Aqui, não há lugar para dúvidas. Para que o resultado final saia exatamnte como idealizou, convém que você confie no trabalho dele e saiba de antemão que o estilo que ele adota é coincidente com o seu gosto pessoal. Ou seja, é importante que você esteja certa de que o fotógrafo vá tirar aquele shot que você está à espera, como por exemplo, a uma gargalhada (congelada). Se ele perceber que você é bem-disposta e que dá valor a apontamentos de alegria no álbum, ele deve estar pronto para registar esse tipo de momentos. É essa sintonia entre profissional e casal é que leva a um resultado espontâneo e deslumbrante, tal como o que conseguirá com o trabalho de Your Story in Photos.

Your Story in Photos.Agende a sua reunião!
Your Story in Photos.

Esta empresa é composta por Romana e Emanuel, marido e mulher, que trabalham em conjunto para tornar o dia do seu casamento memorável. Eles têm a capacidade especial de congelar no tempo cada gargalhada, abraço ou lágrima de emoção. Como o nome Your Story in Photos sugere, a forma de expressão destes fotógrafos é a narração visual, quer com base num estilo de reportagem foto jornalística, como através de fotos em pose, mas fazendo sempre por dar um toque pessoal e inventivo. “Gostamos de trabalhar com discrição e captar momentos espontâneos, mas também podemos de vez em quando procurar a colaboração dos noivos ou dos convidados para criar imagens criativas que reflitam o espírito do evento, o caráter e a historia dos noivos, e a nossa visão“, confidenciam-nos.

Pelo que leu, já confia neles, certo?

Your Story in PhotosAgende a sua reunião!
Your Story in Photos
Your Story in PhotosAgende a sua reunião!
Your Story in Photos

5. Originalidade

O importante é que você e o seu noivo se sintam bem na vossa pele, quando se estiverem a deixar fotografar. Assim, mais facilmente as fotos saem naturais e, por sua vez, originais. Isto porque não vai haver poses forçadas. Tudo é resultado de momentos autênticos, e os fotógrafos lá estarão para captar aquele milionésimo de segundo que dará origem a uma expressão facial, no mínimo caricata. A originalidade de um trabalho está aí. A Agenda D’Emoções que o diga! Este atelier pauta-se por um serviço descontraído, onde a filosofia será sempre captar a essência do momento vivido. Com base no fotojornalismo e fotografia artística, preza um estilo divertido e romântico, indo ao encontro daquilo que os clientes desejam.

Agenda D'EmoçõesAgende a sua reunião!
Agenda D’Emoções
Agenda D'EmoçõesAgende a sua reunião!
Agenda D’Emoções

Como vê, encontrar o fotógrafo ideal não é assim tão complicado. Olhe para dentro de si e veja o que considera importante. No fundo, terá de fazer o mesmo exercício nessa busca incessante por um fotógrafo perfeito. A única diferença é que nós adiantámos-lhe já alguns requisitos que ele deve cumprir para o conseguir. Comece pela empatia e termine na originalidade. E, seguida, espere por obras de arte com sensibilidade: assim serão as fotos do seu casamento!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: White Valley
O que precisa de saber para escolher a empresa que vai fazer o vídeo do seu casamento
O que se pretende de um registo em vídeo é que aquando da sua visualização, os noivos e familiares que assistem, consigam transportar-se para o local e sentir esses momentos. Neste artigo, revelamos-lhe tudo o que precisa saber para escolher o fotógrafo e o videógrafo ideal para o seu casamento.
Helder Couto Photo
O melhor fotógrafo para cada espaço de casamento
A organização de uma boda nem sempre é fácil. Tem de tomar muitas decisões, entre as quais sobre o espaço e os fotógrafos. Hoje, ajudamo-la a matar dois coelhos com uma cajadada só
José Raposo
As 8 coisas que deve fazer após o compromisso: tudo para a organização do seu casamento descomplicada!
Não se deixe invadir pelos nervos após ter dito o “Sim” e fique atenta às seis coisas que não pode deixar de fazer assim que tiver o anel de noivado no dedo!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação