O mistério do beijo... Porque será que nos beijamos?

O primeiro beijo… Lembram-se do vosso? Claro que sim! Eu sei que sim! Não há prazer maior que beijar e ser beijado!.. Um dos elementos-chave de qualquer relação, de a manter feliz e saudável e o expoente máximo do amor e das suas formas de expressão. Mas, perguntaram-se alguma vez pelos motivos que nos levam a beijar? Porque nos beijamos? Se querem saber a resposta, esta matéria é para vocês!

Solicite informação sobre “”
Adriana Morais – Fotografia
Solicite informação sobre “”
Momento Cativo

Todos concordamos: o beijo é um dos alicerces básicos de toda e qualquer relação e uma das formas mais honestas e despretensiosas de manifestar amor. No entanto, porque é que não nos sentimos da mesma forma quando batemos palmas, quando abraçamos alguém ou quando assobiamos? Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Oxford, parece ter vindo revelar a razão: o beijo ajuda-nos a eleger o nosso par, mas também a mantê-lo a nosso lado.

Este estudo foi baseado em três teorias a respeito do beijo, aceites pela comunidade científica: que ajudam a avaliar a qualidade genética do potencial parceiro; que são um meio que faz aumentar a excitação; e que são um veículo e um vínculo para manter relações.

Solicite informação sobre “”
Um Dia de Sonho

Submetidos 900 adultos a um questionário online, concluíram que o beijo é mais importante para as mulheres do que para os homens numa relação e que mulheres e homens que se consideravam atraentes, ou que apenas tinham relações mais fugazes e casuais, também pontuaram os beijos como um factor da máxima importância. A partir daí, os cientistas deram conta que são os grupos que têm maior capacidade de selecção na hora de encontrar um par, os que dão mais importância também na hora de beijar e que o beijo tinha ainda mais importância para eles do que para quem apenas tinha uma relação ocasional ou sem compromisso.

Estes dados, que segundo os investigadores apontam para o beijo como um mecanismo selectivo da natureza humana, coincidem com estudos anteriores que mostravam que o beijo tinha um papel fulcral na selecção do homem ou mulher da vossa vida. Como? A partir do gosto e do cheiro! Gostamos mais ou menos do nosso parceiro, com base nesses factores. E surpresa: esta maior ou menor atracção coincide com a nossa maior ou menor compatibilidade genética.

A chave de todo este mistério é que o homem dá à mulher num beijo uma dose de testosterona misturada com a sua saliva. Com essa partilha hormonal, o nosso organismo fica com dados suficientes para avaliar a compatibilidade do nosso sistema imunológico com o do “candidato” e, asseguram os cientistas, quanto mais compatíveis, mais atraídos nos sentimos e sentiremos a vida inteira.

Solicite informação sobre “”
Rui Teixeira Wedding Photography
Solicite informação sobre “”
Diana Nobre Photography

Assim, além de ser um dos gestos mais bonitos e românticos de qualquer relação, um beijo é também a prova da compatibilidade do casal e a forma de manter o par unido entre si ao longo de muitos anos! Com todas estas vantagens, comecem por perceber se estão efectivamente e completamente atraídos um pelo outro e não deixem de se fazerem sentir atraídos mutuamente ao longo da vida!.. Com tantas vantagens, não há desculpa! Peçam beijos! Besame, besame mucho!..

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Porque será que as fotos a preto e branco são as mais bonitas do casamento?
Porque será que as fotos a preto e branco são as mais bonitas do casamento?
Porque será que as fotos a preto e branco são as mais bonitas do casamento?
Ricardo Meira
As Gerações X, Y e Z: como nos casávamos no passado, como o fazemos no presente e como será no futuro
Cada geração tem determinados aspectos que a diferencia de todas as restantes, no entanto existe um aspecto em comum: continuam a casar-se! Hoje, contamos-lhe todas as particulariedades das gerações mais populares de hoje em dia!
Detail Life Style Photography: “Cabe-nos a nós ser os olhos dos noivos”
Detail Life Style Photography: “Cabe-nos a nós ser os olhos dos noivos”
A Detail Life Style Photography não foi planeada. Simplesmente aconteceu. Hoje, conta com o trabalho de um conjunto de profissionais liderados por Nuno Frederico, que encaram a fotografia de casamento com a postura de observadores atentos no registo dos principais momentos do grande dia.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação