Como escolher o serviço de Catering para o meu casamento

O serviço de catering é uma das peças fundamentais que sustentam o todo que constitui um casamento. Com efeito, a gastronomia é geralmente o que é mais recordado pelos convidados e o que mais contribui para o sucesso ou insucesso da sua festa. Por isso, deverá ser um dos aspectos com o qual deve ter grande cuidado na organização do seu grande dia.

É importante contratar o serviço de catering com a devida antecedência, sabendo que merece até metade do orçamento de um casamento. Também será essencial saber se o espaço oferece este serviço ou se deve contratá-lo à parte. Para decidir entre a variada e extensa oferta de fornecedores que tem ao ao seu alcance, tenha em conta estes cinco passos:

Passo 1: Definir o número de convidados

Este passo é importante para qualquer aspecto da organização de um casamento. Com efeito, os serviços de catering alteram-se em função do número de pessoas participantes num evento e, alguns, até estabelecem um mínimo e um máximo para conseguirem garantir a qualidade do serviço. Por isso, certifique-se de a qualidade dos pratos e do serviço é assegurada pela empresa ou empresas que tem em mente. Isto porque é preciso ter cuidado, já que muitos serviços de catering, quando têm de lidar com grandes grupos, tornam-se simples “linhas de montagem de comida” e negligenciam o cuidado com os seus produtos e serviços.

Iguarias do Tempo

Passo 2: Procurar referências

A opinião mais importante é a sua, claro, mas é essencial ter em conta experiências passadas de pessoas que já contrataram anteriormente os serviços de catering que tem sobre a mesa. Noivos e especialistas têm sempre algo a dizer e acrescentar, pelo que é fundamental que cruze informações, opiniões e conselhos antes de chegar a uma decisão final.

Quinta do Roseiral Catering

E atenção: apesar de a comida ser – obviamente! – essencial, há outros serviços que também contam para a equação, incluindo a forma de trabalho dos profissionais. E, sem dúvida, que quem já conhecer os serviços de catering que está a considerar contratar saberá aconselhá-la melhor do que ninguém.

Passo 3: Informar-se sobre os serviços incluídos

Um catering para casamentos não se limita a oferecer pratos de comida. Por isso, é fundamental perguntar sobre tudo o que está incluído no preço, inclusive para saber se terá que contratar esses serviços à parte, pois far-lhe-ão falta.

Miss pavlova | Foto: 135 milímetros

Falamos de empregados de mesa, do bolo de casamento e também de decoração, entre outros. Com efeito, muitos serviços de catering diferencia-se dos restantes não apenas pelo conteúdo do banquete mas também pelas opções e especialidades com que trabalham e que servem para enriquecer não só os sabores mas também todo o envolvimento. Assim, hoje em dia é muito comum encontrar diferentes cenários em casamentos: variedade de pratos de países diferentes, inovações e, inclusive, banquetes baseados unicamente num aperitivo longo e variado (fingerfoof). O importante é ser original e destacar-se.

Quinta do Roseiral Catering

Passo 4: Marcar uma degustação para garantir quantidade & qualidade

Quanto já tiver vários candidatos, baseados em referências e na informação obtida, irá chegar a um dos momentos mais importantes e divertidos da escolha do serviço de catering: a degustação. Esta será a chave para saber através do paladar como trabalha o catering e conhecer os diferentes menus, entre os quais pode estar o vencedor.

Ambientes Perfeitos – Catering

Além disso, irá também garantir que consegue uma complementaridade perfeita entre qualidade e quantidade de comida no seu prato. Com efeito, neste ensaio é conveniente estabelecer as quantidades que se repartirão por cada pessoa para evitar surpresas na grande função, sempre com o conselho dos profissionais e sua experiência.

Ambientes Perfeitos – Catering

Também não se esqueça da qualidade das composições. Esta é determinada quer pelo conteúdo como pela forma, quer dizer, em apresentações trabalhadas com sabores únicos. Os produtos da temporada, típicos da estação na qual irá celebrar o seu casamento, são uma boa opção, mas também a procura de sensações especiais e inesperadas. Assegure-se de que os produtos são frescos e que a apresentação dos pratos anteveja a magia que espera o paladar.

Ambientes Perfeitos – Catering

Passo 5: Ter em conta os detalhes

Os serviços de catering têm cada vez maior capacidade de adaptação – e ainda bem! É que, nos tempos que correm, proliferam doenças relacionadas com a alimentação, entre as quais alergias e intolerâncias mais ou menos graves. Por isso, é importante encontrar um serviço de catering que tenha em conta este tema. Assim, quanto tiver “fechada” a lista dos seus convidados, deve perguntar a cada um deles se têm algum problema de saúde que implique alternativas exclusivas nos menus. Verifique, depois, se o catering que está a pensar em contratar não tem nenhum problema em oferecer outras opções ou, melhor ainda, se já as contempla nos menus oferecidos.

Verde aos Molhos Catering
Verde aos Molhos Catering

Outro detalhe que deve também ter em conta é a capacidade do catering para responder a mudanças e problemas de última hora. Não faria nenhum mal contar com várias alternativas.

E, por fim – e tal como em relação ao espaço escolhido – informe-se sobre os seguros de cancelamento do catering em caso de adiamento ou anulação do casamento. Ainda que seja muito pouco provável.

Descubra que tipo de catering

irá ter no seu casamento

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Gémeos Catering
O buffet ideal para o dia do seu casamento com Gémeos Catering
Tempere o seu casamento ao sabor da sua personalidade e surpreenda o paladar dos seus convidados!
M Catering
M Catering: fazem com que possa viver a experiência do casamento da melhor maneira
Uma boa festa passa sempre por boa comida e por boa música. O Catering é, por esta razão, fundamental!
Mary me Eventos: Mais que um serviço de Wedding Planning, mais que uma amiga!
Mary me Eventos: Mais que um serviço de Wedding Planning, mais que uma amiga!
Podíamos dizer na Mary Me Eventos organizam casamentos. Mas isso não faria justiça ao que a equipa liderada pela wedding planner Maria Luíz Vaz Teixeira verdadeiramente faz.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação