Stroganov Hotel: exclusividade e exotismo numa boda original

Ninguém tem dúvidas que o casamento deve ser para a vida. O povo até costuma dizer que “só se casa uma vez!”. Como tal, não pode ser um mero dia na vida dos noivos. Há que celebrar como manda o figurino… ou fugindo um pouco a esse mesmo figurino, tudo em nome da festa e da diversão. O Stroganov Hotel promete isso mesmo: Algo original, mas sempre surpreendente. Cada casamento é único e a general manager Marina Kartashova sabe isso como ninguém. Veio da Rússia com um know-how diferente do que os portugueses estão habituados. E ainda bem! Assim, os noivos podem contar com um casamento fora do “seu” tradicional. O importante é agarrar uma ideia ou tema para o casamento e dissecá-lo, de modo a que o casal e seus convidados se divirtam e se surpreendam, como nunca tinham imaginado.

Depois da conversa com Marina, a Zankyou ficou tão curiosa em participar num dos casamento organizado pelo Stroganov Hotel, que até já está a pensar em fazer lá o casamento do próximo colaborador que quiser dar o nó.

Fique para ler esta entrevista e diga-nos se já decidiu onde fazer o seu copo d’água.

Há quantos anos organizam casamentos?

O Stroganov Hotel está aberto desde Setembro de 2016. Contudo, a mentora do projecto tem no seu currículo 12 anos de organização de casamentos na Rússia. Nesse país concebeu centenas de conceitos exclusivos de casamentos.

O que os noivos poderão esperar ao visitar e contratar o vosso espaço?

Não organizamos casamentos iguais! Ou seja, cada casal que nos visita encontra um serviço exclusivo, onde o conceito para o seu casamento é criado de raiz, e todos os elementos se vão conjugando conforme a temática escolhido pelos noivos. O hotel está integrado na histórica aldeia de Fiais da Beira, num ambiente bucólico e muito romântico, o que é normal, já que ele próprio foi construído tendo como inspiração a história de amor entre um russo, Grigory Stroganov, e uma portuguesa, Juliana de Almeida.

 O que vos diferencia em relação aos outros espaços para casamentos em Portugal?

Temos experiência em todos os tipos de casamentos: religiosos, civis, simbólicos, budistas e judaicos. Essa experiência, trazida da Rússia, faz com que consigamos proporcionar aos noivos a segurança de que irão ter um casamento de sonho, seja ele de que tipo for.

Como caracterizam o ambiente do vosso espaço?

Tal como já referido anteriormente, o Stroganov Hotel tem como inspiração uma história de amor, portanto, respira-se romantismo em todos os nossos espaços, tanto nos alojamentos, como no espaço de eventos. A cisterna e o espelho de água, em conjugação com magníficos jardins, são o ambiente de sonho para um casamento inesquecível.

Que salas dispõe a Quinta para a celebração dos vários momentos do casamento e qual a sua capacidade?

Temos um Pavilhão de Eventos com capacidade para cerca de 280 pessoas. Este tem vista para o hotel e para os jardins, onde estão localizados o espelho de água e o palco. Dentro do hotel temos ainda mais quatro salas que poderão facilmente ser adaptadas para casamentos mais pequenos (até 50 pessoas).

Onde são celebradas as cerimónias, tanto civis como religiosas?

O casamento civil pode realizar-se dentro de uma das salas do hotel ou no jardim. O casamento religioso é realizado na igreja de Fiais da Beira, que fica a cerca de 400 metros do hotel.

Encarregam-se da organização do casamento e montagem do espaço?

Quando o cliente nos procura pode contar com um evento chave na mão. Todos os detalhes do evento passam pela nossa organização.

Têm algum serviço de acompanhamento aos noivos durante a organização do casamento?

Desde o momento em que nos é pedido o orçamento do casamento até ao final da festa, os noivos têm 100% disponível a responsável de eventos do Stroganov Hotel, que os ajudará em tudo o que necessitarem.

 O espaço é exclusivo ou decorrem vários eventos em simultâneo?

Só trabalhamos em exclusivo. Inclusive podemos vender todos os serviços do hotel em exclusivo, caso o cliente assim o entenda. Alojamento + SPA + Restaurante.

São vocês a tratar da decoração ou fica a cargo dos noivos?

A decoração é nossa responsabilidade e nunca fazemos dois casamentos iguais. O conceito é criado de acordo com a temática que os noivos escolherem.

A animação do casamento é feita no mesmo local do copo-d’água ou têm algum espaço especialmente vocacionado para a festa?

A animação do casamento pode ser feita no Pavilhão de Eventos, mas também no nosso palco exterior. Podemos inclusive montar uma pista de dança no nosso espelho de água.

Têm cozinha própria ou trabalham com alguma empresa de catering?

Temos catering próprio com uma cozinha totalmente independente do hotel.

Em termos de menus, têm alternativas para quem necessita de dietas especiais (diabéticos, celíacos, vegetarianos) e menus infantis?

Dispomos sempre de uma proposta base, que serve de ponto de partida para uma segunda proposta totalmente personalizada. Temos várias alternativas para dietas especiais e também para crianças.

Qual o preço mínimo e o que está incluído nos menus de casamento?

Por tudo o que já foi dito anteriormente, não funcionamos com menus fixos nem com valores definidos. Damos aos clientes vários pacotes que eles podem ir conjugando consoante aquilo que pretenderem.

Dispõe de alguma oferta especial?

Ofereceremos o serviço de weddingplanner, que poderá ajudar em todos os pormenores do casamento.

Dispõem de alojamento?

Temos 12 quartos e podemos alojar 24 pessoas.

Com que antecedência é que os noivos vos devem contactar?

O ideal é contactarem-nos com um mínimo de um ano de antecedência, no caso de ser época alta. Se tivermos disponibilidade, temos uma equipa que tem a capacidade especial de realizar os sonhos, num curto espaço de tempo.

Recordam-se de algum casamento que vos tenha marcado?

Temos uma história muito engraçada, que remete para um dos primeiros casamentos que realizámos, por sinal no Outono. O noivo queria fazer um casamento muito tradicional, tudo em tons de branco. Como achámos que isso era muito aborrecido, tratámos de o convencer a fazer algo diferente. Sugerimos que, em vez dos tradicionais convites de papel, os noivos oferecessem chapéus. Comprámos os chapéus, fizemos a impressão nos mesmos e enviámos a todos os convidados. O noivo ficou muito nervoso e continuadamente repetia: “qual é que será a reacção do meu patrão ao receber esse chapéu?” E só quando os convidados começaram a ligar, encantados com o convite, é que se acalmou. Depois do casamento civil, organizámos um passeio com os convidados mais próximos e um pequeno cocktail, com espumante e alguns petiscos, ao lado do convento antigo. Contratámos uma orquestra de ciganos que tocou a música para o baile, com os chapéus que tinham servido de convite. Depois, já no restaurante, surpreendemos com uma decoração nos tons e materiais de Outono: folhas das árvores douradas e cor de laranja; os centros de mesa com frutos, vegetais e flores das mesmas cores, iguais às toalhas e à decoração das cadeiras. Todo o programa também ficou com a nota de Outono. Tudo correu da melhor maneira! Mas o mais importante foi quando o noivo no final da festa nos disse que não podia ter imaginado um casamento mais bonito.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Quinta da Couceira
Espaços para casamento em Coimbra: 12 dos mais incríveis para celebrar o seu dia!
Conheça alguns dos melhores espaços para ter o seu casamento de sonho em Coimbra e solicite informação gratuita sem compromisso!
Tivoli Carvoeiro
Hotéis Casamento Algarve: 11 dos melhores para um casamento de sonho
Reunimos para si 11 dos melhores hotéis de casamento no Algarve! Descubra a seleção e solicite já informação para conseguir o seu evento de sonho!
M´AR De AR Muralhas. Foto: Subtilography
Os 9 mais belos espaços de casamento no Alentejo
Conheça alguns dos melhores espaços no Alentejo e solicite informação gratuita e sem compromisso!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação