Quanto custa casar - O que se paga para tratar do processo de casamento

Os custos do processo de casamento

Independentemente de se tratar de um casamento civil ou religioso, o início do processo tem sempre lugar numa Conservatória do Registo Civil. Fomos saber quanto custam as burocracias do casamento.

Quem escolhe um casamento religioso terá que informar-se acerca da possibilidade de existirem custos próprios da cerimónia. No caso da Igreja Católica, por exemplo, embora não existam custos obrigatórios, é costume, no final, quando os noivos e os padrinhos recolhem à sacristia para assinar os documentos que oficializam a união, entregar-se ao representante da igreja um donativo, cujo valor fica inteiramente ao critério de cada um.

Os custos do processo de casamento

Mas vamos agora debruçar-nos sobre o “tronco comum” a todos os casamentos realizados no nosso país: o casamento civil.

Em termos gerais, no caso dos casamentos que seguem as linhas mais comuns, sem situações de excepção, o valor a pagar na Conservatória do Registo Civil é de 100 euros. Vejamos agora as excepções:

. Quem quiser casar fora da Conservatória ou dentro desta mas fora do horário normal de expediente, já paga 170 euros e deve assegurar o transporte do/a Conservador/a. Se, porventura, for complicado tratar da parte do transporte, então o valor sobe para 210 euros e os noivos deixam de ter que se preocupar com mais esse pormenor.

. Os noivos que desejem celebrar uma convenção ante-nupcial deverão acrescentar ao valor atrás referido 100 euros.

E pronto! Contas feitas, temos um valor mínimo de 100 euros e um valor máximo de 310 euros. Bem menos do que o preço de um vestido de noiva

Aconselhamos os noivos a informarem-se na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos dois com o máximo de antecedência possível, até para garantir a data de casamento que pretendem. Felicidades!

Mais informação sobre

Comentários (4)

Dê-nos a sua opinião

Foto Fräulein Klick Photography
7 Bons Motivos para Casar no Inverno
Além do cenário bonito que se me pespega à cabeça, consigo ver toda uma série de vantagens em casar nesta época menos concorrida.
Luminous Photography
Como descobrir qual é a melhor época para casar?
A melhor época para casar dependerá de cada casal, nomeadamente do que querem que aconteça no seu grande dia. Mas há alguns critérios que podem ser seguidos e que podem ajudar os noivos mais indecisos.
Nelson Marques Photography
6 sinais de que ele NÃO está pronto para casar!
Por vezes, os homens parecem fazer parte de um mundo paralelo, onde decifrá-lo é um autêntico desafio. No entanto, descubra se ele já está preparado para casar ou não!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação