Noivas baixinhas? Os cortes ideais para os vossos vestidos de noiva

Qualquer mulher tem o desejo de se sentir deslumbrante no dia em que sobe ao altar para dizer o “Sim” ao seu grande amor, sobretudo ao usar o vestido mais importante da sua vida: o vestido de noiva. Mas nem sempre é fácil acertar na escolha do modelo perfeito, pois é necessário ter em conta diversos fatores: o horário do casamento, o estilo do mesmo, a estação do ano em que decorre e, principalmente, o tipo de corpo da mulher. É claro que uma noiva poderá usar qualquer vestido – e, acredite, a quantidade de vestidos de noiva 2019 que existe hoje em dia é quase infinita – mas existem peças que favorecem mais o seu biótipo do que outros.

Foto: Meraki Studio

Por isso, hoje vamos ajudar as noivas mais baixinhas a descobrirem o corte perfeito para o vestido de noiva perfeito. Porque não basta usar uns saltos altos para resolver a questão: se o vestido não colaborar, pode não conseguir a tão desejada silhueta alongada. A verdade é que existem pequenos truques, que acabam por valorizar os pontos positivos do corpo e, consequentemente, do look, tais como a forma de marcar a cintura, o comprimento das mangas, o corte em todo o comprimento do vestido, os decotes ou o tipo de tecidos utilizados, mais ou menos encorpados, que irão definir o resultado final.

Foto: Nuno Belo Photographer

A evitar

Começamos por enunciar os cortes que as noivas baixinhas devem evitar: o vestido de baile (Ball Gown) ou corte princesa, trompete e o modelo sereia. O primeiro porque cria imenso volume e largura, retirando inevitavelmente altura, e os outros por desarmonizarem a silhueta, dando volume na parte inferior do corpo (dos joelhos para baixo), o que deve ser um cuidado especial para as mulheres mais baixas.

O excesso de bordados, folhos, laços e aplicações de flores também pode ser um ponto negativo se quiser parecer um pouco mais alta, assim como a utilização de tecidos grossos e pesados.

Sottero and Midgley

Outra coisa a evitar são os vestidos de noiva de manga comprida e com gola alta, bem como as caudas e os véus muito longos, pois ao contrário do que se possa pensar, não alongam a silhueta, já que criam uma desarmonia em relação às proporções da noiva e evidenciam ainda mais a sua pouca estatura. Aliás, quer as saias muito volumosas, como as caudas longas e sobreposições não são boas ideias, pois são elementos que ‘achatam’ a silhueta.

Maggie Sottero. Modelo: Cordelia

Boas opções

Os modelos de corte reto ou ligeiramente evasé/Linha A, com tecidos leves e fluídos, são as escolhas mais seguras, pois valorizam quase todo o tipo de corpo e criam uma linha vertical que, por um lado, alonga a silhueta, ajudando a dar a ilusão de altura e, por outro, não acrescenta volumes desnecessários, que iriam retirar altura. O modelo cintura império é perfeito, pois quanto mais alta a cintura do vestido, melhor, já que esse efeito causa a impressão de pernas mais longas.

Maggie Sottero. Vestido: Charlene
Inmaculada Garcia. Créditos: Barcelona Brida Fashion Week

Para quem gosta e se sente confortável, os cortes mais justos poderão também ser uma boa opção, assim como os vestidos com decotes, quer sejam à frente ou nas costas. O decote em V, em particular, é uma boa alternativa na maioria dos casos, já que alonga o pescoço da noiva, dando a ilusão de que ela é mais longilínea.

Aire Barcelona. Modelo: Urus
Joana Montez
Atelier Gio Rodrigues. Modelo: Frances
Galia Lahav

Atenção que comprimento do vestido também é muito importante. O mesmo não deve fazer uma grande “poça” no chão e, de preferência, deve mostrar ligeiramente os sapatos. Para quem preferir um modelo de vestido curtoo comprimento ideal é logo acima ou abaixo dos joelhos. Neste último caso, opte por um modelo caicai, pois assim evidenciará os braços e as pernas, ampliando o tronco.

Matthew Willamson Bridal

#dica: se não quiser abdicar do seu grande sonho de casar num modelo princesa, redobre a atenção aos detalhes: descaia um bocadinho a cintura, dê menos volume à saia, opte por um decote coração  que fica sempre bem! – e aposte nos saltos altos. Já se sempre quis subir ao altar num modelo sereia, cuidado com o comprimento da cauda e com os adereços.

Outros detalhes

Definida a silhueta do vestido, é importante focar-se também noutros detalhes para criar um visual harmonioso e equilibrado. Quanto aos sapatos, caso a noiva goste de um salto alto, a sugestão é usar os sapatos que tem uma plataforma interna, que irão garantir alguns centímetros extras à noiva.

Foto: Nuno Belo Photographer

Já no que diz respeito ao penteado da noiva, o mais indicado para dar uma aparência mais longilínea é o coque alto, que deve acompanhar o estilo do vestido e da cerimónia, podendo ser mais solto e descontraído para um casamento ao ar livre ou mais estruturado para cerimónias noturnas e formais.

Joana Montez

Relativamente a acessórios como o ramo da noiva, os brincos, tiaras e outras joias, devem ser todos proporcionais ao tamanho da noiva, pois se forem muito grandes trarão desarmonia ao visual, retirando estatura.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Você é uma noiva baixinha? Como vai ser o vestido? Diga-nos tudo!

E, entretanto, fique com mais dicas fundamentais para a ajudar a escolher o vestido certo para si. É só clicar no play.

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
As fotografias são as melhores recordações que podemos guardar de um dia tão especial, por isso damos-lhe alguns conselhos para estar perfeita nas fotografias do seu casamento e evitar as falhas que as noivas costumam cometer.
Marylise 2018 via Vestidus
Os 10 erros que as noivas cometem ao escolher o vestido de noiva
Os 10 erros que as noivas cometem ao escolher o vestido de noiva - erros que eu considero de vital importância e para os quais devem estar prevenidas, preparadas e atentas.
Juniper. Credits: Juniper
Rebecca Ingram: a coleção perfeita para noivas sofisticadas e atentas aos pormenores
Sensualidade e elegância de mãos dadas, numa coleção que não a deixará indiferente. Não perca a oportunidade de encontrar aqui o seu vestido de noiva!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação