Quanto custa casar - O que se paga para tratar do processo de casamento

Os custos do processo de casamento

Independentemente de se tratar de um casamento civil ou religioso, o início do processo tem sempre lugar numa Conservatória do Registo Civil. Fomos saber quanto custam as burocracias do casamento.

Quem escolhe um casamento religioso terá que informar-se acerca da possibilidade de existirem custos próprios da cerimónia. No caso da Igreja Católica, por exemplo, embora não existam custos obrigatórios, é costume, no final, quando os noivos e os padrinhos recolhem à sacristia para assinar os documentos que oficializam a união, entregar-se ao representante da igreja um donativo, cujo valor fica inteiramente ao critério de cada um.

Os custos do processo de casamento

Mas vamos agora debruçar-nos sobre o “tronco comum” a todos os casamentos realizados no nosso país: o casamento civil.

Em termos gerais, no caso dos casamentos que seguem as linhas mais comuns, sem situações de excepção, o valor a pagar na Conservatória do Registo Civil é de 100 euros. Vejamos agora as excepções:

. Quem quiser casar fora da Conservatória ou dentro desta mas fora do horário normal de expediente, já paga 170 euros e deve assegurar o transporte do/a Conservador/a. Se, porventura, for complicado tratar da parte do transporte, então o valor sobe para 210 euros e os noivos deixam de ter que se preocupar com mais esse pormenor.

. Os noivos que desejem celebrar uma convenção ante-nupcial deverão acrescentar ao valor atrás referido 100 euros.

E pronto! Contas feitas, temos um valor mínimo de 100 euros e um valor máximo de 310 euros. Bem menos do que o preço de um vestido de noiva

Aconselhamos os noivos a informarem-se na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos dois com o máximo de antecedência possível, até para garantir a data de casamento que pretendem. Felicidades!

Mais informação sobre

Comentários (4)

Dê-nos a sua opinião

Foto via Pureza Mello Breyner
Fechar o menu com chave de ouro: 5 sobremesas ‘decadentes’ tão originais quanto saborosas!
Diz o ditado que os homens se conquistam pelo estômago. Os seus convidados não são exceção.
André Tavares Fotografia
Quanto devo gastar numa prenda de casamento?
Apesar de os casamentos serem motivo de festa, os convidados ficam sempre com um "problema" em mãos. O que dar e quanto gastar no presente dos noivos? A resposta não é taxativa, mas há factores a ter em consideração na hora de decidir.
Profissionais de estética do Porto aconselham protector solar para cabelos: Verão a quanto obrigas!
Profissionais de estética do Porto aconselham protector solar para cabelos: Verão a quanto obrigas!
Todas adoramos o verão. Mas os raios solares podem dar cabo dos seus cabelos. É um pequeno preço a pagar pelos dias longos de praia e os mergulhos no Atlântico, mas mais vale prevenir...

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação