Jaime Neto Photography, «equipa fantástica, profissionais fenomenais, mas acima de tudo, pessoas maravilhosas»

Trocou os sistemas de informação da sua licenciatura em engenharia informática pela máquina fotográfica em 2012, ano em que fotografou o primeiro casamento. Descobriu-lhe o gosto e desde então não parou de investir na fotografia. Primeiro com uma extensa e intensiva formação profissional, depois com a empresa que fundou e à qual empresta o nome e o talento, a Jaime Neto Photography. Mas não está sozinho nesta bonita viagem. Está muito bem acompanhado pela Filipa Oliveira, com quem escolheu partilhar não só a empresa mas também (e acima de tudo) a vida. A Zankyou passou pelo Porto para conhecer um pouco melhor o casal de energia contagiante que dá corpo (e alma, convenhamos) à Jaime Neto Photography e apaixonou-se pelo portfólio dos dois. Quatro meses chegam para reservar uma data com esta equipa. E os preços começam nos 890 euros. Só bons motivos para dar o primeiro passo. Aqui. Agora.

É a fotografia de família a que mais os enternece. Mas nem só disso vivem o Jaime e a Filipa. Ele, para além do cargo de direcção da área multimédia (fotografia e video) no ISEP, também organiza e dirige cursos de fotografia. Aprendeu com a prática o estilo de fotografia com que mais se identifica e hoje é-lhe fiel. Prefere as fotografias naturais e espontâneas, pouco (ou até mesmo nada) ensaiadas. Sim, dá algumas dicas e conselhos aos casais que o procuram mas não condiciona o enquadramento. Quer que as imagens que tem orgulho em assinar contem uma história: a sua história, com as particularidades, pormenores especiais e sim até com suas as imperfeições. São esses detalhes que a tornam única e são esses os detalhes que fazem fluir a narrativa das imagens que o Jaime e a Filipa fotografam.

Antes de qualquer sessão de fotografia de um casamento, pedem aos casais que se sintam descontraídos e confortáveis com a câmara. Mas tanto ele como ela sabem que nem sempre isso é fácil para quem está do lado de lá da objectiva e é por isso que sugerem sempre aos casais que os procuram uma sessão de namoro ou uma engagement session antes do grande dia. Assim, casal e fotógrafos podem interagir num ambiente com menor pressão e ficar a conhecer-se melhor. Porque bem vistas as coisas, fotografar o casamento de alguém não e só uma questão de negócios, é algo muito mais pessoal. A empatia é precisa. E é nas sessões fotográficas e conversas antes do casamento que ela nasce e se cria. Para os fotógrafos, é a melhor forma de ficar a conhecer as pequenas (e amorosas) excentricidades do casal. Para os noivos, é uma oportunidade de se familiarizarem com a máquina fotográfica, de aprenderem a ‘distanciar-se’ dela. Em nome da naturalidade das fotos.

«Sabemos que se trata de um dia muito importante e fazemos de tudo para que vá de encontro às expectativas dos noivos», diz-nos o Jaime. Para a garantia de sucesso, a dedicação é essencial. A ela somam doses industriais de imaginação e criatividade e os resultados falam por si, num portefólio que dá vontade de folhear e folhear e folhear… E é tão bom ‘namorar’ as fotografias que o Jaime e a Filipa clicaram.

Mas e a eles? Quais são os trabalhos que mais os encantam? A resposta é imediata: «As histórias que mais gostamos são aquelas que nos vão acompanhando e crescem connosco, fotografar um casamento, depois o nascimento do primeiro filho e por aí adiante. É incrível acompanhar a evolução de uma família, ser ao mesmo tempo testemunhas desse amor e responsáveis por o eternizar. Estas sessões, pós-casamento, de família, maternidade, batizados enchem-nos o coração».

Esse sentimento de orgulho inspira nos seus clientes sentimentos semelhantes. E é por isso que a Patrícia Rodrigues, os intitula de «equipa fantástica, profissionais fenomenais, mas acima de tudo, pessoas maravilhosas». E que, sobre o seu casamento, a Andreia Caridade diga sem medos «Adorei! Adorei! Adorei! Não podia ter tido uma experiência melhor». Para resultados assim, fazem-se valer de um método que está a provar ser infalível.

Primeiro a inspiração: «São as pequenas coisas: sentimentos, palavras, pessoas». Mais: «inspiramo-nos com a luz natural, a tendência vintage, o filme analógico e tudo o que é belo». Até nos seus pares encontram inspiração e não lhes poupam elogios: «Temos grandes profissionais que também nos servem de exemplo. Estamos sempre atentos a blogs e trabalhos de fotógrafos estrangeiros e portugueses que admiramos». Daqui partem ao plano de trabalho que costuma repetir-se em todas as suas sessões fotográficas: escolher um local, perceber a melhor hora para tirar o melhor partido da luz natural, selecionar os acessórios que melhor prestam homenagem à história que estão a fotografar e, claro, a conversa com o casal. Esta quer-se longa. Informação é poder e é por isso que precisam de saber todos os pormenores antes da sessão: local da recepção, tipo de animação, número de convidados, tipo de flores e estilo da decoração, tudo conta!

E a conversa inclui ainda alguns (e bons) conselhos. E já que é de conselhos que falamos, fique com o do Jaime e da Filipa para uma festa de casamento feliz: «esforce-se por planear o dia com antecedência e escolher os fornecedores tendo em conta o estilo que pretendem. Quanto à fotografia, ponderem sempre a sessão de solteiros». Pela empatia, lá está.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto Helder Couto Photographer
Os 7 locais mais românticos para visitar em Portugal
Se procura um cenário romântico para passear, dar uma escapadela ou comemorar aquela data especial, saiba que existem inúmeros locais interessantes por visitar.
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
As fotografias são as melhores recordações que podemos guardar de um dia tão especial, por isso damos-lhe alguns conselhos para estar perfeita nas fotografias do seu casamento e evitar as falhas que as noivas costumam cometer.
Profoto Studios
20 fotografias impactantes de casamento: conheça os profissionais responsáveis pelo click!
O poder que a fotografia detém, actualmente, é transcendente. Quer seja em formato físico ou digital, estas "pequenas grandes" imagens apresentam um carácter imprescindível em muitos âmbitos da vida

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação