DIY: lembranças para os convidados de casamento

O orçamento não chega para tudo mas ainda assim quer oferecer uma lembrança aos seus convidados? Não precisa de ser algo megalómano mas apenas um pequeno souvenir que lhes diga “muito obrigada por ter feito parte do nosso grande dia”? Relaxe. A solução é mais simples do que possa pensar. Têm algum tempo livre?

Ideias para souvenirs que os seus convidados vão gostar. Foto Pitcher Cocktails

Faça-se valer de alguns dos seus talentos para criar um presente único e personalizado. Depois de andarmos a investigar as sugestões de várias bloggers e wedding planners criativas e talentosas, damos-lhe cinco ideias originais. Você decide qual a que melhor se adequa a si e aos seus convidados.

Bolachas artesanais

Se tiver uma mãozinha abençoada para a cozinha, experimente fazer umas bolachas. Pode optar pelas mais simples bolachas de manteiga ou umas mais complexas bolachas de amêndoa. Uma fornada enche pelo menos alguns saquinhos. Inspire-se nas receitas de alguns dos melhores blogs de culinárias, como o Dias com a Mafalda ou o Cinco Quartos de Laranja.

Depois só precisa de uma embalagem amorosa. Pode ser tão simples como um pequeno saquinho transparente com um laço ou um frasco de vidro com uma etiqueta bonita criada por si.

Bolachas de amêndoa com topping de chocolate. Foto Cinco Quartos de Laranja
Bolachas de limão. Foto Dias com a Mafalda
Bolachas de manteiga. Foto Andreia Melo

Jarras para flores

Não sabe o que fazer às garrafas de vinho que tem em casa? Em vez de as deixar no vidrão, porque não pintá-las e transformá-las numa bonita jarra para flores. Pode deixar o gargalo intacto se quiser poupar tempo e trabalho.

Mas pode também cortar a garrafa a meio para um efeito ainda mais bonito. Dá um bocadinho de trabalho e é um processo perigoso. Só tem de encher o recipiente de vidro com água fria. Depois coloque um elástico molhado em álcool no sítio onde quer cortar o vidro. Acenda-o com um isqueiro e espere até que o vidro ceda.

Para efeitos de decoração, use um primário antes de pintar a garrafa com a cor que escolher. Uma ideia divertida é pintá-la com tinta ardósia. Para tornar a jarra ainda mais bonita pode usar as muito populares washi tapes (fita-cola com desenhos) ou apenas uma mão cheia de glitter. Quem diz garrafas, diz jarros e compotas ou qualquer outro tipo de recipiente de vidro que queira reciclar.

Solicite informação sobre “Cereja”
Recicle um vaso e pinte-o. Foto Cereja
Jarras como souvenir. Foto PopSugar
Pinte a sua jarra com tinta ardósio. Foto Andreia Melo

Mini-jardins

Comece por juntar todas as lâmpadas fundidas que conseguir. Depois só precisa de abrir a lâmpada para tirar todas as componentes interiores. Basta quebrar o selo preto (com cuidado, claro). Fique apenas com o invólucro da lâmpada. Nele coloque um pouco de terra. Se tiver tempo, compre apenas várias sementes para plantas pequenas e deixe-as crescer até ao casamento (fica mais económico). Se o tempo for curto, compre várias micro-plantas e cuidadosamente insira-as dentro da lâmpada, bem aconchegadas em terra.

Solicite informação sobre “Outlux”
Mini jardins são amorosos. Foto Outlux

Mojito Pitchers

Conhece a Pitcher Cocktails? Inspire-se na ideia deste criativa startup portuguesa e faça o mesmo. Ofereça aos seus convidados um jarro com um cocktail. Faça-o vocêmesma. Para a embalagem: compre vários pitcher pequeninos e crie uma etiqueta bonita com o seu nome e o da sua cara-metade. Depois escolha o cocktail que quiser. Os mojitos, por exemplo, são populares e vão agradar a maioria. Para os fazer só vai precisar de limas, menta, rum e água com gás! Fácil, práctico e muito criativo.

Mojitos para os seus convidados. Foto Pitcher Cocktails
Frascos de mojito. Foto Andreia Melo

Sais de banho

A inspiração chega-nos do blog Something Turquoise. E é mais simples de fazer do que possa parecer. Primeiro tem de preparar a mistura. Use bicarbonato de sódio, ácido cítrico (metade da quantidade que tiver usado de bicarbonato de sódio), corantes da cor que quiser dar aos seus sais e um pouquinho de um óleo essencial à sua escolha. Depois só precisa de colocar a mistura num tabuleiro com forminhas ou num dos cuvetes de gelo que tiver em casa. Deixe repousar durante pelo menos 10 minutos e só depois desenforme. Coloque num frasquinho bonito e voilá!

Sais de banho personalizados. Foto Something Turquoise
Souvenirs especialmente para os seus convidados. Foto Something Turquoise

Personalizadas e únicas, estas são lembranças que vão falar ao coração dos seus convidados. Pode confiar. Agora, mãos ao trabalho. E boa sorte.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

DIY em canecas: Lembrança natalícia para os convidados do casamento
DIY em canecas: Lembrança natalícia para os convidados do casamento
Lembranças de casamento DIY para oferecer no seu casamento com um toque natalício.
5 dicas para as melhores lembranças de casamento no Porto
5 dicas para as melhores lembranças de casamento no Porto
5 dicas para as melhores lembranças de casamento no Porto
Camila & Tiago: Glamour, vintage & DIY 3 tendências que marcaram o seu casamento!
Camila & Tiago: Glamour, vintage & DIY 3 tendências que marcaram o seu casamento!
Camila & Tiago: Glamour, vintage & DIY 3 tendências que marcaram o seu casamento!
Diantha e Bruno: Um casamento vintage, romântico e com muito DIY à mistura
Diantha e Bruno: Um casamento vintage, romântico e com muito DIY à mistura
Casamento vintage, romântico e com muito DIY à mistura? Assim foi o da Diantha e do Bruno, venha descobrir todos os detalhes da preparação e do grande dia!
DIY: corações de crochet para decorar o seu casamento
DIY: corações de crochet para decorar o seu casamento
Estes corações são um mimo para serem adicionados a argolas de guardanapo, pés de copos, grinaldas, ou simplesmente para anexar a um cartão de agradecimento. Um toque especial na decoração do seu casamento.
Andorinhas - www.avidaportuguesa.com
Lembranças de casamento tipicamente portuguesas
Que lembrança de casamento poderia ser mais perfeita e original do que um objecto tipicamente português?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação