A receita para um bolo de casamento de sucesso

Diz a história que o bolo de casamento e as primeiras referências ao mesmo remontam ao Império Romano. Feito com ingredientes como mel, nozes e frutos secos, acreditava-se que quando esfarelado na cabeça dos noivos, traria boa sorte, felicidade e prosperidade ao casal.

Mais tarde, em Inglaterra, era comum não haver um bolo mas antes muitos e pequeninos – que permitissem ser empilhados e cabia aos noivos “treparem” (?!) à pilha e beijarem-se em cima da mesma!..

Só no final do séc. XIX, se reeinventa o bolo de casamento e o mesmo ganha, não direi o aspecto, mas a conotação que tem ainda hoje. Os noivos cortam a primeira fatia de bolo juntos, simbolizando essa a primeira tarefa conjunta do casal. Um pouco mais tarde surgem os bolos cobertos de açúcar refinado – quanto mais branca a cobertura, mais influente seria a família.

Bolos por Gosto

O bolo de casamento está ainda rodeado de uma mística própria:

As convidadas de um casamento, solteiras, deveriam colocar uma fatia do bolo, debaixo da almofada. Sonhariam assim com o futuro marido. Em pouco tempo, a fatia ficaria reduzida a algumas migalhas, que deveriam ser passadas pelo interior da aliança da noiva e depois sim, colocadas debaixo da almofada, com o mesmo propósito e efeito;

Tradicionalmente, o casal guarda uma porção do bolo de casamento para partilhar no primeiro aniversário – as bodas de papel.

Terminadas as referências históricas, a verdade é que me rendo a um delicioso bolo de casamento. Apesar de tudo, é também pelo momento do corte do bolo que os convivas esperam. E pela tradicional fatia de bolo também.

4Cakes

Existem-nos em inúmeros estilos, inúmeras coberturas, inúmeras massas e inúmeros recheios. Ao olhar, o aspecto visual claramente, conta. Mas é importante não descurar o sabor, e isso sim, é importante.

O ideal é, (como sempre), contarem com o apoio de uma pastelaria ou de um/uma cake designer que esclareça as vossas dúvidas e que consiga, convosco, chegar à solução certa, mediante a época do ano, a ambiência do casamento, e as vossas preferências a nível gustativo e visual. (Se vos for dada a mesma oportunidade que nós tivemos, provarão diversas coberturas, massas e recheios e assim, sentirão mais confiança na escolha que fizerem. Posso confessar-vos que o nosso bolo de casamento era uma verdadeira delícia! Cobertura de chocolate branco, massa de chocolate e recheio de frutos vermelhos. Casamos em pleno Verão mas tivesse sido o casamento no Outono/Inverno e a única alteração que faríamos era no recheio, que seria então creme de chocolate. Teria sido óptimo de igual forma!..)

Memos

Taxativamente, é difícil elencar numa lista completa, os ingredientes – as coberturas, as massas e os recheios – perfeitos para um bolo de casamento perfeito também. Muitas vezes, cada profissional tem até a sua própria especialidade!.. Nada como a opinião de quem realmente sabe do assunto. Tudo o que eu sei é que o bolo tem de ser deslumbrante e comestível – e por isso, quero mostrar-vos alguns dos “meus” bolos. Querem ver?

N' Cakes
Sabores da Gula
Bolos por Gosto
4Cakes
T Bakes
Memos
Sabores da Gula
Bolos por Gosto
4Cakes
T Bakes

Estas preciosidades em forma de bolo são da autoria e da cortesia da Bolos por Gosto, da 4Cakes, da T Bakes, da Memos, da N’ Cakes e da Sabores da Gula. Verdadeiras obras de arte não acham?

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Aqueduto Eventos
Um casamento no Natal? Claro que sim! Saibam como conseguir a decoração perfeita!
Afinal, é possível alguém ficar indiferente ao Natal?! Não cremos! Se decidiram celebrar o vosso casamento nesta altura, tão especial, do ano, ideias não faltam! E a propósito da decoração perfeita para o vosso casamento de Natal, estivemos à conversa com a Mary Me - Eventos! Querem saber que ingredientes não podem faltar?
Como escolher as cores para decorar o meu casamento em 5 passos
Como escolher as cores para decorar o meu casamento em 5 passos
Saiba como acertar na escolha das cores para o seu casamento com as dicas certeiras que temos para si!
Foto: Meraki Studio
10 coisas que não podem faltar nas decorações de casamento de 2018
A decoração de um casamento é bastante importante para definir o estilo do evento: aqui estão os 10 objetos que não podem faltar!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação