Vídeo de casamento: A importância da 2ª câmara

Vídeo de casamento: A importância da 2ª câmara

  • Foto e Vídeo
guardar
Foto: Robert Bejil Photography

O vídeo de casamento pode ter diferentes estilos e meios envolvidos. O estilo com abordagem cinematográfica normalmente inclui equipamento avançado tal como o que se utiliza em produções de cinema e publicidade: câmaras de cinema digital, slider, steadicam, grua, etc.

Mas por estarem tantos meios envolvidos, o operador perde algum tempo a preparar-se e por isso a segunda câmara é indispensável. Independentemente do estilo que escolha para a filmagem do seu casamento, a utilização de duas câmaras é essencial para um bom resultado e não está relacionada com do número de convidados.

Não só vai permitir captar os momentos com diferentes ângulos, como permite fazer uma edição ritmada sem ter de inserir planos de corte. Imagine a entrada dos noivos na sala, ou o corte do bolo. Numa situação destas, uma câmara poderá estar próxima dos noivos registando a acção deles, enquanto a outra poderá estar afastada captando o momento de outro ângulo e registando as reacções dos convidados.

Com apenas uma câmara, a não ser que os noivos se encontrem no mesmo local, por uma questão de logística não é possível captar a preparação de ambos e neste caso normalmente opta-se pela noiva, a preparação dela tem mais elementos que se podem explorar. Pelo contrário, as duas câmaras permitem captar tanto a preparação da noiva como do noivo.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

guardar
Foto: Robert Bejil Photography

Também na cerimónia a segunda câmara vai fazer toda a diferença, vai permitir que seja gravada na íntegra e sem cortes. Com uma apenas, o operador tem de variar planos e escalas, ao se deslocar para outro local vai perder informação. Quando a filmagem é feita com multicâmara, uma delas estará sempre no mesmo local junto aos noivos, enquanto que o outro operador fará planos da Igreja e dos convidados, tudo isto sem parar de gravar.

Outra situação em que a utilização de duas câmaras é uma mais valia, é na possibilidade em captarem mais momentos. Os operadores não conseguem estar em vários locais ao mesmo tempo, e enquanto um poderá estar a registar uma situação, poderá estar a acontecer outra sem que ele se aperceba. Por exemplo, enquanto um operador está a fazer imagens do espaço e da decoração, o outro estará junto dos noivos e dos convidados a fazer reportagem.

Quando escolher a sua equipa de vídeo, certifique-se que fazem o trabalho com duas câmaras. Mesmo sendo mais dispendioso vai melhorar muito o trabalho e, principalmente, vai evitar que se perca algum momento importante.


Guest blogger: Diogo Athouguia

Operador de câmara e steadicam na RTP e sócio, com João Santos e Isabel Santos, da VIP Weddings Film, uma produtora exclusivamente dedicada a filmes de casamento. Conheça o seu trabalho também no facebook e siga-o no twitter.

 

É especialista numa área associada à temática do casamento e gostava de escrever na Zankyou Magazine? Contacte-nos.

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!