Quanto custa casar? Vocês perguntaram. Nós respondemos.

Todos sabemos que o dia de casamento é o dia mais romântico na vida de um casal. São muitos os elementos a conspirar para esse final feliz: os cenários bucólicos, as flores campestres, os vestidos de noiva com corte princesa, as mesas cheias de delícias de todas as cores e todos os tamanhos! Mas sejamos práticas, todo esse romantismo tem um preço, literal e metafóricamente.

Hoje, depois de consultarmos com alguns especialistas que trabalham no mercado português, explicamos-lhe a logística por trás de um casamento e os euros que toda a sua organização implica. Antes de avançar e pôr em acção o plano de organização do seu casamento, saiba onde pode poupar algum dinheiro e onde é muito importante que o gaste sem medos.

Miguel Matos FotografiaSolicite informação sobre “Miguel Matos Fotografia”
Miguel Matos Fotografia
Portugal Wedding PhotographerSolicite informação sobre “Portugal Wedding Photographer”
Portugal Wedding Photographer

As despesas inevitáveis

Os orçamentos dos casamentos não são estáticos. Dependendo do estilo de casamento que gostaria de ter, o preço da sua festa pode variar entre os 2 000 e os 20 000 euros (ou até mais). Lembre-se ainda que os valores base que os fornecedores pedem pelos serviços podem, também eles, ser negociados. Mas algumas despesas são comuns a todos os tipos e estilos de festa. Falamos, claro, da burocracia.

Para oficializar o casamento numa Conservatória terá sempre de pagar 120 euros. Se optar por uma cerimónia civil e quiser que o seu casamento seja celebrado num local à sua escolha (e fora do horário de trabalho de segunda à sexta-feira, entre as 10 e as 18 horas), ao valor base de 120 euros acresce um valor de 80 euros. Serão ainda mais 60 se não garantir transporte para o celebrante que a Conservatória lhe tiver designado. Mas há mais, se quiser incluir algum acordo pré-nupcial, some ainda uma quantia que pode ir dos 100 aos 160 euros.

Hotel Senhora da GuiaSolicite informação sobre “Hotel Senhora da Guia”
Casamento no Hotel Senhora da Guia. Foto: Portugal Wedding Photographer
Lounge FotografiaSolicite informação sobre “Lounge Fotografia”
Foto Lounge Fotografia

É também costume, em cerimónias religiosas católicas, oferecer um donativo à igreja onde foi celebrado o casamento. O valor, como acontece sempre que falamos de um donativo, fica inteiramente ao seu critério. Para já, o saldo já vai em pelo menos 120 euros.

De 2 000 a 20 000 euros

Tratadas as questões prácticas da oficialização do casamento, restam-lhe as despesas que estão associadas ao estilo de casamento que idealizou. Nos últimos 10 anos, começaram a surgir no mercado empresas que oferecem soluções descomplicadas e low cost para noivos menos tradicionais. A Pop Up Weddings, por exemplo, têm pacotes “chave na mão” com preços que começam nos 1140 euros e incluem o acompanhamento legal do processo de casamento (não quer ir a uma conservatória ficar em fila para planear aquele que devia ser o dia mais feliz da sua vida? Não se preocupe, eles fazem isso – e mais – por si), uma sessão fotográfica e um brinde com champanhe.

Se quiser um pack que inclua makeup para a noiva e bolo de casamento aponte para uma quantia mais perto dos 2 000 euros. E se quiser a festa da praxe, com alguns comes e bebes (que os convidados agradecem sempre) e uma sessão fotográfica que decorrerá todo o tempo da festa negoceie a partir dos 2 700 euros. São aliás propostas muito semelhantes às que a Lisbon Wedding Planner lhe propõe. Como estas, também a Outlux lhe oferece serviços “chave na mão” com propostas e valores da mesma ordem. Mas com um upgrade que todas as noivas vão adorar: um vestido de noiva feito à medida pela modista com quem a equipa trabalha.

Destination Weddings in PortugalSolicite informação sobre “Destination Weddings in Portugal”
Organização Destination Weddings in Portugal. Foto: Portugal Wedding Photographer

Para casais mais tradicionais, este não é o processo indicado. O caminho é outro, mas envolve muito mais do que 2 000 euros.

A tradição que ainda é o que era

Se sempre sonhou com um casamento celebrado numa quinta com extensos jardins ou vinhas, em que todos os seus amigos e familiares se sentam consigo à mesa, prontos para desfrutar de um luxuoso (mas dispendioso) menu de degustação de quatro pratos; se o vestido de noiva que idealizou é assinado por um designer reconhecido na moda nupcial e condiz com sapatos e acessórios da mesma categoria; se não dispensa a equipa de fotógrafos e videografos e até prefere contratar mais do que uma para assegurar que o seu grande dia é visto a partir de duas ou mais prespectivas; se sempre quis peónias e rosas e túlipas e todas as flores que mais a emocionam um pouco por toda a decoração do seu casamento; se acha que os seus convidados merecem aquele mimo ou aquela lembrança que lhe agradece a sua presença; e, sobretudo, se o seu orçamento tem alguma margem e lhe permite alguma flexibilidade, então a sua abordagem precisa de ser menos generalista e mais específica.

Para a ajudar, vamos enumerar os diferentes aspectos que terá de orçamentar isoladamente:

Espaço e Catering – No seu orçamento, crie uma margem para lidar com alguns espaços que lhe permitem que alugue apenas o espaço e lhe dão um preço fixo. E espaços que não lhe cobram pelo aluguer do espaço, mas sim pelo catering. Neste último caso, os preços são decididos com base no número de convidados. A regra é simples: quanto mais convidados, menor o valor cobrado à cabeça. E os valores podem variar entre os 60 e os 150 euros por pessoa.

My Vintage Wedding PortugalSolicite informação sobre “My Vintage Wedding Portugal”
Foto My Vintage Wedding Portugal
Quinta da BichinhaSolicite informação sobre “Quinta da Bichinha”
Quinta da Bichinha

Fotógrafo – decida primeiro o tamanho da equipa que quer a acompanhar o seu casamento (e decida o número de acordo com o número de convidados, claro). A maioria dos fotógrafos de casamento apresenta orçamentos com valores fixos que não variam consoante o número de horas de trabalho. Outros, podem pedir-lhe que um valor base por cada hora que quiser a presença da equipa. Isto significa que os preços podem começar nos 300 euros mas também podem chegar aos 3 000 euros. Tome nota, a este profissional vai ficar a dever as memórias que permanecerão no tempo. Não é onde vai querer poupar. Reúna com o máximo de profissionais possível e, independentemente do preço, escolha aquele com o portefólio que mais a impressionar.

Decoração – o espaço que escolher tratará com certeza da grande parte do cenário (e esse valor estará inserido no preço que ficar negociado) mas se quiser acrescentar alguns detalhes no styling que aproximem todo o cenário da sua personalidade, conte com o expertise de uma wedding planner para o fazer (e já agora, conte com ela também para negociar melhores valores com todos os fornecedores envolvidos no seu casamento). O conselho é da Rita Carvalho, da Cereja Weddings. E nós, subscrevemos!

Cereja WeddingsSolicite informação sobre “Cereja Weddings”
Foto Cereja Weddings

Bouquet e flores – neste ponto, pergunte-se se não poderá ir buscar à mesma floral designer não só o seu bouquet como o das suas damas de honor e também os centros de mesa e outros arranjos florais. Um bouquet apenas poderá variar entre os 80 e os 200 euros, dependendo do tipo de flor que escolher e do tamanho do projecto que preferir. Mas esse valor pode decrescer significativamente se encomendar à mesma pessoa outros arranjos.

Flow
Bouquet Marta Ferraz / Flow. Foto Gloria Aguiam

Animação – Os valores não são os mesmos consoante o tipo de animação que escolher. Uma banda não custa o mesmo que um DJ e um DJ com uma pista de dança em LED não custa o mesmo que um que não utilize um artifício assim.

Music Beats Solicite informação sobre “Music Beats ”
Animação Music Beats em Palacete Dona Maria. Foto: Love and Thanks

Bolo de casamento – Pergunte-se: quantos andares tem o bolo que idealizou? É para quantos convidados. Com essa informação, a sua cake designer saberá dizer-lhe quantos quilos o bolo ideal terá. O preço médio por quilo é de 18 euros.

Cuqui's CakesSolicite informação sobre “Cuqui's Cakes”
Cuqui’s Cakes
Pop Up Weddings
Foto Pop Up Weddings

Lembranças para os convidados – As ofertas começam em modestos valores de 2 euros (uma garrafinha de whiskey para os convidados e um espelho de mão para as convidadas, por exemplo) mas este ponto fica inteiramente ao seu critério. Só uma regra se aplica: quanto mais unidades encomendar, menor será o preço.

Estacionário – Os valores dos convites variam entre os 1,20 e os 2,50 euros por convite (o preço inclui o seu design e a sua logística). Mas pondere se não quererá também encomendar um livro de assinaturas especial, cartões de agradecimento, até um álbum. E, mais do que encomendar, pese no seu orçamento se tem espaço para peças personalizadas. Espreite as propostas do Atelier da Sílvia Pontes para ver do que falamos.

Sílvia Pontes AtelierSolicite informação sobre “Sílvia Pontes Atelier”
Foto Sílvia Pontes Atelier
Sílvia Pontes AtelierSolicite informação sobre “Sílvia Pontes Atelier”
Foto Sílvia Pontes Atelier

Pegue na caneta e dê uso à calculadora! Agora que já sabe com que custos pode contar, talvez seja mais fácil dar início ao processo de organização do seu casamento. Tenha apenas em atenção que nem sempre tudo corre como planeado. Preveja sempre alguma (ainda que pequena) margem de erro nas suas contas. E não se concentre apenas no dinheiro que vai gastar, usufrua também deste momento feliz. Só planeamos o nosso casamento uma vez (assim esperamos).

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação