Ideias para um casamento low-cost: poupar no preço e esbanjar bom-gosto

Longe vai o tempo em que se associava baixo custo a fraca qualidade ou menos glamour. São cada vez mais os exemplos que provam o contrário, mostrando que, com algum planeamento e bastante criatividade, é possível fazer as escolhas certas sem que o orçamento seja muito elevado.

Foto: Londji

Num casamento, o que costuma ser mais dispendioso é o catering, pelo que o primeiro passo para reduzir os custos poderá ser limitar o número de convidados. Pode custar imenso não convidar todos os familiares nem todos os amigos, mas ao mesmo tempo possibilita a criação de um ambiente mais intimista, apenas com as pessoas verdadeiramente próximas.

Quanto aos outros detalhes, na minha opinião o ideal é o casal elaborar uma lista de prioridades, colocando no topo aquilo a que dá mais valor e deixando para o final pormenores que considera supérfluos. Assim será mais fácil perceber qual é a melhor forma de distribuir o orçamento. Se dispensarem um determinado detalhe, fará sentido incluírem-no no dia do casamento ou, no caso de o incluírem, gastarem muito dinheiro com ele?

Neste post, mostro algumas ideias para um casamento low-cost que em nada ficaria a dever a um casamento com orçamento elevado.

Fotos: Vestido, Monsoon; Bouquet, Style Me Pretty; Penteado, Kate Bosworth; Brincos, Accessorize; Sapatos, Badgley Mischka

Vestido Monsoon – cerca de 350 euros
Bouquet – Style Me Pretty
Penteado – Kate Bosworth
Brincos Accessorize – cerca de 10 euros
Sapatos Badgley Mischka – cerca de 200 euros

Escolhi um vestido da marca Monsoon que, apesar de não ser especializada em vestidos de noiva, costuma incluir nas suas colecções vários vestidos perfeitamente adequados a noivas, de comprimentos variados. A grande vantagem é que a relação preço – qualidade é excelente, e os vestidos costumam ser bastante acessíveis em comparação com outros do mesmo género de marcas diferentes. A Monsoon permite fazer encomendas online a partir de Portugal e actualmente os portes de envio são gratuitos em encomendas cujo valor ultrapassa os 90 euros.

Outras marcas que costumam ter vestidos de noiva low-cost são a BCBG Max Azria e a Etxart & Panno (ambas com lojas no Porto e em Lisboa), a Coast, a House of Fraser, a Debenhams e a John Lewis. Estas últimas, tal como a Monsoon, permitem fazer encomendas online a partir de Portugal.

Para além disso, é possível encontrar vestidos adequados a noivas em algumas colecções de marcas como a Zara, a Mango, a H&M ou a Massimo Dutti.

Para completar o look, escolhi um penteado com ondas de inspiração vintage e uns brincos Accessorize e, recorrendo à ideia tradicional do “something blue”, optei por un bouquet de rosas e hortênsias com uma fita de cetim azul e uns sapatos azuis Badgley Mischka. Os sapatos não são low-cost, mas têm a vantagem de poderem ser usados em diversas ocasiões, não se limitando ao dia do casamento.

Fotos: Fato e camisa, Zara; Laço, Zara; Sapatos, Aldo.

Fato e camisa Zara – cerca de 180 euros
Laço Zara – cerca de 13 euros
Sapatos Aldo – cerca de 94 euros

Para o noivo, escolhi um fato Zara muito elegante, que poderá ser conjugado com um laço e uns sapatos azuis. Haverá, assim, uma conjugação das cores, sem no entanto cair em exageros.

Solicite informação sobre “”
Fotos: Convites, etsy.com/shop/thewoolberrypress; Caixinha para lembranças, idoweddingfavours.co.uk; centro de mesa com hortênsias, centralsquareflorist.com, fracos decorados com crochet, craftsbyamanda.com; Vespa azul, tain0s.deviantart.com

Uns convites como os da imagem poderão ser impressos em casa, não sendo por isso menos bonitos ou elegantes. As lembranças poderão consistir em fatias de bolo colocadas em caixinhas que podem ser encomendadas em grandes quantidades. Um outro exemplo poderá ser uma doação a uma instituição de caridade do valor estipulado para as lembranças. É um gesto bonito, e os convidados apreciarão.

Para a decoração, poderão ser usadasflores do jardim de casa ou então flores da época, de modo a reduzir os custos. As hortênsias, para além de serem bonitas, têm a vantagem de serem volumosas, facilitando imenso a elaboração dos arranjos florais. Os cravos, as gerberas, a gipsofila e a flor de cera podem também ser boas opções.

Os recipientes poderão ser reciclados e decorados com fitas, rendas, crochet, serapilheira, botões…

Para além disso, colocar velas nos centros de mesa e em pontos estratégicos da sala ajudará a completar a decoração e criar um ambiente acolhedor.

A Vespa, que coloquei como imagem final, é uma sugestão interessante para a deslocação dos noivos e, se for emprestada por um amigo ou um familiar, então, é perfeito!


Guest blogger: Patrícia Oliveira

Wedding planner, fashion adviser e produtora de eventos, Patrícia Oliveira criou o blogue Hoje Vou Casar Assim que, com milhares de visitas semanais, ajuda leitoras espalhadas pelo mundo a prepararem inúmeros detalhes do casamento e de dias de festa.

Acompanhe o seu trabalho através do blogue e da página no Facebook.

 

 

É especialista numa área associada à temática do casamento e gostava de escrever na Zankyou Magazine? Contacte-nos.

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Poupar no casamento: convites e decoração
Poupar no casamento: convites e decoração
A melhor forma de cortar na despesa é optarem por fazer os vossos próprios convites e escolher materiais económicos e versáteis para a decoração.
1Love4ever Photography
Poupar no casamento: Gastar pouco = gastar bem
Gastar pouco não significa ter menos, ou ter "menos bom". Significa gastar bem, planear com antecedência, não desperdiçar e usar a imaginação!
Ideias originais para a mesa dos noivos
Ideias originais para a mesa dos noivos
Quer optem por ter uma mesa presidencial, uma mesa só com os noivos ou qualquer outra opção, esta deve ter sempre um toque especial e ser identificada facilmente.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação