Joana Moreira: há 20 anos a iluminar os rostos das noivas mais felizes

Não há dúvidas: o casamento é um dos dias mais importantes na vida de qualquer pessoa. Tem de ser vivido na íntegra, com todos os pormenores bem pensados, inclusive o look dos protagonistas da festa. Os noivos têm de ir com uma aura diferente, mais luminosa e brilhante. Para isso, muito contribui a felicidade, mas não só… A maquilhagem e outros tratamentos de beleza são essenciais para que eles  surjam como verdadeiros príncipes e princesas de histórias de encantar, naquele que é o seu Grande Dia.

Sem desprimor para os noivos, as noivas são mesmo as mais esperadas! Tudo nelas tem de estar harmonioso: a feminilidade do vestido e acessórios, com o brilho nos olhos, a iluminação do rosto e as cores que mais acentuam a sua beleza. Sabendo isto e aproveitando o seu talento natural, Joana Moreira começou há 20 anos na Moda Lisboa a aprimorar a sua arte. E  nunca mais parou! A Zankyou esteve à conversa com ela. Fique para ler esta entrevista e tire umas ideias de como surgir linda e maravilhosa no dia do seu casamento.

Como começou a sua história como maquilhadora?

Comecei em 1997. Tirei o curso numa escola de maquilhagem e como tinha bastantes contactos de fotógrafos e outros maquilhadores, comecei logo a trabalhar na Moda Lisboa, fazendo parte da equipa da Antónia Rosa, até hoje. Como na altura havia poucos profissionais no mercado, foi relativamente fácil ser chamada para as principais publicações de moda em revistas, como a Vogue, a Máxima, a Elle, a LuxWoman, a Activa e outras. No mercado de maquilhagem de noivas, comecei a ter logo destaque, por ter maquilhado a Ana Garcia Martins, a blogger de A Pipoca Mais Doce. No blogue, ela publicou fotos dela (maquilhada) no casamento e foi a loucura!

Que serviços presta às noivas… E aos noivos, claro?

Presto serviços de maquilhagem e penteado de noiva. Também tenho uma equipa que faz o serviço de “grooming” a noivos: corte de cabelo, triming de barba, creme de rosto matificante e corretor de olheiras/borbulhas.

Quais os preços médios praticados?

Os preços vão dos 150 aos 250 euros.

Com quanto tempo de antecedência deve uma noiva (ou noivo) começar a preparar-se para o Grande Dia?

Dependendo da data, local e serviços escolhidos, um ano de antecedência é suficiente.

E quais os cuidados essenciais que devem ter durante esse tempo?

As(os) noivas(os) devem tratar a pele o melhor possível. Isso é mesmo essencial! Dito isto, é importante que façam uma limpeza de pele um a dois meses antes da boda, numa boa clínica de estética. Depois, é conveniente que procedam à manutenção do estado de saúde da pele, com uma exfoliação uma a duas vezes por semana, máscara hidratante uma vez por semana e hidratante de rosto e olhos todos os dias. Assim, irão lindos, com certeza!

Que tipo de serviço é que as noivas mais procuram?

A maquilhagem.

Com que antecedência devem os noivos contactá-la?

Hoje, já recebo pedidos de orçamento com mais de um ano e meio de antecedência para as datas mais concorridas (sábados entre maio a setembro). Fora disso, 6 meses de antecedência é suficiente.

Como consiste o seu trabalho com a noiva(o) desde o momento que esta(e) a contrata até ao dia do casamento?

Quando me contactam, fazem-me um depósito de reserva para assegurar que a data fica assegurada. A prova é feita seis meses antes da data da cerimónia, no meu atelier, com as condições perfeitas de luz. Consoante o estilo da cliente, do vestido, do penteado, do bouquet e cores da decoração em geral, há uma troca de ideias. Aí, acordamos vários estilos e tons de maquilhagem. Durante a prova, tiram-se fotografias para assegurar que a maquilhagem fica bonita, tanto ao vivo como em foto. Há também um aconselhamento nos cremes a usar e nos tratamentos a fazer até ao dia da cerimónia.

Qual o segredo para uma noiva bonita?

Tento sempre fazer uma maquilhagem intemporal, que seja atual hoje e daqui a 20 anos… Que a cliente olhe para as fotos do casamento daqui a uns anos e continue a achar-se no seu melhor! Mas pela minha experiência, acho sempre que as noivas estão mais bonitas e luminosas no dia da cerimónia, não só devido aos conselhos dados na prova para melhorar a aparência da pele, mas também porque estão realmente felizes!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Créditos: Fräulein Klick Photography
As melhores dicas de Makeups para noivas de Inverno!
Sim, todos ficamos mais bonitos e com um ar mais saudável com a pele bronzeada, mas será o uso de bronzer apropriado para os dias mais frios? Só uma makeup artist lhe pode dar a resposta! Por isso, nós lançamos a questão. Elas responderam.
Foto: Vanessa & Ivo
Maquilhagem para Noivas Ruivas: 4 dicas fundamentais!
Nenhuma noiva é esquecida e ainda que, em Portugal, a percentagem de ruivos seja muito pequena, a Zankyou não se esqueceu delas. Leonor Vasconcelos, do blogue Trinta e Tal, deixa-lhe as melhores dicas para que tire partido da sua beleza natural.
Foto: AWE
Penteados desarrumados para noivas modernas
Os penteados desarrumados são cada vez mais uma opção de estilo. Fomos falar com os nossos profissionais para nos darem alguns conselhos sobre esta forte tendência dos penteados de noiva.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação