Como retocar a sua maquilhagem durante o grande dia? Veja os truques e dicas das melhores makeup artists.

No dia do seu casamento, vai querer estar perfeita. E vai querer manter-se assim durante toda a cerimónia e durante toda a festa. Mas isso nem sempre isso é tarefa fácil. A festa quer-se longa e a maquilhagem que escolher precisa de acompanhar esse ritmo. E há mais. Há dias tão quentes que nem os produtos mais profissionais resistem de forma absoluta, assim como há dias chuvosos que acabam por interferir na maquilhagem da noiva. Às vezes, é preciso retocar alguns pormenores para que se sinta sempre bonita, tão bonita como se sentiu quando viu o trabalho da sua makeup artist. Por isso, a Zankyou esteve à conversa com três maquilhadoras talentosas que conhecemos e traz-lhe hoje algumas dicas e truques de ouro que elas partilharam connosco.

Jenny Makeup LandSolicite informação sobre “Jenny Makeup Land”
Inspiração Jenny Makeup Land. Foto Arte Magna Fotografia
Jenny Makeup LandSolicite informação sobre “Jenny Makeup Land”
Inspiração Jenny Makeup Land. Foto Arte Magna Fotografia

Mas antes de começarmos com as palavras de sabedoria destas três profissionais, deixamos-lhe nós uma dica imprescindível: não se arrisque na maquilhagem sozinha! Confie em quem sabe. O seu rosto e o seu penteado são tão importantes como o vestido e os sapatos que escolheu usar no seu grande dia. Vamos às dicas para retocar a makeup?

Saiba escolher os produtos para ter na sua necessaire no grande dia: o poder do fixador

Consigo no dia do seu casamento, convém que tenha os produtos que vão manter a sua pele hidratada e saudável sem prejudicar a sua makeup. A Leonor Silva, do Atelier Maquilh’Arte, dá-lhe alguns truques: «O retoque que a noiva pode fazer será sempre para ajudar a preservar o trabalho feito pelo maquilhador e nunca alterá-lo por completo. O uso de produtos fixadores, duradouros e geralmente à prova de água, pode fazer com que uma eventual alteração por parte da noiva, sem a devida assistência profissional, corra mal. Assim sendo, nos casos de peles oleosas aconselho sempre que a noiva esteja munida de um pó compacto com o devido aplicador e que vá passando nas zonas do rosto mais oleosas (geralmente, zona T).

Hoje em dia já se encontram embalagens bem pequeninas e práticas. As peles mais secas são um pouco mais complicadas, já que colocar produtos hidratantes em cima da maquilhagem, sobretudo de uma pele perfeitamente maquilhada e já preparada, não é aconselhado. Além de os produtos profissionais terem que ser obrigatoriamente formulados para peles secas, o ideal é ir usando água termal em spray, já que ajuda a pele a manter-se equilibrada e hidratada».

Atelier Maquilh'ArteSolicite informação sobre “Atelier Maquilh'Arte”
Inspiração Atelier Maquilh’Arte. Foto Miguel Ribeiro Fernandes
Jenny Makeup LandSolicite informação sobre “Jenny Makeup Land”
Foto Jenny Makeup Land
Jenny Makeup LandSolicite informação sobre “Jenny Makeup Land”
Foto Jenny Makeup Land

A maquilhadora profissional Marta Flores também sublinha a importância dos fixadores. «As minhas noivas nunca retocam a maquilhagem porque não precisam! Os produtos que eu utilizo são de altíssima qualidade assim como os meus pincéis, só assim consigo garantir uma maquilhagem que dura horas sem esbater ou esmorecer! O fixador para finalizar a maquilhagem que eu uso é o da Urban Decay! As peles mais difíceis de manter o aspecto mate são as com tendência a oleosas e o truque aqui é um acabamento com um pó translúcido que matifica e corta o brilho excessivo da pele. Todos os produtos que utilizo são à prova de água como o rímel, o eyeliner e o lápis de olhos».

Marta Flores MakeupSolicite informação sobre “Marta Flores Makeup”
Foto Marta Flores Makeup
Jenny Makeup LandSolicite informação sobre “Jenny Makeup Land”
Foto Jenny Makeup Land
Jenny Makeup LandSolicite informação sobre “Jenny Makeup Land”
Foto Jenny Makeup Land

Tenha cuidado com a sua pele antes do grande dia: esfolie, esfolie, esfolie; hidrate, hidrate, hidrate

Esforce-se por fazer as devidas esfoliações da sua pele nas semanas que antecedem o casamento. Porque, diz-nos a Leonor, «relativamente às células mortas não há nada a fazer… elas devem mesmo ser retiradas (através de esfoliações) da pele antes do grande dia para a pele estar perfeita para receber a maquilhagem».

Maquilh'ArteSolicite informação sobre “Maquilh'Arte”
Inspiração Atelier Maquilh’Arte. Foto João de Medeiros & Pamela Leite

Informe-se sobre os produtos que a sua makeup artist usou: peça a referência do batom

Esta dica é importante especialmente no caso do batom. Só usando o mesmo batom poderá ter o mesmo efeito, esclarece Leonor: «Peça sempre a referência do batom ao seu maquilhador. Isto vai fazer com que possa retocar o batom ao longo do dia, sem comprometer a cor. Caso ele tenha misturado tons, tente encontrar um batom que se assemelhe à cor a usada». É importante saber isto, até porque, lembra-nos a maquilhadora Marta Flores, se a sua makeup estiver perfeita (como geralmente estará se for feita por uma profissional, «o único retoque que será mesmo necessário durante o dia é com o batom».

Miguel Matos FotografiaSolicite informação sobre “Miguel Matos Fotografia”
Miguel Matos Fotografia
Jenny Makeup LandSolicite informação sobre “Jenny Makeup Land”
Foto Jenny Makeup Land

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto Alexandra Castro Makeup Artist
A maquilhagem perfeita para a sua cor de olhos? A Zanyou perguntou. A makeup artist Alexandra Castro respondeu
O objectivo de qualquer maquilhagem é só um: tirar partido da sua beleza natural. Para o fazer, qualquer makeup artist precisa de compreender primeiro todos os traços de uma noiva e todas as características que a tornam única.
Makeup: Jordana Carraça Stylist and Makeup Artist. Cabelos: Rita Vicente. Wedding Planner: Something Borrowed. Fotografia: Golden Days Photography
Qual a makeup perfeita para o dia de Natal? A makeup artist Jordana Carraça responde
Estar no seu melhor significa sentir-se bonita e confiante. A maquilhagem pode ajudar. E é por isso que a Zankyou esteve à conversa com a makeup artist Jordana Carraça.
Foto Beauty Land by Jenny Makeup Land
Makeup: 4 truques para dar mais volume aos seus lábios
Simples e eficazes, estas pequenas técnicas podem ajudá-la a sentir-se mais bonita e mais confiante. E é assim que deve sentir-se sempre!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação