Fotografia de casamento com arte e musicalidade brasileiras: pura arte!

Fotografia de casamento com arte e musicalidade brasileiras: pura arte!

Fotografias com tempero de Bossa Nova: toda a musicalidade da fotógrafa Zi Fernandes em forma de registos magníficos e íntimos do seu casamento.

  • Foto e Vídeo
  • Recomendações
  • Sponsored
  • Artístico

Bossa Nova é cantar o amor bem perto do ouvido. É a arte de transformar o complicado em simples. É registar a emoção e fazê-la ecoar eternamente.

Canções como “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, são as que tocam na playlist da fotógrafa Zi Fernandes e a inspiram a retratar as suas noivas com muita musicalidade, como se expressões de pura arte se tratassem.

guardarZi FernandesEntre em contacto com Zi Fernandes
Foto: Zi Fernandes

As raízes do seu estilo 

Nasci no berço da Bossa Nova e da MPB. A estética que envolve esse estilo está muito presente no meu trabalho; não apenas a combinação de cores, mas também leveza e o charme carioca,” partilha a fotógrafa. 

Acho que o que fez com o que eu me destacasse é o facto de o meu trabalho não se parecer com o de nenhum fotógrafo. Embora eu tenha um estilo fotográfico romântico, eu procuro captar emoções fortes, ao mesmo tempo que pretendo alcançar fotografias mais sensoriais do que estéticas. Acho que isso é resultado da minha influência, das músicas que oiço, dos livros que leio e, ainda, da cidade solar e calorosa, onde cresci, Rio de Janeiro.”

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

A mistura da leveza da Bossa Nova com a estética europeia tem resultado fotografias incríveis, verdadeiras obras de arte.

guardarZi FernandesAgende uma reunião com Zi Fernandes
Foto: Zi Fernandes
guardarFotos que buscam o lado verdadeiros dos noivosEntre em contacto com Zi Fernandes
Foto: Zi Fernandes

Antes de se dedicar à fotografia de casamento, Zi Fernandes trabalhava com fotografia de moda em revistas conceituadas. Mais tarde, trabalhou durante um período com fotografia publicitária, fotografia de comida e arquitectura. O grande momento de viragem e que ditou um novo rumo profissional foi quando a fotógrafa se casou e viveu o seu grande dia.  

Fiquei apaixonada pela importância dessas fotos na vida das pessoas, não apenas do casal em si, mas também para a família e amigos. Foi precisamente nesste momento que eu comecei a estudar, me mudei para a Europa. Actualmente, trabalho exclusivamente como fotógrafa de casamento e família. Sinti-me uma pessoa bastante realizada.”

guardarZi FernandesAgende a sua reunião com Zi Fernandes
Foto: Zi Fernandes
guardarEntre em contacto com Zi Fernandes
Foto: Zi Fernandes

Quando é ela a menina…

Zi Fernandes explica que fotografa todos os tipos de pessoas. Elas não precisam gostar de Bossa Nova ou serem românticos para as fotos ficarem bonitas. Logicamente, casais que sejam mais ligados às artes são tocados de forma mais íntima pelas imagens da fotógrafa.

Mas sensibilidade também não tem cor, tipo ou preconceito, todos os que se interessaram pelo seu trabalho sabiam o mínimo de sua estética e as relações com os clientes até hoje sempre foram agradáveis e fluíram de forma natural, com total entrega de ambos os lados.

guardarAgende a sua reunião!
Foto: Zi Fernandes
guardarTécnica e sensibilidadeEntre em contacto com Zi Fernandes
Foto: Zi Fernandes

Além dos registos na festa de casamento, Zi Fernandes oferece o ensaio pré-wedding, que tem vindo a conquistar cada vez um maior interesse por parte dos noivos. Aliás, vale destacar que esse momento é muito importante e íntimo – para alguns casais, é ainda mais importante que os momentos da celebração propriamente dita. Pois é um momento de conexão pura, onde os olhos da fotógrafa são as únicas testemunhas do amor entre as duas pessoas, que se entregam de alma a estas imagens e que ficarão registadas para sempre.

De acordo com Zi Fernandes, “o ensaio pré-wedding pode ser feito em algum lugar externo que seja importante para o casal, ou na própria casa do casal, o que actualmente, é uma das coisas que mais gosto de fazer. Fotografo o casamento, entregando posteriormente (cerca de 40 dias úteis) a história contada num álbum personalizado. 

guardarRegistros singularesAgende a sua reunião!
Foto: Zi Fernandes
guardarInstantes eternosEntre em contacto com Zi Fernandes
Foto: Zi Fernandes

O seu casamento: uma forma de arte 

Zi Fernandes revela que para alcançar este resultado artístico e autoral, que conquista os noivos, aposta num estilo original e, acima de tudo, de muito estudo, dedicação e observação.  

É quando se chega a um ponto em que, além de estudar bastante os clássicos e os contemporâneos, o fotógrafo é capaz de colocar a sua personalidade no trabalho, sem querer ser o espelho do outro, mas sendo o espelho de si mesmo. Dessa forma, essa mistura assume uma forma e ganha sentido.

Eu procuro fotografar a verdade que existe nas pessoas, mas para isso preciso também de procurar determinadas verdades em mim, para que eu então possa, finalmente, vê-las“, explica a profissional, que actualmente estuda ainda psicologia, filosofia, procurando viver intensamente a sua vida. As suas fotos são premiadas nacionalmente e internacionalmente pela Fine Art Association e Inspiration Photographers. 

O resultado das fotografias de Zi Fernandes? As pessoas fotografadas têm, posteriormente, a possibilidade de olhar para as imagens e de se reconhecer nas mesmas. Não se trata apenas de uma paisagem bonita, uma roupa da moda ou uma fotografia de pessoas apaixonadas; são verdades que existem e fazem arte de todos estes elementos, e consequentemente, na própria fotógrafa.  

guardarAmor em imagensAgende a sua reunião!
Foto: Zi Fernandes
guardarEquipe de primeiraEntre em contacto com Zi Fernandes
Foto: Zi Fernandes

Attraversiamo

Expressão de arte: efeito das fotos de Zi Fernandes, que além das imagens que ilustram o álbum de casamento, ganham um novo espaço para se manifestar. 

Eu tenho um trabalho autoral, chamado Attraversiamo, que consiste em fotos que parecem pintura, e desde que desenvolvi esse projeto, eu procuro fotografar o casamento de forma tradicional. No entanto, quando tenho a oportunidade, eu realizo o trabalho de uma forma mais artística. Posteriormente, imprimo este conjunto de fotografias em Fine Art, entrego ao cliente a impressão grande, recebendo juntamente um selo como sendo uma obra de arte executada por mim. E é curioso que, muitas das noivas que me procuram hoje, o fazem por terem um interesse muito grande em ter essas fotos para decorarem as suas casas. 

guardarFotografia com estilo autoralEntre em contacto com Zi Fernandes
Foto: Zi Fernandes
guardarAttraversiamo, de Zi FernandesAgende a sua reunião!
Foto: Zi Fernandes

Última dica

O segredo, segundo a fotógrafa, é entregar-se sem medo e totalmente ao momento. Se ficou interessada, não deixe de entrar em contacto com Zi Fernandes, pois é essencial para que se conheçam, troquem impressões e ideias para todos os momentos.

guardarVerdadeira essência de cada noivaEntre em contacto com Zi Fernandes
Foto: Zi Fernandes
guardarNoivosAgende a sua reunião!
Foto: Zi Fernandes
guardarFamíliaEntre em contacto com Zi Fernandes
Foto: Zi Fernandes

Para mim não existem casamentos engessados; todos os casamentos que registo são completamente diferentes um do outro, pois eu entendo que cada casal possui a sua identidade e é, exactamente, isso que eu busco.

Assim surgirão fotografias verdadeiras, de um amor verdadeiro, como o seu.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Zi Fernandes Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!