Lista de casamento ou nib? 3 sugestões originais

Lista de casamento ou nib? 3 sugestões originais

Ora bem, aqui está uma questão sensível. Pedir dinheiro aos convidados parece sempre deselegante, não há como disfarçá-lo. Mas entre dar o nib ou fazer uma lista de casamento quando os noivos acham que já têm tudo, qual será a escolha mais razoável?

  • Planear o Casamento
guardar
Muitos são os convidados que preferem saber exatamente o que estão a oferecer aos noivos. Foto: Chema Naranjo

Ora bem, aqui está uma questão sensível. Pedir dinheiro aos convidados parece sempre deselegante, não há como disfarçá-lo. Mas entre dar o nib ou fazer uma lista de casamento quando os noivos acham que já têm tudo, qual será a escolha mais razoável?

É cada vez mais frequente. Os noivos já viviam juntos, ou já viviam cada um na sua casa, ou compraram casa com antecedência e foram-na mobilando e equipando gradualmente, ou foram na conversa das avós e fizeram enxoval… Seja qual for a causa, acontece que estão prestes a casar e já têm tudo.

guardar
Decidir que tipo de presentes de casamento pedir não é tarefa fácil. Foto: Fran Russo

Para muitos casais nesta situação, a resposta é simples: pedir dinheiro como prenda de casamento. Mas, como fazê-lo? Fomos reler o blogue A Pipoca Mais Doce, para recordarmos a opinião da blogger sobre o assunto: «Na minha opinião, era muito simples. Espetava-se com o NIB nos convites e a mensagem ficava logo explícita. Mas não. Diz que não pode ser, que não é chique, que é feio pedinchar, que o dia é de alegria e convívo, que não é para se pensar em dinheiro. Pois. Ninguém pensa, ninguém pensa, mas toda a gente fica contente na hora da contagem dos cheques.»

Pois. Confirmam-se as nossas suspeitas. As tias de Braga, a avó Lena, o patrão do pai… não iam achar graça nenhuma a uma abordagem assim tão direta. Digamos que isso pode resultar para os convidados mais jovens, os amigos, os colegas de trabalho com quem se está perfeitamente à-vontade.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Mas, então, e nos outros casos, como resolver este dilema? Entre nib ou lista de casamento, esta última hipótes é, de facto, mais consensual. Se é este o seu caso, já tem tudo e não sabe como “descalçar a bota”, aqui ficam 3 dicas milagrosas:

guardar
Há sempre uma solução que se adapta a cada casal. Foto: David Cardoso

1. Fazer a lista de casamento numa agência de viagens

Pode aproveitar para a lua-de-mel ou, se as ofertas excederem o valor, combinar com a agência a manutenção de um “saldo” para ir gastando em escapadinhas românticas, com a vantagem acrescida de que a garantia de exclusividade lhe uma boa margem para negociar descontos com a agência.

2. Fazer uma lista de casamento solidária

Está preparada para abdicar do usufruto das suas prendas em prol de uma boa causa? Se não precisa, lembre-se de que há sempre quem precise e agradeça do fundo do coração estas ajudas.

3. Fazer uma lista de casamento online

Esta terceira opção acaba por incluir as duas anteriores, já que numa lista de casamento como aquela que pode fazer aqui no Zankyou pode incluir a viagem de lua-mel, donativos para instituições de solidariedade social e ainda algumas estravagâncias, como bilhetes para todos os concertos do ano seguinte ou a bibliografia completa do Gonçalo M. Tavares. Resultado: os convidados ficam satisfeitos porque sabem exatamente o que estão a oferecer e os noivos recebem a totalidade do dinheiro na conta bancária, podendo, depois, ir às compras.

Ajudámos? Esperamos que sim. Depois conte-nos qual foi a solução que mais lhe agradou!

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!