Lua-de-mel em Atenas e Santorini

História, Culturas e muito romantismo

Peça o seu orçamento

Diga-nos como vai ser a sua viagem

Complete o formulário

Receba propostas de agências especializadas

Escolha e poupe

Lua-de-mel em Atenas e Santorini

Lua-de-mel em Atenas e Santorini é puro romance. Assim, se conseguir imaginar a sua lua-de-mel no meio de um sol de cortar a respiração, águas turquesa cintilantes e sítios antigos que escreveram a história, continue a ler. Porque Atenas e Santorini são muito mais, e nós vamos ajudá-lo a descobrir o coração da nossa civilização.

Um país abraçado pelos deuses, a Grécia é quente, sedutora, pacífica e efervescente. Ideal para a primeira viagem após o casamento dos seus sonhos. Uma lua-de-mel em Atenas e Santorini significa ser cativado por esta terra congelada no tempo, salpicada de vestígios clássicos, paisagens incomparáveis, praias idílicas e uma mistura de culturas que só podia ser encontrada neste ponto entre o Oriente e o Ocidente.

Índice de conteúdos
Informações gerais sobre Atenas e Santorini

Custo de vida

O custo de vida na Grécia é relativamente barato, será a viagem que terá maior impacto no seu orçamento.

  • Voos: Existem diversos voos a sair de Portugal com destino à Grécia. Os voos directos para as ilhas normalmente são consideravelmente mais caros
  • Transporte interno: A forma mais barata de ir de Atenas para Santorini é de avião, e a tarifa começa a partir de 35 euros. Por outro lado, a travessia do ferry custa cerca de 60 euros.

Poderá encontrar hotéis de três estrelas a partir de 40 euros em época alta. Mas se quiser uma opção mais sofisticada e romântica, o alojamento de luxo custa até 80 euros por pessoa num quarto duplo. Também pode almoçar e jantar por 25 euros em restaurantes tradicionais. Ou, se quiser ter uma refeição romântica extra, poderá encontrar restaurantes com estrelas Michelin por 100 euros.

Moeda

A moeda em Atenas e em Santorini é o euro. Portanto, se são o seu destino de lua-de-mel, não tem de se preocupar com a troca de dinheiro.

Fuso horário

Tanto em Atenas como em Santorini, o fuso horário está duas horas à frente da Portugal.

Clima

Atenas e Santorini gozam de um clima tipicamente mediterrânico, com Invernos amenos e húmidos e Verões quentes e secos.

Línguas oficiais

A única língua oficial utilizada em toda a Grécia é o grego moderno. Contudo, os habitantes locais compreendem bastante bem o inglês e o espanhol.

Preços médios para…

  • Café: o café expresso custa em média 1,20 euros, o frappé cerca de 1,80 euros.
  • Cartões SIM: podem ser encontrados a partir de cerca de 40 euros.
  • Táxi: uma tarifa média na capital grega é de cerca de 8 euros.

Saúde e segurança

Antes da sua lua-de-mel em Atenas e Santorini, se tiver nacionalidade portuguesa, não se esqueça de consultar toda a informação relacionada com a saúde (medidas COVID) e a segurança.

O que ver em Atenas e Santorini?

A Acrópole: o coração de Atenas

Uma actividade que não o deixará indiferente é uma visita à capital helénica. É, em si mesmo, um imensurável museu ao ar livre, onde igrejas bizantinas se encontram com edifícios neoclássicos. A majestosa Acrópole, vale mesmo a pena visitar se se estiver a caso viaje até Atenas. É fascinante e romântico perder-se entre as suas colinas milenares, que ainda estão de pé. A vista de lá é deslumbrantemente bela, e vale bem a pena os templos de Athena Niké, do Pártenon e do Erechtheion.

A alma de Atenas: um passeio pelos seus bairros românticos

Não existe melhor e mais romântica forma de conhecer Atenas do que passear pelos seus diversos e vibrantes bairros (alguns dos quais foram recuperados), a verdadeira alma da cidade. Comecemos pelo bairro boémio de Exarchia, um exemplo perfeito de uma área regenerada com uma cultura alternativa que se tornou um importante centro da capital helénica graças também ao Museu Nacional de Arqueologia. As suas ruas povoadas de artistas estão cheias de cafés e livrarias animadas, e os seus edifícios exibem orgulhosamente tapeçarias deslumbrantes de arte de rua.

A um passo da Acrópole está o bairro quase secreto de Anafiotika, cujas casas – cerca de 40 das quais sobrevivem hoje – foram construídas em meados do século XIX por nativos que vieram da ilha de Anafi para Atenas. Este paraíso de paz consiste num labirinto de pequenas ruínas forrado de pequenas casas caiadas de branco e transbordante de buganvílias. Psiri é uma área moderna em constante transformação. É a casa do Panathinaikó, um antigo estádio de atletismo renovado em mármore, que acolheu os primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896. Um bairro de artesãos, onde as pessoas se sentam em esplanadas sob vinhedos sinuosos, Psiri é verdadeiramente incrível. Finalmente, iremos ao Plaka que possui uma atmosfera calma e íntima, perfeita para um momento de calmo com o seu parceiro.

Santorini, o belo postal do Egeu

Deixamos Atenas para nos dirigirmos para algo que está muito próximo do paraíso: a ilha de Santorini, a mais bela das Cíclades, um pequeno arquipélago vulcânico circular rodeado pelo Mar Egeu. Uma água do mar até Santorini vai fazê-lo sentir-se surpreendido ao olhar para a ilha no horizonte. A razão? O maravilhoso pôr-do-sol dos bares e restaurantes dentro da pequena aldeia de Oia, um dos mais deslumbrantes do mundo e, sem dúvida, um momento obrigatório para os habitantes locais. Consegue imaginar um momento melhor com o seu amor?

E que tal alguma música e atmosfera durante a sua estadia? Como a vida nesta ilha não acaba quando o sol se põe, o próximo destino a visitar é a sua capital, Fira, onde encontrará todo o tipo de bares e clubes com diferentes estilos de música e danças gregas tradicionais onde, claro, a comida está espalhada por todas as partes. Um lugar particularmente divertido para contar à sua família e amigos quando lhes mostra as suas fotografias da sua viagem.

Os segredos de Santorini

Para além das cúpulas azuis da ilha, das praias multicoloridas e das casas brancas que brilham ao sol, Santorini esconde alguns segredos, aldeias tradicionais fora dos holofotes turísticos onde pode mergulhar na vida quotidiana puramente local. Não se esqueça de visitar Emporio, que ainda conserva o seu carácter medieval, e cujas idílicas ruínas o levarão ao castelo da aldeia do século XV.

Pyrgos é outra jóia. É uma área protegida cheia de igrejas ortodoxas e lojas de artesanato tradicional, com bancadas improvisados nas ruas.

Quando devo viajar para Atenas e Santorini?

Para a sua lua-de-mel em Atenas e Santorini, não tem de se preocupar muito com o tempo. Com um clima mediterrânico subtropical semi-árido, os Invernos não são muito frios (as temperaturas nunca descem abaixo dos 9°C em Janeiro). Os verões, no entanto, são muito quentes e secos, atingindo uma média de 34°C em Julho (o mês mais quente do ano).

Em locais marítimos, os ventos de Verão ajudam a arrefecer os verões quentes. A precipitação é baixa, com apenas 25% de probabilidades de chuvas em Novembro

Não perca a requintada gastronomia de Atenas e Santorini

Há muita vida na cozinha grega, para além do peixe grego salgado e do queijo. A cozinha grega é simples, não cozinhada, e dominada pelos produtos locais mais frescos do mar e da terra, temperados com especiarias, ervas aromáticas e bom azeite.

Se viaja para Atenas e Santorini, sugerimos que comece a criar as primeiras memórias gastronómicas do seu casamento. Portanto, não perca a experiência do mezze (aperitivos acompanhados pelo licor grego ouzo), o fasolada (sopa de feijão), a dolmades (folhas de uva fatiadas), o spanakopita (fatias de carne e queijo com especiarias e queijo), pseftokefedes (bolinhos de tomate), ‘pseftokefedes’ (bolinhos de tomate), ‘loukaniko loukaniko (salsichas picantes) ou as deliciosas kleftiko (carne de porco assada aromatizada), bem como uma variedade de peixe grelhado.

Uma festa de iguarias de infinitas cores e sabores suculentos, acompanhadas de peixe fresco e acompanhado com excelentes vinhos como o retsina.

Perguntas mais frequentes

Ao viajar para Atenas e Santorini, é necessário conhecer os horários de compras, que variam de acordo com o dia da semana. Conhecê-los irá ajudá-lo a organizar as suas compras de lembranças, planear as suas visitas a lugares emblemáticos, ou fazer reservas.

Enquanto as grandes mercearias e supermercados estão abertas diariamente das 9h00 às 20h00 (sábados até às 15h30), as pequenas lojas estão normalmente abertas das 9h00 às 14h30 e das 9h00 às 14h30 e também à noite das 17h30 às 20h30.

As lojas estão fechadas aos domingos, com excepção de algumas lojas. Os bancos estão normalmente abertos da segunda à quinta-festa das 8h00 às 14h00 e à sexta-festa das 8h00 às 13h30. O horário de abertura dos museus depende da época do ano, mas geralmente estão abertos da terça a domingo das 8.30 às 15 horas. Os restaurantes estão abertos das 12h00 às 15h00 para o almoço e entre as 20h00 e a meia-noite para o jantar.

A população grega de hoje é esmagadoramente ortodoxa (97%). A Igreja Ortodoxa Helénica tem um peso muito importante na sociedade, uma vez que desempenhou um papel fundamental na preservação da língua, cultura e tradições gregas ao longo das guerras e ocupações ao longo dos séculos. Na realidade, a Grécia é um dos poucos países da União Europeia que mantém uma religião oficial, uma igreja nacional.

Mas se vai em lua-de-mel em Atenas e Santorini, é necessário conhecer a sua antiga religião, uma vez que isso o ajudará a compreender os monumentos maravilhosos que verá. O país helénico acreditava numa multiplicidade de divindades (religião politeísta), que eram humanas na aparência e tinham tanto virtudes como defeitos, embora fossem imortais e tivessem poderes sobrenaturais. Estes deuses – o mais poderoso dos quais era Zeus – interagiram com os humanos, e a sua união resultou em heróis, tais como Hércules.

Antes de ir em lua-de-mel para Atenas e Santorini, é uma boa ideia familiarizar-se com alguns dos costumes e hábitos da sociedade grega. Deve-se ter em mente que os gregos são muito supersticiosos e acreditam no mau-olhado. Para o evitar, muitos carregam um curioso amuleto chamado ‘nazar’, que é de cor azul e tem olho nele. Além disso, quando ouvem más notícias, cospem, evitando assim o infortúnio.

Pode também estar interessado em saber que é considerado indelicado acenar com a mão aberta e levantar o braço, pois este gesto é interpretado como um insulto (como apertar o punho e mostrar o dedo do meio). Os gregos cumprimentam-se apertando as mãos e, em relações mais estreitas, com um abraço caloroso e um beijo na bochecha, como noutros países mediterrânicos, como Espanha e Itália. A propósito, não terão qualquer problema em demonstrar o vosso afecto um pelo outro numa explosão de amor, que é inevitável na vossa primeira viagem como casal

Inspirado?

Envie uma mensagem aos melhores especialistas e receba uma proposta adaptada às suas necessidades

Quer procurar outros destinos?
Ir para a home da Zankyou Travel

Gostaria de deixar um comentário?

Ajudá-lo-emos em tudo o que precisar

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Deve estar de acordo antes de enviar.

Peça o seu orçamento

Diga-nos como vai ser a sua viagem

Para onde gostaria de ir?

Vamos sugerir as agências mais especializadas no seu destino e, com elas, prepararemos uma viagem à sua medida com o melhor preço.

A sua viagem já está a começar!

Esta é a selecção de agências especializadas no seu destino.

Data pretendida

Quantas pessoas irão viajar?

Seremos

Adultos

Crianças

Orçamento aproximado

Conto com

para cada viajante

Neste destino, não se pode viajar por menos de

Tempo aproximado de viagem

dias

Gostaria de deixar um comentário?

Acesso com

Ou crie uma conta com o seu e-mail e palavra-chave

O nome de utilizador ou palavra-passe estão incorrectos

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Esqueci-me da palavra-chave
Não tenho conta. Registe-se
E por último, deixe-nos os seus dados de contacto

Acesso com

Ou crie uma conta com o seu e-mail e palavra-chave

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório

Tenho uma conta Zankyou.