Como escolher as flores do casamento em 5 passos

As flores são um elemento fundamental em qualquer evento, especialmente quando se trata de um casamento. Escolher as plantas, flores, árvores, vasos e todo tipo de arranjos florais que vão fazer parte de cada um dos cenários e recantos do vosso grande dia é extremamente importante para criar o ambiente perfeito para celebrar a felicidade e o amor. Essencial para fazer as escolhas certeiras será seguir os 5 passos que passamos a enumerar.

Passo 1. Ter em conta a época do ano

Casar no inverno e no outono não é o mesmo que fazer as juras de amor na primavera e no verão. Há elementos que variam consoante a estação, como é o caso das flores, que são sazonais. Por isso, umas serão mais adequadas do que outras para a decoração da sua cerimónia e festa, sendo o clima um fator determinante para manter os seus arranjos perfeitos durante todo o dia, sem se estragarem.

Isabel Castro Freitas Arte Floral

No outono, as flores ideais são os crisântemos, as dálias, os jarros, a flor áster (conhecida como “flor estrela”) ou urze, que utilizada como um arbusto torna-se muito elegante e dá cor ao ambiente onde o colocar.

Já no verão vai precisar de flores que aguentem altas temperaturas e que se mantenham frescas e bonitas durante todo o dia. Algumas das mais típicas desta época são os jasmins, os lilases, as gardénias ou magnólias, entre muitas outras.

Passo 2. Adaptar a escolha ao tipo de celebração

A decoração do local da cerimónia é a carta de apresentação da festa do casamento, pois dará pistas de como será a decoração e o estilo do resto do evento, que geralmente segue a mesma linha. No entanto, a mesma também será determinada pelo tipo de celebração que irá ter.

Foto Fábio Azanha Photography

Na decoração de casamentos religiosos as escolhas recaem geralmente em flores mais clássicas. Por seu turno, o estilo arquitetónico da igreja ou templo onde irá decorrer pode condicionar o estilo.

  • Para as igrejas românicas serão perfeitas as flores com formas arredondadas, pois são mais doces e românticas, para além de conferirem muita elegância. Exemplos: rosas ou hortênsias.
  • Nas igrejas góticas funcionam muito bem os arranjos florais mais alongados. As flores de espiga, como os gladíolos ou tubérculos são excelentes escolhas para a decoração, que pode combinar com flores como o lírio e a gerbera.
  • Nas igrejas mais modernas os arranjos podem ser mais lineares e em forma de L. As flores mais indicadas, neste caso, são o allium (plantas bulbosas), anthourium, liatrix e folhas verdes grandes.
Foto: Aguiam Wedding Photography

Apesar do tipo de igreja ser um ponto diferenciador, há uma decoração que se adequa a todos os estilos: as grinaldas com flores como margaridas ou paniculata. Em termos de cores, geralmente utiliza-se o branco, a mais elegante e fina, que também é a cor das noivas. Para os casais mais atrevidos, as formações em forma de globos adaptam-se na perfeição.

Entretanto, dizemos-lhe também como deverá fazer a distribuição das flores na igreja: o centro, em frente ao altar, deverá ser marcado com uma decoração maior, já que será o espaço mais fotografado. Na área mais elevada, no altar, pode-se distribuir outros arranjos e ornamentos em forma simétrica, que possam ser vistos de qualquer perspetiva. 

Foto: Aguiam Wedding Photography

A decoração floral nos casamentos civis pode diferenciar-se segundo o local escolhido, sendo que a tendência dos últimos anos é o aumento de protagonismo das flores neste tipo de celebrações. Para a escolha certa, o primeiro fator a ter em conta é a hora em que se irá celebrar o casamento

No caso dos casamentos realizados de dia, pela manhã, será perfeito se colocar um centro na mesa onde se sentam os noivos, sobretudo se a celebração decorrer no interior de um espaço fechado. Para o exterior, ficam maravilhosos os arcos de flores, que enquadram a cerimónia.

Flor de Laranjeira

Já no caso dos casamentos realizados à noite pode acrescentar um dos elementos diferenciadores: as velas. São fantásticas para criar um clima único e um ambiente muito mais acolhedor.

Passo 3. Considerar o local da celebração

Outro dos fatores a ter em conta na hora de escolher as flores do seu casamento é o lugar onde se irá celebrar quer a cerimónia, como o banquete. As opções não são as mesmas se for fazer um casamento ar livre num espaço natural ou hotel ou restaurante fechado no centro da cidade.

Fotografia: FotoLux

Se vai casar num espaço aberto, pode decorá-lo com flores e plantas silvestres ou escolher aquelas que combinem melhor com o ambiente, a cor das paredes do lugar ou as árvores que crescem na zona. Se vai casar num local fechado, deve observar que tipo de decoração o espaço oferece e que cores podem combinar com o salão.

Para criar uma harmonia entre todos os elementos é preferível escolher um ambiente dominante que se destaque do resto e outros dois ou três da mesma gama.     

Fotografia: FotoLux

Passo 4. Não esquecer os espaços e recantos

Toda a decoração floral deve estar em sintonia, tendo também em conta os espaços que acolherão essas flores. Geralmente, existem duas zonas distintas que é preciso decorar: o espaço do cocktail e o salão ou lugar do banquete.

Foto: 135 milímetros

Na decoração do cocktail  é preciso ter em conta se o mesmo se realiza durante o dia ou de noite, assim como se decorre num ambiente exterior ou interior.

Para um casamento de dia, a decoração escolhe-se de acordo com o gosto do casal, que podem decorar recantos no jardim, optar por uma linha de flores semelhantes ao resto do casamento e cerimónia. Se o casamento é de noite, o protagonismo da decoração é da iluminação (velas, grinaldas de luzes…)

Foto: 135 ,mílimetros

Em relação à decoração da sala, é fundamental escolher os centros de mesa que fazem de cada casamento um evento único e diferente. Se preferir algo mais clássico, deverá optar por centros pequenos e redondos, apesar de nos últimos anos a tendência serem os centros altos, os centros de flores assimétricos e as grinaldas naturais dispostas ao longo das mesas imperiais. 

Foto: 135 mílimetros

Passo 5. Seguir os nossos conselhos e informação de interesse

Quer sejam vocês os encarregados da decoração do vosso casamento, quer seja um wedding planner, é fundamental pensarem previamente no tipo de decoração floral que querem. Idealmente, devem ir ao local com o objetivo concreto de poderem visualizar como tudo poderá ficar.

Fontenelle Decorações

Mais importante ainda é visitarem a vossa florista com antecedência e, sem pressas, falar com os profissionais para que vos possam guiar na vossa escolha, indicar-vos quais são as flores da temporada e, também, informar-vos sobre a variedade e quantidade de flores que terão disponíveis, pois as floristas são fornecidas por viveiros e nem sempre recebem as mesmas flores.

Fontenelle Decorações

É também imprescindível que estime o orçamento aproximado que irá destinar às flores do casamento, já que cada flor ou planta tem um custo diferente.

Faça este teste

e

descubra quais as flores perfeitas para si!

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher o local de casamento em cinco passos
Como escolher o local de casamento em cinco passos
Através destes 5 passos vamos guiá-la nesta aventura, porque não queremos que a escolha do local do casamento se transforme numa odisseia!
Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Se ainda não escolheu os seus convites de casamento, tem aqui as melhores dicas para fazer uma aposta certeira!
Fotografia: Daniela Rodrigues by João Almeida
Como escolher a música para o seu casamento: siga estes 5 passos e comece a sentir o ritmo!
A música é um dos elementos-chave do casamento, com um poder vital para acompanhar sentimentos, situações e despertar emoções!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação