Nuno Vicente: naturalidade e emoção em cada foto

O seu namorado pediu-lhe a mão em casamento e você nem cabe em si de contente. O dia com que sempre sonhou será já daqui a nove meses. Agora, é começar a tratar de tudo. E uma das coisas mais importantes na organização do casamento é escolher o profissional que vai eternizar os momentos mais felizes, naturais e espontâneos do dia. Para isso nada melhor que as imagens.

Nuno Vicente Photography edita foto a foto, porque cada momento merece tratamento especial, o melhor que estes profissionais conseguirem dar da sua capacidade artística. “Em cada registo que valha a pena ser trabalhado, aplicamos diferentes edições, de modo a escolher a melhor. Umas mais claras, outras com mais contraste e ainda outras que ficam simplesmente um colosso quando lhes aplicamos o preto e branco”, conta à Zankyou Nuno Vicente.

Nuno Vicente Photography

O fotógrafo trabalha num registo de “freelancer”, tipo fotorreportagem. Para si, não há momentos únicos ou iguais quando regista casamentos. “Os melhores registos são os naturais, sem poses ou risos forçados”, sublinha, chamando a atenção para o prazer que lhe dá fotografar cada detalhe da fase dos preparativos.

Os sapatos, os vestidos, os penteados dão sempre registos belos e suaves”, afirma. Mas não são os únicos. A chegada da noiva e a ansiedade estampada no seu rosto e no do noivo, enquanto a vê caminhar em direção o altar, bem como a entrega das alianças, são sempre momentos lindíssimos, que dão abertura a momentos muito emotivos e dignos de captar.

Nuno lembra ainda que as mesas, ainda intactas, e as prendas que os noivos entregam aos convidados dão origem a fotos, de naturalidade inigualável, porque ninguém está ali para fazer pose, mas sim para viver o momento. Entusiasmado, o profissional não para de dar exemplos dos melhores momentos para captar, como se estivesse a fazer o roteiro da história da festa, em imagens. Desde o corte do bolo, ao habitual fogo de artificio ou balões, todo o trabalho da sua equipa é corrido, captando momentos únicos de amizade e cumplicidade entre noivos e convidados. Resumindo, “não há momentos que possamos dizer que gostamos mais ou menos. São todos diferentes e bonitos de registar. E quando esse produto final é cuidadosamente tratado e estudado ao pormenor, como se fosse para nós, não há muito por onde falhar”, exclama. A felicidade dos noivos quando lhes entrega o trabalho final é a maior compensação destes fotógrafos.

Nuno Vicente PhotographyAgende a sua reunião!
Nuno Vicente Photography
Nuno Vicente PhotographyAgende a sua reunião!
Nuno Vicente Photography

E que tipo de serviço oferecem aos noivos? Uma sessão livre, umas semanas antes do grande dia. O objetivo imediato é os colaboradores de Nuno familiarizarem-se com os clientes.

É importantíssimo haver uma boa relação entre fotógrafo e noivos! Se a isso aliarmos o facto de registarmos momentos que normalmente não têm, o dia está ganho à partida. Desta forma será fácil de entender que, no dia do casamento, e havendo já uma relação familiarizada, tudo corre mais fluido, sem tensões por haver câmaras e máquinas em redor, destaca.

Nuno Vicente PhotographyAgende a sua reunião!
Nuno Vicente Photography
Nuno Vicente PhotographyAgende a sua reunião!
Nuno Vicente Photography

Nuno Vicente orgulha-se de ser diferente da concorrência e de ganhar pontos com isso. A forma como maneja a câmara e o produto final falam por si. É só ver a forma como trabalha os enquadramentos, aberturas e velocidades. Estes são termos técnicos, desconhecidos da maioria das pessoas, mas que manejados por quem sabe “falar” com a máquina, darão seguramente registos com mais cor, luz e nitidez. Outra mais valia que a sua equipa tem em relação à concorrência é que não vendem fotos nas cerimónias (a não ser que os noivos o pretendam). Aproveitam esse tempo para continuar a fazer o que mais gostam. O que, na opinião de Nuno, dá sempre um produto final mais homogéneo e completo.

É justamente isso que perseguimos! Depois, já em estúdio, fazemos algo que poucos farão… a edição foto a foto. Todo este processo é quase único!”, explica o fotógrafo.Por tudo isto dizemos a quem nos contacta que não somos, nem queremos vir a ser, mais uma ‘fabrica’ de fotografias. Se não for para apresentar um bom trabalho preferimos não o fazer. Por último, e que muito diz do empenho que pomos em cada trabalho que fazemos, é a entrega do serviço fotográfico num espaço de 15 a 20 dias após a cerimónia”.

O serviço é entregue numa Pen ou cartão SD, em caixa personalizada, feita à mão, conforme for a preferência do casal. Além disso, oferecem algumas das fotos mais bonitas e já impressas.

Nuno Vicente PhotographyAgende a sua reunião!
Nuno Vicente Photography
Nuno Vicente PhotographyAgende a sua reunião!
Nuno Vicente Photography

Quando questionado sobre que momentos o marcaram mais num casamento, Nuno nem para para pensar. Lembra-se do André, que não aguentou e chorou no altar, e do Carlos, que desmaiou quando a noiva lhe colocou a aliança. Depois, lembra-se daqueles momentos em que alguém que tinha algum significado forte para os noivos já faleceu. “São sempre momentos fortes e dignos de respeito”, responde.

Nuno Vicente PhotographyAgende a sua reunião!
Nuno Vicente Photography
Nuno Vicente PhotographyAgende a sua reunião!
Nuno Vicente Photography

Aos noivos só tem um recado a dar: “meus amigos, quem faz uma boa foto são vocês. Apenas vocês. Nós só registamos o momento. Portanto, divirtam-se, abstraiam-se e façam de conta que não estamos aqui”. Mas Nuno confessa que se atrás da máquina não estiver uma pessoa minimamente sensível ao ambiente que envolve os noivos, é impossível registar emoções.

As câmaras adoram pessoas bonitas, felizes e simpáticas. Apenas existe uma variável que ninguém domina: a meteorologia!  Mas até essa é contornável. Já alguém viu a foto de um dia de chuva? É um prato cheio para dar origem a um belo produto artístico.

Nuno Vicente PhotographyAgende a sua reunião!
Nuno Vicente Photography
Nuno Vicente PhotographyAgende a sua reunião!
Nuno Vicente Photography

Para garantir todos os pontos enumerados anteriormente, e que os distinguem de outros colegas, a Nuno Vicente Photography só aceita fazer um casamento por mês. Aconselham por isso, que os noivos os contactem com uma antecedência mínima de 6 meses, para que esse mês possa ficar reservado para eles. “Não quer dizer que, se formos contactados com menos tempo de antecedência, não possamos aceitar o serviço! É uma questão, digamos, de sorte!”, finaliza o fotógrafo.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Lua-de-mel na Tailândia: os melhores hotéis para a vossa viagem de sonho!
Lua-de-mel na Tailândia: os melhores hotéis para a vossa viagem de sonho!
Uma lua-de-mel na Tailândia irá permitir que conheçam o verdadeiro paraíso tropical! Consultem a nossa selecção de locais únicos onde podem ficar alojados.
5 destinos detox para ir de lua-de-mel
5 destinos detox para ir de lua-de-mel
Retiros de yoga, meditação e planos de alimentação saudáveis é o que os casais modernos mais querem e precisam. Por que não em lua-de-mel?
2 Play+
2 Play+ momentos autênticos que surpreendem pela naturalidade
Se o seu objectivo é não perder pitada do seu casamento, a 2 Play+ é a solução. Apaixonados pela arte de filmar, os amigos que compõem este atelier têm a mestria e o engenho necessários para eternizar o seu Grande Dia

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação