7 (muito bons) motivos para contratar um fotógrafo

Escolher a pessoa a quem entregará a hercúlea tarefa de imortalizar aquele que será o dia mais feliz da sua vida não é fácil. Os noivos têm noção da responsabilidade associada a essa função. E os profissionais de fotografia também. E nenhum leva essa tarefa com leviandade. Mas há certas características que são geralmente garantia de que está a escolher o fotógrafo certo. A Zankyou reuniu as 7 características que os noivos mais rigorosos atribuem aos melhores profissionais de fotografia. E para ilustrar cada um destes atributos contou com o trabalho de profissionais conceituados como Diana Nobre, AWE Pictures, 135 milímetros, Efeito Espontâneo, Aguiam Wedding Photography, Momento Cativo e 1Love4ever Photography.

Diana NobreConheça melhor o trabalho de Diana Nobre Fotografia
Foto Diana Nobre

1. Fotografias ensaiadas, não obrigada!

Folheie os portfolios dos fotógrafos que está a pensar contractar e procure perceber qual o estilo que predomina. Prefira os profissionais que optam pela espontaneidade das imagens que captam em detrimento das fotografias ensaiadas. Ao rever o seu grande dia, vai valorizar as imagens em que aparece fotografada com naturalidade do que as imagens com enquadramento perfeito.

Diana NobreConheça melhor o trabalho de Diana Nobre Fotografia
Foto Diana Nobre
Diana NobreConheça melhor o trabalho de Diana Nobre Fotografia
Foto Diana Nobre

2. A importância da atenção ao detalhe

Algumas pessoas desenvolvem um talento especial de observação. Um bom fotógrafo terá naturalmente que ser exímio da arte observar. Procure compreender pela interacção com os profissionais que vai conhecer e pela análise dos portefólios que analisará se o fotógrafo em questão tem tendência para valorizar os pequenos pormenores que têm tanto significado em dias tão importantes como o dia do seu casamento.

Efeito EspontâneoConheça melhor o trabalho de Efeito Espontâneo
Foto Efeito Espontâneo
Efeito EspontâneoConheça melhor o trabalho de Efeito Espontâneo
Foto Efeito Espontâneo

3. Fotografar também é contar uma história

E cada vez mais profissionais da fotografia estão sensíveis a essa realidade, procurando fotografar de modo a construir uma narrativa do dia, como se contassem uma história em imagens.

Momento CativoConheça melhor o trabalho de Momento Cativo
Foto Momento Cativo
Momento CativoConheça melhor o trabalho de Momento Cativo
Foto Momento Cativo

4. Como no cinema

Existe um pouco de cinematografia na arte de fotografar e algumas imagens conseguem transmitir precisamente essa ideia, quase como se fossem pequenos frames de filmes. Procure um fotógrafo que inclua no seu portfólio este estilo de imagens.

Aguiam Wedding PhotographyConheça melhor o trabalho de Aguiam Wedding Photography
Foto Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding PhotographyConheça melhor o trabalho de Aguiam Wedding Photography
Foto Aguiam Wedding Photography

5. Competitividade na relação qualidade/preço é mais importante do que preços competitivos

Na escolha do fotógrafo certo, a qualidade do trabalho deve ser levada em consideração muito antes do que o preço do trabalho. Sim, todos valorizamos preços competitivos, mas se há algo em que deve investir um pouco mais para conseguir o resultado certo para si, é precisamente na escolha do material que irá tornar um dia especial num dia atemporal.

AWEConheça melhor o trabalho de AWE
Foto AWE
AWEConheça melhor o trabalho de AWE
Foto AWE

6. A empatia conta

Nem sempre controlamos com quem temos mais ou menos empatia. E muitas vezes a simpatia de um profissional não é determinante para a competência do seu trabalho. Não é, contudo, esse o caso na escolha do fotógrafo perfeito para si. É preciso que escolha alguém com quem se sinta confortável, alguém que consiga dar-lhe espaço para agir com naturalidade.

135 milímetrosConheça melhor o trabalho de 135 milímetros
Foto 135 milímetros
135 milímetrosConheça melhor o trabalho de 135 milímetros
Foto 135 milímetros

7. E a capacidade de despertar espontaneidade também

Um bom fotógrafo é exímio da arte da camuflagem. Não subestime este talento. Só alguém que consiga ‘desaparecer’ na multidão conseguirá as fotografias mais espontâneas. E essas são, indubitavelmente, as melhores.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Cotton Dreams
As razões pela qual deve contratar um videógrafo para o seu casamento
Ter o seu casamento registado em formato vídeo é uma forma simples e garantida de poder recordar este grande dia nos próximos dias, meses e anos!
It's all about...
5 dicas para contratar uma banda para o seu casamento: evite uma pista de dança vazia!
Só contratando uma banda com um excelente repertório, estilos variados e uma grande personalidade que atraia todos os seus convidados é que vai conseguir evitar uma pista de dança vazia.
Mary Me Eventos| Créditos: João Almeida
10 coisas super importantes que tem de perguntar ao seu Wedding Planner antes de o contratar!
Existem 10 perguntas chave para encontrar o Wedding Planner adequado a vocês, que esteja na linha do que querem para o vosso grande dia. A Zankyou, conta-vos quais são!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação