O banquete ideal para o dia de casamento

No seu casamento decerto vai querer cativar os seus convidados. Por isso, é importante dar toda a atenção e cuidado a cada detalhe na organização desta importante data, quer seja encontrar o vestido dos seus sonhos para deslumbrar, escolher um cenário perfeito para celebrar o casamento ou descobrir os profissionais certos que consigam criar um banquete que seduza os sentidos de todos os presentes, incluindo os gostos mais requintados.

A André Oliveira Eventos partilhou connosco a sua forma de trabalho, sugerindo pratos que vão fazer os seus convidados “comer e chorar por mais”! Preste atenção a tudo o que nos disseram estes profissionais sobre o banquete ideal para o dia de casamento e surpreenda os seus convidados!

Breakfast Wedding Club – Crédito: 1Love4ever Photography

O cocktail de boas vindas: o início de um banquete cativante

Este momento do casamento pede pequenas porções de alimentos, que devem ser consumidas em uma ou duas dentadas. A apresentação deve ser marcante, a par dos sabores intensos que têm por missão aguçar o apetite.

Considerando que o “cocktail de boas vindas é sempre o primeiro impacto”, a André Oliveira Eventos conta-nos que é necessário cada vez mais procurar a inovação, “pois só desta forma podem marcar a diferença”. No entanto, entre as suas recomendações e a escolha de cada casal considera existirem vários factores a ter em conta na selecção dos itens a servir, nomeadamente as diferentes ementas e respectivos valores, bem como o tipo de serviços incluídos.

De qualquer forma, avança que “num cocktail de boas vindas é imprescindível ter algo refrescante, canapés variados e música ambiente agradável”, sendo que “uma boa selecção de todos os factores resulta num bom feedback”.

Iguarias do Tempo
Iguarias do Tempo. Foto: Pedro Sifredo
Ferro’s Catering Decorações Eventos
Ferro’s Catering Decorações Eventos
Quinta da Bichinha
Quinta da Bichinha

Conselhos de sabores, aromas e cores…

Nos menus de casamento recomenda-se sempre uma variedade ampla de alimentos e opções, para o caso de alguns convidados desejarem “saltar” um prato, quer porque não gostam de algum ingrediente, quer porque têm alguma dieta especial por intolerância ou alergia. O objectivo é criar menus de alta qualidade, desenhados para todos os gostos e preferências de cada cliente.

Breakfast Wedding Club – Crédito: 1Love4ever Photography
Ferro’s Catering Decorações Eventos
Ferro’s Catering Decorações Eventos

A melhor forma de obter um menu que consiga conquistar todos os comensais é seguindo os conselhos dos especialistas na matéria, escolhendo entre as diferentes opções que geralmente os fornecedores apresentam, que se ajustam perfeitamente ao estilo e personalidade de cada casal.

Tendo em conta a qualidade, frescura, confecção e apresentação na selecção dos pratos, a André Oliveira Eventos sugeriu os seguintes pratos:

Entradas:

Presunto ibérico com fruta da época

Papaia com frutos do mar

Creme de peixe da costa algarvia

Pratos de peixe:

Arroz rico de tamboril com amêijoas e camarão

Bacalhau com broa sob cama de grelos

Rolinhos de linguado com arroz de limão e salada gourmet

Sorbet

Pratos de carne:

Lombinhos de porco com ervas aromáticas

Medalhão de vitela à lá creme

Tornedó com batata gratin

Sobremesas:

Gateaux de chocolate regado a frutos vermelhos

Trilogias de sabores do Algarve

Iguarias do Tempo
Iguarias do Tempo
Quinta da Cascata
Quinta da Cascata

Menús de Inverno e de Verão

O banquete escolhido pode variar consoante a época do ano em que se realiza o casamento, para aproveitar ao máximo os sabores característicos de cada uma delas. No entanto, para a André Oliveira Eventos, como os menus são personalizados “não faz sentido diferenciá-los como Inverno/Verão”. De qualquer forma, adiantam que “no Inverno não prescindimos de uma sopinha, pois acreditamos que é sempre uma boa opção para aquecer corações e ao contrário, no verão, uma entrada fria é sempre mais apetecível”.

Iguarias do Tempo
Iguarias do Tempo
Breakfast Wedding Club – Crédito: 1Love4ever Photography

O número de pratos servidos

O número de pratos servidos poderá estar relacionado com a duração e o tipo de evento que se realize. A empresa André Oliveira Eventos sugere sempre um menu sentado à mesa com serviço completo, dando como exemplo um menu de 4 tempos e outro de 5:

1 entrada fria, 1 sopa, 1 prato principal e 1 sobremesa.

ou

1 entrada quente ou fria, 1 prato de peixe, Sorbet, 1 prato de carne, 1 sobremesa

Considerando que isto seria o ideal, salienta que, no entanto, já tiveram um barbecue como opção da cerimónia. “Depende sempre do estilo de casamento, do gosto e tipo de convidados pois são eles que vão dar o feedback deste grande acontecimento”, explicam.

Breakfast Wedding Club – Crédito: 1Love4ever Photography

Agora que já tem mais algumas ideias para o menu do seu casamento, já pensou em fazer um casamento brunch? Veja também A ementa perfeita para um casamento de Verão e 13 dos melhores caterings em Lisboa para casamento.

               

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação