Atrever-se-iam com um Save the date? Contamos-vos o que é e porquê que o deve fazer

Certamente já ouviram esta expressão e muito provavelmente se perguntaram o que seria isso e qual o sentido. Como já puderam comprovar, cada vez mais as tendências que vêm dos Estados Unidos estão a ganhar terreno entre os nossos casamento e cada vez mais nos atrevemos a aplicar estas novas prátcas que mantêm a sua expressão em inglês: wedding planner, save the date, same day edit, destination wedding, trash the dress…

Hoje falamos do save-the-date! Uma prática que pode ser muito divertida, criativa e que pode tirar-lhe alguma pressão! Contamos-lhe o porquê.

Piña Colada
Foto: Piña Colada

O que é

Como o seu próprio nome indica, a palavra save-the-date, que traduzida significa “guardar a data”, serve para anunciar aos convidados a data do enlace quando saibam quando vai ser.

Always Yours
Foto: Always Yours
Diana Nobre – Convites

Porque faze-lo

A principal razão de fazer um save-the-date é para que os vossos convidados possam reservar o dia. Até agora esta prática era tão simples como enviar uma mensagem ou pessoalmente: “Vou casar no dia X, reserva esse dia”. Agora procuram-se formas mais divertidas, personalizadas e atrativas de avisar os convidados de que vão casar.

O save-the-date não é o convite do casamento e muito menos algo que tente sê-lo e que o substitua. É um complemento ao convite que se envia antes, apenas para anunciar o dia. O convite envia-se depois, a uns 3 meses antes do casamento, com toda a informação necessária que não se especificou antes no Save the date: local, hora, mapas… Digamos que, podemos defini-lo como um pré-convite.

Makemyday Weddings – Convites
Foto via Pinterest

Quando deve envia-lo

Costuma-se enviar uns 6 – 12 meses antes do casamento, quando já se tenha a data estabelecida. Ainda não escolheu a data do seu casamento? Dizemos-lhe Como descobrir qual é a melhor época para casarComo escolher a data do casamento: 5 critérios básicos para tomar a decisão!

Mivart
Foto: Mivart

O que colocar nele

O Save the date costuma ser algo muito mais informal e divertido, onde a informação se resume, geralmente, numa frase que indica que se vão casar: Vamos casar! Save the date! Estamos noivos!…, nome dos noivos e a data do casamento. Podemos acrescentar um aviso de que em breve receberão o convite formal, para não confundirem o convidado caso não conheça esta nova prática.

Love Stories Weddings – Convites

Como faze-lo

Existem tantos formatos e formas como vocês queiram. O ideal seria dar-lhe um toque com o estilo ou tema do casamento, para poder dar sentido a tudo o que fizerem desde o início e continuar com o mesmo fio condutor. Mas, como isto é algo que se faz numa fase bastante cedo durante a preparação do casamento, não tem problema se ainda não tem claro o estilo ou o tema. Com algo que vos possa identificar bastará. Podem fazê-lo tanto em forma física como virtual, segundo o orçamente, comodidade ou criatividade: algumas opções:

 – Cartão: podem entrega-lo de forma física ou virtual. Podem fazê-lo com um desenho atractivo, com uma foto da sessão pré-casamento, com ilustrações vossas ou ainda através de algum carimbo que possam desenhar vocês ou comprá-lo já pronto. Se são criativos ou se são dados aos trabalhos manuais, podem fazê-lo ao mais puro estilo caseiro com elementos de decoração, scrap ou ainda com uma caligrafia bonita.

Foto via Pinterest
Comotinta
Foto: Comotinta

– Vídeo: podem ser vocês mesmo a explicar, de forma breve, a vossa história, fazer um pequeno baile ou simplesmente anunciar que se vão casar! Se não vos convence a ideia de serem vocês no ecrã, existem mil e uma formas de fazer vídeos originais. Por exemplo, podem anunciar o vosso casamento num rolo de papel bonito que se vá desenrolando e vá aparecendo a informação. Que vos parece?

– Outras formas originais: autocolantes, chapas, ímanes…com alguma ilustração ou desenho personalizado. Serão os mais originais!

Le Blue
Foto: Le Blue

A quem enviar

É importante enviar às pessoas que saibam que querem convidar de certeza, para que possam reservar a data e sobretudo, para ir controlando a presença dos convidados, sem tem que esperar até entregarem o convite e ir formando, quanto antes, a lista de convidados.

Isto, a nível de orçamento, permitir-vos-á saber se aumentam ou diminuem a lista. À medida que vão estando seguros de quem querem presentes no vosso casamento, podem ir enviando o save-the-date. Nunca a alguém que ainda estejam em dúvida! Lembrem-se de Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos imprescindíveis.

A Pajarita

Pode fazer-se um Save the date em qualquer tipo de casamento, tamanho ou formato. Simplesmente têm de ter vontade de fazer algo diferente, original e criativo. Mas esta prática converte-se em algo mais necessário em casamentos de muitos convidados ou destination wedding, onde os convidados têm que vir de fora e que exige uma organização mais elaborada a nível de alojamento ou pormenores a acertar.

Quanto pode custar

Nada mais e nada menos que… o que vocês estiverem dispostos a gastar! Pode ser que o custo zero se fizerem vocês o desenho do cartão ou uma foto simples e enviem via online. Ou se quiserem algo mais elaborado, como por exemplo, uma foto ou vídeo profissional ou uma ilustração, que já supõe um tipo de orçamento.

Always Yours
Foto: Always Yours
Casa Stop Eventos

Mas, conseguem ter um Save the date muito elaborado e criativo sem ter de pagar nada por ele ou apenas uma pequena parte. Apenas têm de deixar voar a vossa imaginação. Atrever-se-iam? 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Aguiam Wedding Photography
Os 8 carros com mais estilo para chegar no dia do seu casamento
Cansada do tradicional carro de casamento? Mostramos-lhe 8 automóveis clássicos para chegar ao seu casamento com muito estilo!
José Raposo
15 temas para os casamentos de 2018: qual escolherá para o seu grande dia?
Está a viver a pressão da organização do seu casamento, mas ainda continua confusa em relação ao tema? Não se preocupe: aqui estão os 15 temas nos quais se pode inspirar!
Lugares e Momentos
Alianças originais para noivos diferentes: 13 opções únicas
São desses casais que acreditam firmemente que a vossa relação é distinta? Então, porquê conformarem-se com a clássica aliança de ouro ou prata?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação