Quanto custa casar? Descubra TUDO o que precisa saber

Casar é um verdadeiro sonho que aporta um grande número de emoções, na sua grande maioria, indescritíveis. No entanto, casar não deveria ser um capricho. Posto isto, o dinheiro é um dos fatores mais importantes e deve ter este aspeto em conta, antes de iniciar qualquer tipo de aventura. Mesmo que os casamentos correspondam a um mundo enorme, onde existem mil e uma formas de os organizar, contamos-lhe quanto gastam, em média, os casais no seu grande dia. 

Saiba também como organizar um casamento: o passo a passo que vos falta!

Wendy Creating Moments. Foto: Film Art Team

Não se engane 

Em primeiro lugar, tem de perceber que não pode gastar o dinheiro que na realidade não tem. Num casamento, não pode apenas contar com o dinheiro dos convidados, por isso, prepare as suas finanças para um desembolso maior. Para tal, é conveniente ter uma certa estabilidade laboral e uma visão do futuro, também, estável. Um casamento custa em média cerca de 20 000 e 30 000 euros. A partir deste ponto, já pode começar a fazer cálculos reais.

Saiba como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos imprescindíveis

Foto: João Terra Fotografia

Os convidados são a chave

O pressuposto de um casamento é diretamente proporcional ao número de convidados. Quanto maior for o número de pessoas que vão marcar presença no seu dia, maior será o preço do casamento, de uma forma geral, pois este fator afeta todos os âmbitos, desde os convites ao bar aberto.

Comece com uma lista inicial e vá convertendo-a em algo que, de facto, possa ser possível e inclua as pessoas importantes. Já comentámos, anteriormente, que não é positivo convidar alguém por conveniência, mesmo que em algumas ocasiões não tenha outra alternativa. A média de convidados é 150 pessoas, portanto saiba as 9 pessoas que não tem de convidar par ao seu casamento. Em torno deste número, podemos encontrar casamentos enormes e outros mais íntimos, contudo, este aspeto cabe a si decidir. Mas lembre-se: seja realista.  

E como elaborar uma lista de convidados nem sempre é fácil, deixamos-lhe aqui algumas dicas que lhe irão facilitar esta tarefa.

O banquete: a metade da previsão 

Tudo o que tenha a ver com a gastronomia corresponde à metade do pressuposto que fez do quanto gastará. Hoje em dia, os banquetes são importantíssimos, seguido do cocktail e da sobremesa. Como é evidente, tudo isto se paga. A média oscila entre os 75 e 100 euros. A estes valores terá de somar a festa, portanto cerca de mais 1000 euros, mesmo que muitos espaços e catering a ofereçam de maneira gratuita pela contratação dos seus serviços.

Foto: Aguiam Wedding Photography

O fotógrafo, a qualidade das reportagens e todos os seus extras

Outro sector dos casamentos que tem vindo a dar um grande passo é a fotografia. Os fotógrafos são artistas e cada vez se reconhece mais o seu trabalho. É bastante complicado tirar uma boa fotografia, especialmente quanto é um momento único. A tensão e as emoções apresentam um papel importante e, por vezes, dificultam o trabalho de um fotógrafo. Por esta razão, é necessário dedicar cerca de 50% do seu orçamento. Para além disto, as sessões que se realizam antes e pós casamento, em alguns casos noutros países, converteram-se num hábito que implica um desembolso ainda maior.

Foto: Lourenço Wedding Photography

Se decide, ainda, adicionar um videógrafo à equação, o preço subirá, assim como a qualidade das recordações que terá para a posterioridade.

Mais uma vez, deixamos-lhe aqui as melhores dicas para acertar na escolha do fotógrafo perfeito para eternizar o seu casamento, pois é através da sua lente que se criam as memórias do casamento, à mão de semear para o resto das vidas dos noivos, inspirando o reviver das emoções através da beleza das melhores imagens.

A roupa

A indumentária depende dos mais diversos fatores. Primeiramente, queremos salientar o género e o estilo do casamento. Elas gastam entre 500 e 1700 euros no seu vestido de noiva, mesmo que existam vestidos mais baratos e outros mais caros. Já para o noivo, pode-se alugar um fato, recorrer a uma marca ou até mesmo a um atelier, dependendo do seu budget. Para além disto, as noivas acarretam um gasto maior, pois temos de ter em conta os assuntos de beleza, desde os cabeleireiros às sessões de relax que muitas incluem dentro do budget. É necessário ter em conta todos os factores no momento em que faz cálculos.

Contado com o fato de noivo e os seus complementos, eles gastam, em média, entre 300 e 600 euros.

Foto: Adriana Morais. Look dos noivos: Gio Rodrigues

A importância dos pequenos detalhes

Os detalhes podiam parecer desnecessários no passado, mas hoje em dia são um aspeto imprescindível nos casamentos. Por esta razão, temos assistido ao surgimento de novos estilos que trazem um brilho especial ao ambiente das cerimónias, para além, de oferecerem muita personalidade. Desta forma, guarde cerca de 3000 euros para convites, decoração, alianças e todos os outros extras que possa considerar fundamentais. Os carros de luxo, a música especial e as flores são, também, elementos que entram nesta categoria.

Mary Me Eventos. Foto: Caqui

Neste aspeto, os wedding planners acabam por revelar uma ajuda preciosa, assim conheça o verdadeiro papel de um Wedding Planner no seu casamento e, ainda quanto custa um wedding planner: os 3 aspetos que deve considerar! 

A lua-de-mel

As lua-de-mel com destinos perto não são muito comuns, a não ser daqueles casais que têm um budget mais limitado. Ainda assim, alguns dão a volta ao mundo e outros preferem ir para destinos mais calmos, tal como a maioria dos casais opta por um destino paradisíaco que complemente uma grande viagem ou que ocupe toda a sua lua-de-mel. Por esta razão, falamos de 1000 euros por casal, no mínimo. Se deseja experienciar uma boa viagem, deve ter em contar que voar e hospedar-se em espaços cheios de comodidades implica um determinado gasto. A boa notícia é que valerá a pena. Conheça algumas dicas para economizar na lua-de-mel e escolher o seu destino de sonho!  e como escolher o destino para a sua lua-de-mel.

Sven Hansche
Foto vía Shutterstock: Sven Hanschee

Apesar do facto de todos os casais serem diferentes, há circunstâncias que se repetem e que servem para criar uma ideias dos gastos que um casamento acarreta. Tome nota e comece a organizar o seu grande dia!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Aguiam Wedding Photography
Tudo o que precisa de saber sobre o espaço onde celebrará o seu casamento
Conheça algumas das condições mínimas necessárias para que um evento seja um autêntico êxito: o salão que se transformará no palco idílico!
135 milímetros
Como organizar um casamento económico de sonho: tudo o que precisam de saber!
Hoje, aqui, na Zankyou Magazine, contamo-vos tudo o que precisam de saber para organizarem um casamento low-cost de sonho! E como se não bastasse, com a ajuda da TFY Weddings, que trouxe consigo, algumas dicas preciosíssimas, que não podem perder!.. Vamos a isso?
Centrimagem
Conselhos infalíveis para que os noivos evitem gastos desnecessários aquando a organização do casamento
Não se precipite e faça uma revisão a todas as opções que existem no mercado nupcial antes de tomar qualquer decisão.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação