Véus curtos, muito curtos: os birdcage veils

Drew Barrymore usando um véu birdcage

São véus curtos, mas isso não chega para distingui-los dos demais. Há quem lhes chame “véus gaiola”, o que, assim de repente, não soa muito bem… Também sabemos que outros conhecem-nos por “véus franceses”, mas o nome pelo qual toda a gente os reconhece é inglês: os véus birdcage são mais um daqueles pormenores e acessórios vintage ultra-chiques que arriscam a tornar-se no último grito da moda.

Embora os véus tradicionais, mais ou menos curtos, ou até as mantilhas (leia o nosso artigo sobre a colecção de Véus de Noiva Rosa Clará), sejam a escolha número um das noivas, há muitas que preferem usar apenas um pequeno acessório no cabelo – uma tiara, uma flor, uma bandolete – para fugirem à imagem mais tradicional.

Katherine Heigl usando um véu birdcage

Acontece que, recuperados dos anos 1940, os véus birdcage afiguram-se como a solução perfeita para as noivas modernas e sofisticadas, que querem sentir-se bem compostas mas preferiam qualquer coisa mais leve do que o véu tradicional.

Este véu curto, muito curto, é super chique, pode ser adornado com uma peça de joalharia, uma flor, uma aplicação de penas ou qualquer outro acessório que condiga com o vestido de noiva, e dá um certo ar de estrela de cinema!

Nós no Zankyou adoramos os trabalhos que Ana Jordão vai partilhando connosco no seu blogue Pinga Amor e, por isso, não podíamos deixar de referi-la neste contexto, já que se trata de uma apaixonada confessa por estes véus curtos e requintados. Aproveitámos o pretexto e colocámos-lhe algumas questões:

Bircage Veil by Ana Jordão - pingaamor-aj.blogspot.com

Magazine Zk: De onde é que vem a sua paixão por estes véus em particular?
Ana Jordão: Sempre tive um fascínio pelo glamour dos anos 50 daí a minha preferência por acessórios com um estilo vintage, mais propriamente os birdcage veils.
O birdcage veil é um acessório bastante versátil, adapta-se a quase todos os estilos de vestidos de noiva e penteados, há de vários comprimentos e cores. Podemos usar o véu com uma simples flor o que dá um toque mais romântico ou com uma jóia para um look mais sofisticado e clássico.

MZk: Acha que as noivas portuguesas estão receptivas a estes véus?
AJ: Quando comecei a elaborar acessórios para noivas essa era a minha maior dúvida, quando menos esperei a primeira noiva contactou-me e encomendou-me o meu primeiro birdcage veil, eu nem queria acreditar!
E a partir daí as encomendas aumentaram e cada vez mais há noivas que optam por usar um birdcage veil. A tendência é acompanhar as tendências da moda e o estilo vintage é o que está em voga, por isso os birdcage veils vieram para ficar.

MZk: Se uma noiva quiser encomendar-lhe um destes véus, como deve proceder?
AJ: Basta que me enviem um email para pinga.amor.aj@gmail.com, com imagens do vestido, penteado e acessórios para que eu possa sugerir ideias e modelos de birdcage veils, até reunir todos os elementos necessários para elaborar a peça.
Como todo o meu trabalho, são na maioria peças personalizadas, feitas à medida e únicas.

MZk: Existe algum nome em português para estes véus? E se não existe, não quer arriscar um?
AJ: O nome mais usado é sem dúvida birdcage veil, mas se preferirem em português é véu gaiola, não deixa de ser engraçado, mas é o mais usual. Para os mais curiosos em francês é voilette e em Espanha são conhecidos como toucados!

Obrigado, Ana!

No blogue Pinga Amor poderá ficar a conhecer alguns dos véus birdcage que Ana Jordão já confeccionou e, caso queira mais informações, contactar a criadora por e-mail ou telefone.

O pormenor que faltava para embelezar ainda mais o seu vestido de noiva pode estar apenas à distância de um clique!

Já conhecia estes véus? Acha que condizem com o seu vestido de noiva?

Mais informação sobre

Comentários (5)

Dê-nos a sua opinião

Véus birdcage ou voilette: uma alternativa ao véu tradicional
Véus birdcage ou voilette: uma alternativa ao véu tradicional
Uma tendência verdadeiramente fascinante que poderá marcar a diferença no dia do seu casamento. Já ponderou usar es...
Véus, toucados, turbantes e afins... mesmo vintage! No post do dia
Véus, toucados, turbantes e afins... mesmo vintage! No post do dia
O estilo vintage está decididamente na moda. Inspire-se em looks originais, de época, neste post do blogue Offbeat ...
Entre véus
Entre véus
Desconhece-se a origem exacta do véu. De renda ou de tule. Liso, cintilante. Pontilhado. Preso por uma grinalda ou ...
Casar é muito melhor que ir só a viver juntos: descubra a prova científica aqui
Casar é muito melhor que ir só a viver juntos: descubra a prova científica aqui
Casar é muito melhor que ir só a viver juntos! E se esta conclusão pertencesse a uma noiva que não se identifica como uma romântica que adora festas de casamento?
Vestidos de noiva YolanCris 2016: uma nova colecção e um aniversário muito especiais!
Vestidos de noiva YolanCris 2016: uma nova colecção e um aniversário muito especiais!
Novamente e felizmente, a YolanCris dá-nos a oportunidade de vos mostrar um avanço da sua nova colecção para 2016 em vestidos de noiva. Mas este ano, não é um ano qualquer!.. A marca, criada pelas irmãs Yolanda e Cristina Pérez, celebra uma década. Uma década ao serviço da moda nupcial e da alta costura. Dez anos de um design de cortar a respiração, de um estilo próprio, de uma essência marcante. A casa YolanCris não deixa ninguém indiferente por isso, não percam pitada, aqui!
Uns noivos com muito estilo: descubra este casamento recheado de tendências!
Uns noivos com muito estilo: descubra este casamento recheado de tendências!
Não perca este casamento recheado de tendências. O noivo optou por umas das 12 tendências 2015, descubra qual, aqui!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação