8 dicas para organizar um casamento à distância

Longe vão os tempos em que organizar um casamento à distância seria uma verdadeira dor de cabeça. Hoje em dia está tudo tão facilitado que decerto não terá grandes dificuldades em tratar de tudo como se estivesse fisicamente no local onde escolheu dizer o “Sim” à pessoa com quem quer viver o seu “feliz para sempre”. No entanto, como em tudo, há pormenores a ter em conta, passos importantes a percorrer e dicas a considerar.

Foto: Nuno Belo Photographer
Foto: Nuno Belo Photographer

A verdade é que podem existir mil e um motivos para estar longe do local onde deseja casar. Ou porque trabalha no estrangeiro ou reside noutra cidade, mas faz questão que o casamento seja na terra que a viu nascer; ou porque o seu sonho é, de facto, fazer um Destination Wedding num local paradisíaco… na realidade, não interessa o “porquê”, mas sim o “como”. Por isso, deixamos-lhe aqui algumas dicas para facilitar a organização do seu casamento à distância.

1. Antecedência

Sim, é possível organizar um casamento em pouco tempo. Mas para quê entrar em stress quando pode fazer as coisa com calma e tempo? A nossa sugestão é que comece a tratar do seu casamento pelo menos um ano antes da data. Assim terá capacidade para reagir perante as adversidades que encontrar no caminho e conseguir garantir que o local onde quer casar e os fornecedores mais requisitados estejam disponíveis. Se organizar tudo com bastante antecedência, terá tempo suficiente para fazer todo o seu planeamento financeiro e informar o seus convidados que não residem na cidade do evento sobre o destino do enlace.

2. Lista

Organize-se. Faça uma lista de tudo o que precisa de tratar. O que é necessário num casamento? Vestido de noiva, acessórios, convites, brindes, decoração, comida, animação, banda, Dj e até organizar a lua-de-mel. Veja como fazer uma checklist de casamento para correr tudo na perfeição

3. Internet e telefone

Se está longe, estas duas ferramentas vão ser as suas melhores amigas durante os próximos tempos. E se pensar bem seria através delas que iria resolver grande parte das questões relacionadas com o seu casamento, certo? Hoje em dia consegue ver, comprar e quase experimentar tudo através da internet. Pesquise tudo e muito! Contacte diretamente as empresas/fornecedores por e-mail – o catering, os animadores da festa, quem produz os convites ou faz o bouquet, etc. Peça orçamentos e vá comunicando de forma constante e sempre muito simpática.

4. Documentação

Há uma grande vantagem para quem vai casar pelo civil – pode fazer tudo online. No site Civil Online pode avançar com o processo de casamento no registo civil, poupando muito tempo e evitando a burocracia do costume.

5. Vestido e acessórios

Esta questão terá mesmo de resolver no local onde está a viver. Um vestido de noiva exige sempre uma prova, pelo menos! Mas para ir adiantando serviço, pesquise on-line, veja alguns sites de marcas ou estilista que gosta e imprima as fotografias. Assim quando for procurar, será mais fácil. Também pode optar por contactar as lojas diretamente e pedir que lhe enviem catálogos. Explique que está a organizar tudo à distância e que precisa de ajuda. Quando estiver tudo pronto, pense na forma como o vai transportar. Se tiver que ser expedido de avião trate de tudo cerca de 3 semanas antes do casamento.

6. Decoração

Aqui, e mais uma vez, a internet será fundamental. Já sabe que tipo de decoração quer, as cores que pretende, o seu estilo de eleição? Ótimo! Compile imagens, junte tudo numa pasta e envie por e-mail para várias empresas. Explique o que quer e peça orçamentos.

7. Apoio

Caso seja possível, tenha sempre um apoio do lado de cá, ou seja, na cidade onde vai casar. Pode ser um amigo ou um familiar, alguém que esteja disponível para responder a uma emergência. Essa pessoa também poderá ser muito útil na hora de escolher a ementa. Provar pratos ainda é impossível através da internet, mas pode confiar essa tarefa a alguém, dando-lhe dicas do tipo de comida que pretende ou gosta. O mesmo se passa com o local onde vai casar. Peça a esse amigo para visitar a igreja ou a quinta onde depois decorrerá a festa. Just in case…

8. Contratar um serviço de Wedding Planning

Se não tiver ninguém que lhe possa dar esse apoio, uma excelente solução será a contratação de um wedding planner. Hoje em dia já existem diversos profissionais que se dedicam exclusivamente à organização de festas, casamentos incluídos. São empresas com experiência, que conhecem os locais e os fornecedores da cidade onde se vai casar e que lhe podem tirar muito trabalho de cima dos ombros.

Só para terminar, mais uma dica. Se puder, faça pelo menos uma viagem ao local onde vai casar antes do dia D. Pode organizar os assuntos e agendar uma série de reuniões e tratar de tudo de uma vez só. E até aproveitar para entregar em mão os convites de casamento aos familiares mais próximos. Se não for possível, não desanime. É possível organizar todo o seu casamento à distância!

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Foto: Diana Nobre Fotografia
Como organizar um casamento que não se pareça com um casamento
Vai casar, mas não quer organizar um casamento que envolva uma grande preparação ou simplesmente não tem tempo para tal? Nós ajudamos!
Gloria Aguiam fotografas
Como organizar um casamento a dois perfeito: Elopement Wedding é já uma tendência entre casais no mundo inteiro!
Todos os caminhos levam ao “Sim”. Alguns são mais longos e tortuosos. O casamento a dois pode parecer um bom atalho, desde que combine consigo. Leia as nossas dicas para planear um "Elopement Wedding" sem frustrações.
Mia Luzia
Como organizar um casamento ecológico: 8 ideias fáceis
Cá para nós, há modas que nunca deviam deixar de o ser. A ecologia é uma delas. Saiba como organizar um casamento ecológico.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação