O livro de honra (e os não livros de honra!): ler, reler, guardar e amar!

É estupidamente redutor falar em livro de honra. Um livro de honra, não tem necessariamente de ser… Hum, bem… Um livro!.. (Pode ser, mas não tem de ser!..)

O problema é que assim sendo, o título não me chegaria para definir – e eu não defino nunca de forma taxativa – o que pode ser afinal um livro de honra, além de um livro! (Repetitivo não é?) Um quadro, uma caixa, uma gaiola… O livro de honra pode ser tudo isso!.. E o que importa é que possa ser de facto alguma coisa!

Etsy

Eu mesma me interroguei: valeria a pena? Faria diferença? Num tempo onde tudo implicava um custo, o que valia a pena eram também, estas perguntas feitas em silêncio. Hoje tenho a resposta. Na altura não tinha. Valeu a pena, e para mim ainda hoje, faz toda a diferença. Inevitavelmente, contaremos meses de casamento, anos… (E ainda bem!) E tentaremos encontrar-mo-nos com o passado, roubando-lhe algumas das emoções que encheram e preencheram o nosso coração no dia do nosso casamento. Que é único!.. Parte das emoções, nunca recuperaremos. Estavam nos abraços, no carinho que recebemos dos outros…

Outra parte, reside ainda e residirá sempre nos objectos que também nos acompanharam. Que estiveram lá e impávidos – porque com muita pena ainda não falam – assistiram a tudo. O livro de honra será um misto de ambos. Carregará consigo o peso das palavras de quem nos ama e não deixará infelizmente de ser um objecto, embora nas entrelinhas, fale.

Ainda hoje, quando a saudade aperta, sento-me e releio o amor com que nos escreveram. Sorrio muito. Sou um bocadinho mais feliz. Hoje o meu livro de honra – que não era um livro – faz parte também da minha casa. É parte dos outros e parte de mim.

Ed Peers

Hoje, que sei tudo isto, decidi partilhar convosco.

Não esperem que todos se levantem e deixem uma mensagem inspirada, digna de Vaz de Camões. Mas acreditem que mesmo que não o seja, sorrirão.

(E antes de vos mostrar aquilo que pode um livro de honra ser, um aparte apenas: o ideal, já que nem todos os convivas repararão que existe um local onde podem deixar as suas mensagens aos recém-casados, será que peçam por exemplo ao Dj ou músico que faça essa menção. Ou ainda, se possível, que façam passar o livro de honra, de mesa em mesa – não é tão prático, mas bem é só se for possível!..)

Happily Ever After
Feather + Stone
Totally Salinda
TableArt
Azelle Photography
Shannon Lee Images
Shelby Street Photography
Jonas Peterson
Olive Juice Studios
Lisa Hessel Photography

E digam-me lá: um livro de honra, pode ou não pode ser mais que um livro? (Sim, eu publiquei dois exemplos e portanto, dois livros. A prova de que ainda assim, um livro também pode ser bem mais que um livro!..)

Bem, as ideias são comigo (ou mais ou menos comigo), é certo. A execução delas é que não… E por isso um último conselho: Liscromo, Mimos & Sonhos, Convit’arte, Wise_up Weddings, Sonhei Assim e Real Sonho. Esses são os nomes que devem ter em mente na hora de pensar no estacionário do vosso casamento – e é aí que se incluem os livros (e os não livros) de honra!..

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

7 coisas que nunca lhe disseram sobre a noite de núpcias (atenção, depois de ler isto não será a mesma)!
7 coisas que nunca lhe disseram sobre a noite de núpcias (atenção, depois de ler isto não será a mesma)!
O momento pelo qual tanto ansiava chegou! A festa acabou. Os convidados foram embora. Só ficaram você e a sua cara-metade, finalmente casados. É o vosso momento, a vossa intimidade, a vossa noite de núpcias. Acha que tudo será perfeito, mas a verdade é que nem sempre as coisas se passam assim! Hoje revelamos-lhe 7 segredos que nunca lhe disseram sobre esta noite.
Foto NJMattos Photography
Amar em Nova Iorque... com a NJMattos!
É a cidade que nunca dorme. Sempre presente no nosso imaginário, é a cidade do Central Park, do MOMMA, da Times Square, da Brooklyn Bridge, do Empire State Building. Mas tem todo o potencial para destronar Paris e Veneza como as cidades do amor, ou não tivesse ela sido palco de tantas (e tão bonitas) histórias de amor. Muitas imortalizadas no cinema. Outras anónimas, mas nem por isso menos especiais.
Foto Diana Nobre
5 sinais inequívocos que ele a irá amar para sempre!
Será o seu amor verdadeiramente incondicional? O grande mandamento de um casamento é este: prometer amar outra pessoa, no melhor e no pior! Mas nem sempre esta é uma tarefa fácil.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação