O bolo de casamento: uma das estrelas da festa!

A origem do bolo de casamento remonta ao Império Romano. Desde então, moldado pelo tempo, chegou à forma que assume hoje, que conhecemos. Uma coisa se mantém: a tradição dos noivos partirem e partilharem a mesma fatia, da mesma forma que partilharão, espera-se, um futuro risonho.

Assim, é inevitável que, a determinada altura, as atenções se centrem nele: o bolo de casamento é sim, uma das estrelas da festa e por isso a sua escolha deve ser atenta e atempada.

Solicite informação sobre “Bolo coberto com creme de manteiga. Fotografia de Paulo Duarte.”
Bolo coberto com creme de manteiga. Fotografia de Paulo Duarte.

Mais ou menos exuberantes, clássicos ou personalizados, ninguém diz que não a uma porção, mesmo que pequenina, do doce dos doces! O Pinterest, por exemplo – que pode fazer 13 coisas pelo vosso casamento – oferece exemplos variadíssimos, de aspecto, e uma breve pesquisa no Google, por exemplo, dá-nos acesso a listas imensas de massas, recheios e coberturas ideais, para o bolo de casamento perfeito.

O tema não poderia claro, nunca, passar em branco e estivemos, hoje, a propósito, à conversa com Clara da Cruz. Várias vezes premiada em concursos e co-editora de um livro intitulado de “O Admirável Mundo do Cake Design”, aceitou responder a algumas perguntas nossas e a esclarecer algumas dúvidas recorrentes entre os casais, a respeito do cake design e do bolo de casamento.

Solicite informação sobre “Capa do livro "O Admirável Mundo do Cake Design".”
Capa do livro "O Admirável Mundo do Cake Design".

Querem saber um pouco mais sobre ela e sobre o seu trabalho? Pois então, cá vai:

Solicite informação sobre “Bolo de casamento de Claríssima. Foto de Filipe Araújo.”
Bolo de casamento de Claríssima. Foto de Filipe Araújo.
Solicite informação sobre “O bolo de casamento foi inspirado no vestido da noiva e no tema do casamento.”
O bolo de casamento foi inspirado no vestido da noiva e no tema do casamento.

– Para todos aqueles que não a conhecem: quem é a Clara da Cruz? Que pessoa, que mulher, está por trás da Claríssima?

Sou socióloga, tenho 42 anos e trabalhei em associativismo, num lar de idosos e actualmente dedico-me ao cake design.

Apesar de me considerar uma pessoa prática e simples, sempre gostei de ver coisas bonitas, de embelezar tudo, desde os trabalhos manuais à culinária.

Sou calma e muito paciente, o que me ajuda quando preciso de dedicar muitas horas a trabalhos minuciosos, necessários, no cake design.

Gosto muito de ser anfitriã e oferecer momentos agradáveis às pessoas.

Solicite informação sobre “Bolo de casamento "Instrumentos Musicais" publicado no livro "O Admirável Mundo do Cake Design".”
Bolo de casamento "Instrumentos Musicais" publicado no livro "O Admirável Mundo do Cake Design".

Enquanto criadora da marca Claríssima, dedico-me de corpo e alma a todos os projectos que me solicitam, e gosto de ver o sorriso das pessoas quando recebem os bolos, principalmente o das crianças. Dá-me mais ânimo e confiança para continuar nesta actividade.

Gosto de aprender e sempre que posso obtenho formação em áreas que sinto necessidade para avançar com este meu projecto: desenho, pintura, gestão, cake design, marketing e redes sociais.

– Fale-nos um pouco do seu percurso profissional. Como nasce a Claríssima? E porquê? O que a trouxe ao cake design?

Sou filha de uma chef de cozinha e nas festas, em casa, haviam pratos bonitos e bem decorados. A minha mãe tratava da parte quente da refeição e delegava ao meu pai a tarefa de fazer as entradas. E foi com ele que comecei, numa espécie de competição para ver quem fazia o canapé mais bonito e elaborado. Mais tarde a minha mãe delegou-me a tarefa de fazer as sobremesas, algo que ela não apreciava fazer. Como eu gostava de apresentar sobremesas diferentes, pesquisava muito nos livros dela e aprendi muito sobre doces e pastelaria. Este gosto acompanhou-me ao longo da minha formação escolar e quando surgiu a pesquisa na Internet, conheci a decoração de bolos com pasta de açúcar.

Fazia os bolos para a família, depois passei a fazer para os amigos, mais tarde para os amigos dos amigos, e foi desta forma informal que acabei por ser cada vez mais solicitada. Como gostava muito desta actividade procurei formação em cake design. Em 2009 tirei um curso de Cake Design Master em Lisboa e mais tarde dezenas de formações na ANCD (Associação Nacional de Cake Designer’s), principalmente com designer’s estrangeiros.

Solicite informação sobre “Bolo "Pérolas" para Bodas de Ouro inspirado num trabalho de Djalma Reinaldo.”
Bolo "Pérolas" para Bodas de Ouro inspirado num trabalho de Djalma Reinaldo.

A área onde trabalhava permitia-me alguma flexibilidade de horário, e fui conciliando as duas actividades, até que em 2011 optei por me dedicar apenas ao cake design. Criei a marca Claríssima e um pequeno atelier. Deste então que a minha vida tem sido dedicada a esta doce arte dos bolos, doces e outras sobremesas, pela qual continuo apaixonada.

– A Clara é de uma mestria de cortar a respiração. Por exemplo, recentemente, dois dos seus bolos, duas das suas obras de arte, que tive a oportunidade de apreciar, foram inspirados em dois vestidos de noiva, da autoria de Natália Mil-Homens Pereira para o atelier Vestidos de Sonho. De onde nasce a inspiração? O que é que a inspira?

Solicite informação sobre “Natália Mil-Homens Pereira e Clara da Cruz.”
Natália Mil-Homens Pereira e Clara da Cruz.

Anteriormente já tinha feito bolos para casamento inspirados nos vestidos das noivas, mas quando vi os vestidos da Natália do atelier Vestidos de Sonho, a minha cabeça não descansou enquanto não desenhei vários bolos inspirados nos seus vestidos. Felizmente tive a oportunidade de transformar dois desses desenhos em bolos, o que foi muito gratificante. Os vestidos dela são muito inspiradores, são vestidos cheios de glamour e sensualidade, muito criativos, e cada vez que os vejo consigo visualizar mentalmente, bolos que combinariam com aqueles vestidos.

Solicite informação sobre “Vestido de noiva de Natália Mil-Homens Pereira apresentado na Gala Namorar Portugal. Foto de Pedro Miranda.”
Vestido de noiva de Natália Mil-Homens Pereira apresentado na Gala Namorar Portugal. Foto de Pedro Miranda.
Solicite informação sobre “Bolo inspirado no vestido de Natália Mil-Homens Pereira. Foto de Foto Felicidade.”
Bolo inspirado no vestido de Natália Mil-Homens Pereira. Foto de Foto Felicidade.

Quando os noivos me pedem um bolo e não fazem ideia do que pretendem, questiono muitos aspectos da sua vida, desde profissão, passatempos, gosto por filmes, livros, música, viagens… Resumindo, tento obter um perfil que me ajude a entendê-los. Depois questiono bastante sobre a cerimónia do casamento, estilo, local, tema, etc. Não é mera curiosidade, é informação que me permite criar algo que combine com os noivos ou com a cerimónia.

Quando faço bolos para revistas ou exposições, aí tento fazer algo que seja diferente do habitual, algo novo que chame a atenção e se destaque dos restantes. A inspiração vem de muitas partes: pesquisas, as minhas vivências ou um tema que me apaixone.

Solicite informação sobre “Vestido de Natália Mil-Homens Pereira. Bolo de Claríssima.”
Vestido de Natália Mil-Homens Pereira. Bolo de Claríssima.

– Na generalidade, as empresas de catering ou os locais que serão palco da celebração ou do copo-de-água disponibilizam dentro dos seus serviços, opções ao nível da pastelaria e nomeadamente, da confecção do bolo de casamento. Acha que por assim ser, o bolo de casamento – que é uma das estrelas da festa – é um tanto ou quanto descurado? Quais são as vantagens que os noivos podem encontrar no trabalho de uma cake designer?

Não podemos generalizar porque há serviços de catering que apresentam bons trabalhos ao nível do bolo e outros que limitam os noivos a bolos padronizados do seu portefólio.

Solicite informação sobre “Bolo "Bordados de Viana" de Claríssima.”
Bolo "Bordados de Viana" de Claríssima.

A procura de cake designer’s acontece geralmente quando os noivos querem um bolo único, personalizado, que sabem que foi feito apenas para eles, que incorpora os seus gostos e os seus sonhos. As opções oferecidas pelos cake designer’s são quase ilimitadas, não só no design do bolo, mas incluindo opções de mecanismos que podem dar movimento, luzes ou sons ao bolo. Resumindo, os cake designer’s são criativos cuja matéria-prima é comestível.

– Com que antecedência, um casal que tenha intenção de, no seu casamento, deliciar-se com um bolo de casamento seu, deve dirigir-se a si?

Com a máxima antecedência possível, de preferência depois de já terem decido o estilo da boda, a decoração do espaço, ou o tema caso exista. Um bolo pode inspirar-se na decoração, no tema do casamento, no vestuário dos noivos, em muitos aspectos que fazem parte do casamento. Ou pode também ser ele a inspirar toda a decoração envolvente.
Devem também ter em conta que será necessário tempo para desenhar várias propostas de bolo, fazer a prova e os encontros que possam ser necessários para criar o que os noivos desejam.

Solicite informação sobre “Bolo de casamento "Ratinhos" de Claríssima.”
Bolo de casamento "Ratinhos" de Claríssima.

– Há um preço médio para um bolo de casamento? De que depende esse valor?

Não há preço fixo, depende de alguns aspectos. O primeiro será o número de convidados, que determina não só o preço, como condiciona o design do bolo. Um bolo para 100 convidados dá margem para mais opções de design do que um bolo para 20 convidados, isto se não se recorrer a “dummy cakes” (bolo falso no interior) que soluciona o problema do tamanho para quem quer um bolo grande e tem poucos convidados. Outro aspecto será o design e complexidade do bolo. Um bolo totalmente liso e sem adereços, terá um custo inferior a um bolo com muitos detalhes e modelagens que impliquem muitas horas de trabalho. E por fim, a massa e recheio do bolo. Já fiz bolos cujo recheio eram bombons Ferrero Rocher, o que encarece ligeiramente em relação a um bolo com recheio simples e mais económico.

Solicite informação sobre “Bolo de noivos "Marcha Nupcial" de Claríssima.”
Bolo de noivos "Marcha Nupcial" de Claríssima.

Se tivesse de lhe dar um número, diria que no mínimo os noivos devem contar com um valor entre 20€ a 25€/kg e que devem ter como referência 100grs por convidado de massa de bolo, ou seja, sem contar com as decorações do mesmo.

– Na hora de escolher – com a variedade, por exemplo, de massas, recheios e coberturas – o que devem os noivos ter em conta? Quais são as características do bolo de casamento perfeito? Algum conselho – ou conselhos – que pense ser útil?

Não há um bolo perfeito assim como não há gostos perfeitos. O bolo perfeito será aquele que vai ao encontro do que os noivos tinham em mente.

Solicite informação sobre “Bolo "Coração nas nossas mãos" de Claríssima.”
Bolo "Coração nas nossas mãos" de Claríssima.

Encorajo sempre os noivos a pensarem não só nos seus gostos, mas também no que os convidados gostariam de comer. Aconselho e escolhem muitas vezes massas em camadas de vários sabores. Penso que torna as fatias visualmente atractivas e aumenta a probabilidade de agradar a mais convidados. Escolher um único sabor (côco, noz, etc) que se sabe que nem toda a gente aprecia, não é boa opção. Neste caso, convém optar por combinar esse sabor com outro, por exemplo num duo ou trio de sabores, onde numa fatia de bolo há várias camadas de bolos e cores diferentes. No entanto há que ter o cuidado de não escolher sabores incompatíveis ou que se sobreponham demasiado uns aos outros. Para isso serve a prova de bolos, algo que considero indispensável. Mesmo que os noivos se encontrem fora do país e não possam de todo fazê-la, devem escolher alguém da sua confiança para a fazer e dar a sua opinião sobre os bolos provados. O recheio depende sempre da massa ou massas escolhidas e nesse aspecto acho que devem confiar na sugestão do cake designer pois tem experiência sobre o que combina melhor em cada caso. No entanto, na prova peçam para que em cada massa haja dois ou três recheios diferentes para provarem.

Há alguns aspectos a ter em conta na hora de escolher massas e recheios: o local onde o bolo estará exposto e a temperatura ambiente, o momento em que vai sem consumido (início ou fim da cerimónia) e a estação do ano.

Solicite informação sobre “Bolo de baptizado de Claríssima.”
Bolo de baptizado de Claríssima.

Se os noivos vão realizar a boda ao ar livre num dia quente de Verão, escolher uma cobertura de creme de manteiga, recheios com natas, ovos, queijo ou frutas frescas, não são de todo boa opção para bolos que queiram ter expostos numa mesa. Nestes casos, terão de ficar no frio até à hora de serem servidos.

Um bolo que será servido no final da cerimónia, mas que desejam ter exposto desde o início, contando com as horas da sua decoração, somará muitas horas antes do seu consumo, pelo que convém escolher recheios que não percam qualidade.

Há bolos que são melhor opção para o Verão, por exemplo, os de sabores mais tropicais com recheios de cremes frescos e frutas, enquanto outros bolos, como os de chocolate, noz, etc., parecem ser mais reconfortantes em épocas frias.

 – Três palavras para descrever o bolo de casamento em 2015.

Exterior: personalizado, alto e tendencialmente rústico.

Interior: intenso, húmido e cremoso.

Solicite informação sobre “Bolo "O Mundo dos Noivos" com movimento giratório de Claríssima.”
Bolo "O Mundo dos Noivos" com movimento giratório de Claríssima.

E então? Esclarecidas as vossas dúvidas? Espero que sim! Em nome da Zankyou Magazine, quero agradecer à Clara da Cruz, por toda a simpatia e disponibilidade. O seu atelier localiza-se em Braga, mas a nossa Guia de Fornecedores conta com inúmeros outros nomes de referência no cake design, noutros pontos do país, e por isso, não devem deixar de a consultar!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Lua-de-mel económica: 5 hostels que a vão fazer achar que está num 5 estrelas
Lua-de-mel económica: 5 hostels que a vão fazer achar que está num 5 estrelas
Os mimos são os mesmos: pequeno-almoço buffet, welcome drink no quarto, vistas deslumbrantes sobre rio, mar e serra...
Bolos de casamento em Lisboa: alguns dos melhores cake designers!
Bolos de casamento em Lisboa: alguns dos melhores cake designers!
Conheça alguns dos melhores profissionais de bolos de casamento em Lisboa e solicite informação gratuita!
Looks de festa na tv: prevê-se uma escalada do luxo (e do suspense) na série Revenge
Looks de festa na tv: prevê-se uma escalada do luxo (e do suspense) na série Revenge
Esta noite, a Fox Life exibe um episódio decisivo da série Revenge (da 1ª temporada, pelo menos). Tal como em todos...
Escolher o Dj certo garante uma festa inesquecível
Escolher o Dj certo garante uma festa inesquecível
Escolher o Dj certo garante uma festa inesquecível
AhHA! Photos
AhHa! Photos: Ana & Rui uma dupla de fotógrafos de casamento com uma essência única!
Descubra a AhHa Photos: Ana&Rui uma dupla de fotógrafos de casamento com uma essência única!
London Bridal Fashion Week 2015: Pronovias apresenta La Sposa, St. Patrick, White One e Pronovias Festa
London Bridal Fashion Week 2015: Pronovias apresenta La Sposa, St. Patrick, White One e Pronovias Festa
A Pronovias marcará presença na London Bridal Fashion Week para apresentar as suas colecções: La Sposa, St. Patrick, White One e Pronovias Festa.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação