Como poupar nas flores do casamento

É certo e sabido que casamento sem flores não é casamento! Mas muitas vezes, os noivos acabam por gastar muito mais do que pretendem, nas flores. Além da decoração da igreja e para o copo-de-água, há também os centros de mesa e, por vezes, pequenos arranjos que acompanham os brindes para os convidados. Já para não falar no bouquet e no penteado da noiva! Mas, vamos falar de orçamentos outra vez? Nada disso! Neste artigo, contamos-lhe todos os segredos (Schiuuu!) para que possa poupar nas flores de casamento.

Ideias de Veludo

Responsáveis por trazer cor e vida ao evento, as flores desempenham um papel fundamental em qualquer casamento. E o seu não é exceção! Por si só, o bouquet é o que, normalmente, mais pesa no orçamento, seguido da decoração da cerimónia e receção. Mas, saiba que é preciso economizar, se estiver atenta a alguns detalhes fundamentais.

Ideias de Veludo

1. Flores da mesma cor

Se misturar flores dentro da mesma tonalidade, é possível criar arranjos florais bem interessantes, sem gastar muito. Como? Dê maior destaque às flores mais caras, e faça-as acompanhar de flores mais baratas, que estejam dentro da mesma vibração de cor. O resultado: Arranjos únicos, harmoniosos e cheios de estilo, e mais alguns trocos na carteira.

Foto: João de Medeiros & Pamela Leite
Foto: Vilaverde em Flor

2. Bouquet e damas de honra: sim ou não?

Dama de honra que se preze deve usar um bouquet. Pode não ser tão vistoso quanto o da noiva (até porque nem convém), mas tem de levar flores. Ok, se quer manter a tradição, o ideal é usar ramos mais pequenos, optar por cada uma levar apenas uma flor ou começar a dispensar damas de honra (estamos a brincar!).

Foto: Lourenço Wedding Photography
Foto: Helder Couto Photographer

3. No inovar é que está o ganho

Talvez seja melhor fazer todos os arranjos na florista, porque quem sabe sabe, e a D. Piedade lá do bairro é que sabe! Ou então, não! Já pensou em pedir algumas flores “emprestadas” a um parque ou floresta que tenha perto de casa? As flores selvagens e os ramos formam excelentes bouquets de flores. Amarre-os com uma fita de cetim ou rendada ou, ainda, uma corda comum.

Foto: Nuno Belo Photographer
Greenpic’k / Styling, decor & floral design

4. Aposte na reciclagem

É bem comum que casamento e boda tenham estilos relacionados. Se é esse o seu caso, encarregue algumas pessoas da missão de transportar as flores do local da cerimónia para o copo-de-água. Tenha a certeza de que esses nobres guerreiros do eco-friendly sabem o local exato para o reposicionamento das mesmas e desfrute de uma decoração muito mais económica e amiga do ambiente.

Foto: 1Love4Ever Photography
Foto: 1Love4Ever Photography

5. Viva a simplicidade

Nem sempre um ramo farto é sinal de elegância. Dependendo do seu estilo, pode optar pela utilização de um ramo minimalista, usando uma decoração floral delicada e simples. Um cenário com algumas, mas elegantes flores, trará certamente uma certa leveza à cerimónia, e à sua preocupação relativamente aos gastos.

Foto: João de Medeiros & Pamela Leite
Foto: Nuno Belo

6. Muito mais para além das flores

Frutas, flores secas, ramos, cordas ou outro tipo de verduras selvagens… A sua imaginação é o limite. Use e abuse do que a natureza tem para lhe dar. E além disso, pode sempre adicionar outro tipo de elementos ao seu bouquet, para além da natureza. Já pensou em conchas, pérolas, fitas ou botões?… Claro que tudo dependerá do seu estilo, mas o mais importante é não se deixar limitar pelo conceito, e aproveitar para inovar.

Foto: BIJU Bouquet
Foto: BIJU Bouquet

Agora que já sabe como poupar nas flores do seu casamento, é hora de pensar no que vai fazer com esse dinheiro extra. Que tal começar a pensar na lua-de-mel? E para que possa poupar ainda mais, saiba quais os 10 gastos a evitar no seu casamento e conheça as nossas 7 dicas incríveis para poupar.

Nota: As fotos utilizadas são meramente ilustrativas.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Quinta D'Azenha
As melhores flores para cada estação do ano: a seleção dos experts!
As flores são elementos importantíssimos para dar vida, graça e charme à decoração. Confira quais são as melhores flores para casamento para cada estação do ano!
The Quinta - My Vintage Wedding_
Como decorar o seu casamento sem flores: as ideias mais originais
Talvez pareça estranho, mas nem todas as pessoas gostam da ideia de decorar o seu casamento com milhares de flores. Tal não significa, claro, que as flores não sejam bonitas. No entanto, pode haver outros factores a considerar na hora da eleição
Diana Nobre Fotografia
10 coisas que TODOS os casais devem fazer nas 48 horas depois do casamento!
E depois do casamento? Há vida depois do casamento? Claro que sim! Há mais do que isso até: existem, pelo menos, 10 coisas que TODOS os casais devem fazer até 48 horas depois do casamento! Querem saber quais são?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação